Caso Nardoni na Netflix expõe face inacreditável de Anna Jatobá

Anna Carolina Jatobá matou Isabella?
Anna Jatobá em 2008, antes de ser condenada pelo assassinato de Isabella (Imagem: Globo)

Na Netflix, Isabella: O Caso Nardoni expõe um lado inacreditável sobre a história de Anna Carolina Jatobá, madrasta da menina morta em 2008: o de que ela é uma vítima.

Ao longo do documentário da Netflix, uma hipótese lançada é capaz de alugar um espaço na mente dos telespectadores mais curiosos e pôr em xeque a participação da mulher de Alexandre Nardoni no assassinato da criança. A tese, no entanto, não fez parte da denúncia oferecida pelo Ministério Público e da decisão da Justiça contra o casal.

As análises mostradas no filme documental apontam para um lado vulnerável de Anna Carolina. “Nitidamente é uma moça que está em depressão”, argumenta a criminóloga Ilana Casoy ao analisar a entrevista que o casal concedeu à Globo logo quando o crime tomou os holofotes da imprensa nacional, em 2008.

“Com a entrevista do Fantástico, muita gente concluiu precipitadamente que a Jatobá era a dominante desse casal. Mas em um exame mais profundo essa tese não existe. Ela é a abusada do casal. Ela fala mais, ela é mais nervosa, ela é mais ansiosa”, explica Ilana.

Na sequência, após o desenrolar dos fatos e o martelo ser batido condenando a mãe dos irmãos de Isabella pelo crime contra a enteada, a especialista acrescenta um novo elemento sobre Anna Jatobá.

“A violência patrimonial é muito importante, que é uma violência que aqui nesse caso não é muito falada, mas ela existe. Essa moça sofre um domínio patrimonial importante nas decisões dela. Essa moça, para ela comprar absorvente, precisa pedir dinheiro. Isso é o fim da humilhação de uma mulher. Você não tem dinheiro nem mesmo para isso”.

Ilana Casoy, autora do livro Casos de Família: Arquivos Richthofen e Arquivos Nardoni

Pai de Alexandre Nardoni

Em nenhum momento, o documentário Isabella: O Caso Nardoni diz com todas as letras que Anna Jatobá continua negando o crime com a intenção de proteger Alexadre. No entanto, o filme mostra que o pai do marido da madrasta de Isabella, o advogado Antônio Nardoni, tem boa condição financeira e sempre atuou como o principal porta-voz de defesa do casal.

A violência patrimonial é uma hipótese levantada por Ilana Casoy. “Sem quem a patrocina ela não teria nem mesmo um advogado particular. O sustento dos filhos, a guarda das crianças, tem várias coisas envolvidas na decisão de estar ao lado. Ninguém aqui é ingênuo de pensar que 14 anos depois ainda estamos no romance da Cinderella”, frisa a criminóloga.

Qual a pena de Anna Carolina Jatobá?

A madrasta de Isabella foi condenada a 26 anos e oito meses de prisão. Cumpriu 15 anos e dois meses em regime fechado. Em junho deste ano, contudo, passou para o regime aberto. Isso significa que ela continua sob vigilância da Justiça, mas está em casa.

Segundo o G1, a esposa de Alexandre Nardoni vive em um apartamento do sogro, o advogado Antônio Nardoni. O imóvel fica em Santana, na zona norte de São Paulo.

Luiza Leão
Luiza Leão é jornalista, repórter e apresentadora. Já trabalhou em veículos como Notícias da TV, CBN, Terra e Estadão. Pernambucana radicada na Bahia, atualmente vive em São Paulo.