Oscar: saiba como são escolhidos os indicados

Muita gente conhece e aguarda ansiosa pelo grande prêmio do cinema o Oscar, mas poucos sabem quais são os requisitos para a nomeação dos indicados. Por isso, fizemos essa matéria com uma síntese sobre como é feita essa seleção.

+ PARTICIPE DO BOLÃO DO OSCAR 2017

Cabe aos associados da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas a escolha dos indicados ao prêmio através dos seguintes requisitos:

1. A Academia envia aos associados um livreto com os filmes que podem ser votados. Para estar nessa lista, a obra precisa ter sido exibida durante pelo menos uma semana em Los Angeles, nos Estados Unidos, entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano anterior à premiação. Um filme que cumpra esses requisitos, mas que tenha ficado fora do tal livreto, também pode ser votado.

2. Cada membro da Academia indica os concorrentes em seu campo de atuação. Exemplo: ator indica ator, diretor indica diretor e assim por diante. Na categoria Melhor Filme, todos votam. Dessa primeira parte da eleição, saem os cinco finalistas para cada uma das 24 categorias do prêmio.

3. Definidos os finalistas, os membros da Academia recebem as cédulas de votação pelo correio. Agora, todo mundo vota em todas categorias – exceto as de Filme Estrangeiro, Documentário e Curtas-Metragens, nas quais só podem votar quem assistiu a todos os finalistas nesses prêmios.

4. Desde 1936 a Pricewaterhouse Coopers é responsável pela contagem dos votos – foi o cineasta Frank Capra, então presidente da Academia, quem contratou a empresa de auditoria para cuidar da eleição. Dois auditores da Price são as únicas pessoas que conhecem os resultados antes que os envelopes com os nomes dos ganhadores do Oscar sejam abertos na noite da festa.

5. A cerimônia de entrega dos prêmios é transmitida para mais de 150 países. Em 1989, a expressão the winner is… (“o vencedor é…”) mudou para the Oscar goes to… (“o Oscar vai para…”). É que para a Academia não existem perdedores nessa festa. O premiado em cada categoria tem no máximo 45 segundos para fazer um discurso de agradecimento. Quem estoura o tempo é interrompido por uma musiquinha irritante.

Poxa, eu quero ser membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Como eu faço?

Bem amigo, ou você é indicado a um Oscar (por exemplo, o Fernando Meirelles, indicado como Melhor Diretor por Cidade de Deus) pra ser convidado a se filiar e ganhar o direito de votar a partir do próximo ano, ou você tem que ser um profissional do cinema muito fera e ter participado de inúmeras produções, e ser convidado por no mínimo dois membros da Academia para ser elegível.

Fontes:

Livro: Rubens Ewald Filho: O Oscar e Eu, Rubens Ewald Filho, Companhia Editora Nacional, 2003
www.oscars.org
www.oscar.com

Rogerio Cardoso
Rogerio Cardoso é jornalista apaixonado por livros, cinema, cerveja, música, discos de vinil e Fórmula 1. Não necessariamente nessa ordem.