O que vai acontecer no final de Ahsoka? Veja 8 teorias

Sabine, Ahsoka e Baylan Skoll em cenas de Ahsoka, que entra na reta final
Sabine, Ahsoka e Baylan Skoll (Fotos: Disney+)

Faltam três episódios para terminar Ahsoka e muita coisa para acontecer. No último capítulo, vimos nossa personagem principal partindo com as purrgils atrás de Sabine (Natasha Liu Bordizzo) e, consequentemente, do Almirante Thrawn (Lars Mikkelsen).

Além disso, estamos presenciando a criação de uma nova Ahsoka (Rosario Dawson). Há um leque de possibilidades imenso para o showrunner Dave Filoni explorar nessa reta final da série. Veja teorias para o desfecho.

1 – Confronto aguardado

Desde o primeiro episódio, e até antes disso, em The Mandalorian, o retorno do Almirante Thrawn é uma ameaça constante para nossos heróis. E como dito acima, essa viagem de Ahsoka para outra galáxia promete trazer o tão esperado encontro entre o vilão e ela. Lars Mikkelsen, que já deu voz ao personagem na série Rebels, agora será o antagonista em carne e osso. Lars é um ótimo ator e acho que falo por todo mundo quando digo que não vejo a hora de ver Thrawn em ação.

2 – A volta de Ezra Bridger

Se Thrawn está vivo, é grande a chance de Ezra Bridger (Eman Esfandi) também estar, já que os dois sumiram juntos no final da animação Rebels. E todo fã do desenho, que ficou empolgado em ver Sabine e Hela (Mary Elizabeth Winstead) em live-action, aguarda também momentos do rebelde jedi. Ahsoka poderá ter um reforço e tanto na batalha final contra Thrawn e Morgan (Diana Lee Inosanto).

3 – A consolidação das Irmãs da Noite

Falando em Morgan, ela já citou as irmãs da Noite, e Baylan já soltou em alto e bom som a palavra Bruxa. Com as portas abertas para esse mundo místico em Star Wars, está mais do que na hora de trazer ao live-action o clã de Dathomir, não só as personagens já conhecidas em Guerras Clônicas, mas está aí a chance de criar novas bruxas para rivalizar com o lado bom da força.

4 – Redenção de Baylan

Se tem uma coisa que o episódio 5 mostrou com maestria, foi que a vida em Star Wars não é maniqueísta. As camadas de Anakin no Mundo entre Mundos trabalhou muito bem essa questão. Não precisa apenas existir Jedis ou Sith, império ou rebeldes. O universo é muito grande para ficarmos presos a isso.

Baylan Skoll (Ray Stevenson) trouxe bem esse lado ao mostrar desapontamento com os dois lados da moeda, no episódio 4. Ao mesmo tempo em que tem ações cruéis, mostrou honra e misericórdia com Sabine, e já deixou claro que tem suas próprias motivações. Seria fabuloso ver Baylan se virar contra Morgan ou Thrawn em algum momento da série, e ajudar nossa protagonista quando ela mais precisar.

Ray morreu em maio, e não vamos mais ter a chance de ver o personagem dele em outras obras. Lógico que os roteiristas da série não tinham como prever a morte de Ray, mas fica a esperança que seu personagem termine Ahsoka em um arco de libertação.

5 – Ahsoka, a branca

Depois de ter uma epifania no encontro com seu ex-mestre Anakin, no episódio 5, Ahsoka volta para o mundo dos vivos e, propositalmente, veste uma manta branca; uma grande alusão a volta de Gandalf em O Senhor dos Anéis, que ganha um “upgrade” depois da luta com Balrog e passa do Cinza para o Branco. Ahsoka mostrou uma aptidão gigantesca ao conseguir acalmar e se comunicar com uma Purrgil. Será que os poderes da Togruta estão maiores? Qual será a extensão deles agora? Seria algo para ser explorado nesses episódios finais.

6 – Mais Anakin Skywalker

A interação entre Anakin e Ahsoka foi muito simbólica. Anakin se perdeu porque queria salvar alguém que amava, na época de A Vingança dos Sith era Padmé. Depois da esposa, Ahsoka talvez seja a pessoa que Anakin tinha mais apreço durante sua jornada, e trazê-la de volta a vida é um reparo no triste caminho do escolhido. Anakin prometeu estar ao lado de Ahsoka sempre que ela precisar, e não seria surpresa se ele voltar a contatar a aprendiz até o final da série.

7 – A força está com Sabine

Sabine tem tido dificuldades para lidar com a força, mas seria satisfatório ver a rebelde terminando a série com um controle melhor da energia. Ainda torço para que ela não saia por aí levantando rochas ou manipulando mentes, mas a evolução dela como aprendiz seria um ponto alto para o fim da trajetória dela.

8 – Treinamento de Jacen

Jacen Syndulla mostrou que tem uma boa conexão com a força e que sonha em ser um Jedi, como seu pai foi. Seria incrível ver Ezra Bridger tomar Jacen como seu aprendiz, assim como ele mesmo foi aprendiz do pai de Jacen, Kanan Jarrus. E Star Wars é isso, uma história cheia de rimas. Quem sabe Jacen ou até Ezra não podem continuar a treinar também nossa querida Sabine?

São muitas as dúvidas que serão respondidas nas próximas semanas. Ahsoka chega ao Disney+ toda terça à noite. E que a força esteja com essas teorias.

Breno Piero
Jornalista, roteirista, escritor e viajante do tempo. Sente constantemente a perturbação da força. É contra remakes, mas pode ser convencido do contrário lá no Insta @brenopiero.