Quem é quem em Ahsoka? Entenda série do Disney+

Ahsoka, série Disney+ de Star Wars com Rosario Dawson, estreia hoje (22), às 22h (horário de Brasília)
Rosario Dawson como Ahsoka Tano (Foto: Disney+)

Para quem acompanha as novidades de Star Wars na Disney, já sabe que a série própria de Ahsoka Tano estreia nesta terça (22), às 22h (horário de Brasília). E como visto no trailer, Ahsoka terá a participação de alguns personagens conhecidos do universo criado por George Lucas.

Ahsoka é uma das personagens mais queridas e importantes do universo Star Wars. O showrunner de Ahsoka, Dave Filoni, garantiu que não é preciso ter acompanhado as aventuras anteriores da heroína para entender a nova série, apesar de dizer que Ahsoka é uma continuação de todas essas histórias.

Então, por desencargo, a gente vem aqui resumir tudo o que aconteceu até o momento.

Quem é quem: personagens da série

Ahsoka Tano

A personagem principal, dona do título da nova série, vem de um planeta chamado Shili e pertence à raça Togruta. Ela surgiu na série animada Star Wars: The Clone Wars, como uma padawan (aprendiz de Jedi) de nada mais nada menos que Anakin Skywalker (e se você não esteve em uma galáxia muito, muito distante, sabe a importância de Anakin Skywalker para a saga, para o bem e para o mal).

Anakin e Ahsoka se tornam uma ótima dupla, mas tudo vai por água abaixo depois que o grande templo Jedi é atacado e a culpa cai sobre Ahsoka. Mesmo depois de provar sua inocência, Ahsoka deixa a Ordem Jedi para trás, acreditando que o Conselho estava desvirtuado. Anakin perde sua parceira e isso é mais um ingrediente para a queda do “escolhido”.

Rebeldes

Mais tarde, Ahsoka se torna um importante nome na futura rebelião contra o Império (aqui estamos falando de um período entre o A Vingança dos Sith e Uma Nova Esperança).

Sob o codinome Fulcrum, ela passa a ajudar o grupo rebelde que conta com o jedi Kanan Jarrus, o aprendiz Ezra Bridger, além da mandaloriana Sabine, Hera, Zed e o droide Chopper. Guarde esses nomes, eles serão importantes na nova série.

Na segunda temporada de Rebels, Ahsoka some depois de enfrentar Darth Vader enquanto os rebeldes citados acima escapam. Durante a batalha, ela descobre que o inimigo era seu antigo mestre. E não vemos mais Ahsoka Tano por um bom tempo.

Ahsoka em Mandalorian

Sabemos que a guerreira sai viva do embate. Ela retorna na última temporada de Rebels e é vista novamente em Mandalorian. Lá, interpretada por Rosario Dawson, Ahsoka enfrenta, em um primeiro momento, Din Djarin (o mandaloriano) e depois faz a ponte para que Luke treine Grogu (mais conhecido pelos fãs como “baby Yoda”).  E é no O Livro de Boba Fett em que revela a Luke que vai atrás do Grão-Almirante Thrawn.

Grão Almirante Thrawn: quem é quem em Ahsoka
Visual do Almirante Thrawn na animação Rebels

Grão-Almirante Thrawn

Thrawn é um dos pouquíssimos alienígenas com alta patente dentro do Império. O vilão é um dos inimigos da animação Rebels e promete ser uma pedra no sapato também em Ahsoka.

No final de Rebels, vemos que Ezra Bridger põe em prática um plano complexo para eliminar a ameaça de Thrawn. Ele e o Grão-Almirante somem no hiperespaço, e a série deixa em aberto o destino da dupla.

O último episódio da animação mostra que Hera seguiu pela galáxia ao lado do filho dela e do falecido Kanan (sim, ele morre na metade da quarta temporada, salvando os companheiros de equipe). Sabine está sozinha e olha para um mosaico com a imagem de todo o grupo (esse mosaico aparecerá na série, como visto nos trailers).

E finalmente chegamos até Ahsoka. O trailer mostrou o retorno de Hera, a parceria que Sabine terá com Ahsoka Tano, sendo sua pupila, e a busca da dupla por Ezra e Thrawn.

Em quais obras Ahsoka aparece em todo o cânone de Star Wars?

• Histórias de Jedi
  • Star Wars: The Clone Wars
  • Star Wars: Bad Batch
  • Star Wars Rebels