Império da Dor: História real do Oxycontin também foi contada na série Dopesick

Matthew Broderick (à esq.) em Império da Dor e Michael Keaton em Dopesick: história real do Oxycontin
Matthew Broderick (à esq.) em Império da Dor e Michael Keaton em Dopesick (Fotos: Divulgação/Netflix e Hulu)

Baseada em fatos reais, Império da Dor mostra as origens e as consequências da crise do vício em opioides nos Estados Unidos. A minissérie Netflix em seis episódios revela os danos do OxyContin na vida de milhões de pessoas. Quem são os vilões da história? Como a população foi afetada? Como a situação está hoje?

O assunto é interessantíssimo e já foi tema de outra produção. Lançada em 2021 e disponível para assistir online no Star+, Dopesick tem Michael Keaton como protagonista. Na produção, que tem nota 8,6 no IMDB e rendeu ao artista o seu primeiro Emmy, Keaton interpreta o médico Samuel Finnix. A obra mostra como a Purdue Pharma devastou a vida do personagem e de uma pequena comunidade na Virgínia, nos Estados Unidos.

Império da Dor tem como personagem principal o bilionário Richard Sackler, interpretado na série Netflix por Matthew Broderick. Em Dopesick, o empresário tem Michael Stuhlbarg como intérprete.

LEIA TAMBÉM -> Estreias: 7 filmes e documentários Netflix para ver em agosto

Purdue Pharma e Sackler em Império da Dor

Em Império da Dor, Matthew Broderick interpreta três fases do executivo da Purdue Pharma, Richard Sackler, ao longo de quase 30 anos. Primeiro, em 1987, quando o bilionário começou a ajudar a estabelecer as bases para a ascensão do OxyContin.

Depois, em 1998, quando Sackler estava no comando da farmacêutica enquanto o OxyContin estava sendo prescrito em todo o país. E em 2015, depois que a Purdue Pharma foi investigada por Edie Flowers (Uzo Aduba), uma advogada do Ministério Público dos Estados Unidos, por promover o medicamento enquanto enganava a profissão médica sobre seus efeitos colaterais.

A transformação física foi apenas o começo para Broderick. “Sou basicamente eu para [as cenas de 1998] – com algumas falas adicionadas, devo acrescentar. E então o Richard mais velho – é uma prótese inteira, completa, que leva duas horas, às vezes quatro horas, para colocar uma vez … É incrível ver a si mesmo como você está prestes a olhar”, disse.

Para uma cena crucial em que Richard faz um discurso em uma festa de lançamento do OxyContin, Broderick tentou ver como seu personagem justificaria a venda de uma droga potencialmente viciante para milhões de pessoas.

“Não sei se toda a vida consiste em fugir da dor e ir em direção ao prazer”, soltou Broderick, parafraseando uma frase do programa, “mas posso ver que se estivesse vendendo OxyContin, veria dessa maneira. … Acho que uma vez que você toma a decisão de comercializar um analgésico, você realmente precisa acreditar nele – você não pode estar no meio do caminho”.

Richard Sackler hoje: imagem de ex-presidente da Purdue Pharma em um vídeo de depoimento de 2015
Richard Sackler, ex-presidente da Purdue Pharma, em um vídeo de depoimento de 2015

Richard Sackler hoje

O empresário Richard Stephen Sackler está vivo e tem 78 anos hoje.

Ele tornou-se presidente da Purdue Pharma, empresa de sua família, em 1999. Defensor da venda do OxyContin como um remédio capaz de curar dor sem causar vício, ele enviou, em 2001, um e-mail mandando que os funcionários da empresa divulgassem a narrativa de que o vício do medicamento era causado pelos viciados “criminosos”, e não por nada na própria droga.

O bilionário também determinou que os representantes farmacêuticos fizessem com que os médicos aumentassem as doses.

A série mostra todo o trabalho de investigação que culminou na derrocada de parte do império Sackler. No final de Império da Dor na Netflix, os produtores passam alguns números:

• Em 2019, como resultado direto dos processos multiestaduais, a Purdue Pharma declarou falência. Como parte de um acordo, a família Sackler concordou em pagar US$ 6 bilhões.
  • Mais de 300 mil morreram de overdoses relacionadas a analgésicos como o OxyContin.
  • Mais de 40 pessoas morrem todos os dias de overdose de opioides nos Estados Unidos.
  • Ninguém da família Sackler foi acusado pelas mortes por OxyContin. A estimativa é que a família Sackler tenha uma fortuna de mais de US$ 11 bilhões.

Em fevereiro de 2023, o New York Post informou em reportagem que Richard Sackler, o ex-presidente da Purdue Pharma, estava se desfazendo de US$ 30 milhões em propriedades.

Império da Dor

• Onde assistir: Netflix