O Diabo no Tribunal: o caso real de Invocação do Mal 3 na Netflix

Cena do documentário O Diabo no Tribunal, que retrata a história que inspirou o filme Invocação do Mal 3
O Diabo no Tribunal trata sobre uma história real que envolve possessão demoníaca (Foto: Netflix)

Possessões demoníacas e exorcismos podem parecer coisa de filme, mas existem relatos da vida real que colocam em questão a existência desses fenômenos. Quando uma possessão vai parar na Justiça, significa que o assunto realmente ficou sério. O Diabo no Tribunal, novo documentário da Netflix, reconstrói a história verdadeira que inspirou o filme Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio.

O longa foi adicionado ao catálogo da plataforma nesta semana e já aparece no Top 10. Além disso, despontou com nota 6,1/10 no IMDB. A produção tem direção de Chris Holt.

A história de O Diabo no Tribunal

Integrando um dos trabalhos de Ed e Lorraine Warren (conhecidos por investigarem casos sobrenaturais retratados nos filmes das sagas Invocação do Mal e Anabelle), a trama é referente tem como foco a situação que envolve Arne Cheyenne Johnson, que ficou conhecido como “The Devil Made Me Do It” (O diabo me fez fazer isso, em tradução livre).

Esta foi a primeira e única vez que uma possessão demoníaca foi oficialmente usada como defesa em um julgamento de assassinato nos Estados Unidos.

Uma família assombrada

A história começa em julho de 1980, quando o jovem David Glatzel passa a apresentar um comportamento estranho e sofrer de alucinações. Segundo o site People Magazine, ele havia relatado à mãe que estava recebendo visitas de uma entidade.

David, com 11 anos à época, acordou soluçando e contando como tinha sido visitado por uma besta horrível -um homem com grandes olhos negros, rosto fino com aspecto animalesco e dentes irregulares, orelhas pontudas, olhos e cascos. A aparição o alertou: “cuidado”.

Cena do filme Invocação do Mal 3

A família acredita no que ele está falando e passa a considerar a hipótese de que o menino está sob possessão demoníaca. Por causa de sua condição, eles vão atrás de um exorcismo. Nesta jornada por uma solução, eles encontram os investigadores paranormais Ed e Lorraine Warren.

O comportamento de David, agora com 12 anos completos, piorava gradualmente. Segundo o New York Post, “à medida que sua condição piorava, o menino rosnava, sibilava e – o que era improvável para um garoto de 12 anos – citava passagens de ‘Paradise Lost’ [obra de John Milton com referências bíblicas]. Ele sempre falava de mortes e esfaqueamentos.”

Neste ponto, as visitas dos Warren à família já eram regulares. “Sabemos que havia 43 demônios no menino”, diz Ed. “Exigimos nomes e David nos deu 43.” Sobre esses encontros, existem divergências de posicionamento dos Warren e dos religiosos locais sobre a execução ou não de exorcismos no garoto.

Há, contudo, um ponto em comum em todas as matérias e reportagens sobre o caso: durante o período conturbado, a família Glatzel esteve presente nestes momentos de suporte ao jovem, incluindo os seus irmãos Alan e Carl, sua irmã Debbie e o namorado dela, Arne Cheyenne Johnson, de 19 anos.