As belezas da Rua Augusta, em São Paulo

Qual paulistano que se preze nunca visitou a famosa rua Augusta?

Contando com mais de 3km de extensão, essa via é dividida em seu cruzamento com a Avenida Paulista em dois ambientes muito diferentes. Em seu sentido Centro, que leva à praça Franklin Roosevelt, encontramos seus conhecidos bares e baladas, além de restaurantes alternativos, galerias e lojas concentradas no universo jovem. Em seu sentido Jardins, que passa pela sofisticada Oscar Freire e desemboca na rua Colômbia, o clima é outro: brechós de luxo, lojas e restaurantes de alto padrão, padarias e museus. Apesar de muito famosa pela sua vida noturna, a Augusta já provou que não deixa faltar atividades para o dia.

Sentido Jardins

Comece o passeio pelo final da rua, subindo para a avenida Paulista. Nesse ponto, já se encontram duas atividades importantes para quem gosta de arte e museus: o MUBE(Museu Brasileiro da Escultura), que conta com um incrível espaço aberto, e o MIS (Museu da Imagem e do Som), que constantemente recebe exposições de tirar o fôlego, como as instalações de David Bowie e de Tim Burton, que renderam milhares de visitantes.


O Conjunto Nacional também passa pela Augusta, já próximo à Paulista, e oferece atividades culturais que valem a pena, como o teatro Eva Herz e a imperdível Livraria Cultura.

Em relação à gastronomia, é nesse lado da rua que se concentram alguns dos melhores e mais sofisticados restaurantes de São Paulo, como o D.O.M (foto), de Alex Atala (atualmente, o 11º melhor restaurante do mundo), e o Figueira Rubaiyat. Há também opções mais baratas e que não deixam a desejar no alto padrão, como o italiano Zena Caffe, o típico Brasil a Gosto ou o vegetariano Super Natural, que é também um empório.


O sentido Jardins também promete para quem está procurando por compras: a galeria Ouro Fino, um dos espaços mais tradicionais e antigos da rua, conta com brechós e lojas diversificadas, desde as de alto padrão até as mais descoladas, como a Fock, presente em mais de uma unidade na rua. Além disso, o Brechó B. Luxo é parada obrigatória: apesar dos preços altos, conta com as mais variadas peças vintage, muitas vezes únicas.

 

Sentido Centro

O sentido Centro, ou Baixo Augusta, é frequentado fortemente por jovens e conta com inúmeras opções de lazer para quem está a passeio. O Espaço Itaú de Cinema, por exemplo, é um dos melhores da cidade e apresenta filmes alternativos a todos os fãs da sétima arte. Restaurantes também não faltam: nesse lado da rua, há opções mais descoladas e mais em conta, como os vegetarianos Maoz e Gopala Madhava (foto – localizado em uma travessa da Augusta), o mexicano Tollocos e O Pedaço da Pizza, ideal para quem procura uma refeição rápida e barata antes de compromissos diurnos ou da balada à noite.


E por falar em balada, não podemos deixar de mencionar as mais famosas nesse lado da rua, como o Beco 203, o LAB Club, a Blitz Haus (foto) e o Inferno Club, que oferecem ambientes diversificados, bons drinks e músicas variadas a noite toda. Para quem procura algo mais calmo, há muitos bares para todos os gostos, como o Ibotirama Bar e oSancho Bar y Tapas, que também serve pratos da culinária espanhola.


E, embora a concentração de lojas no sentido Jardins seja maior, a região do Baixo Augusta também traz boas opções, como as galerias Endossa e De Tudo Um Pouco, que trabalham principalmente com marcas locais. É possível encontrar uma grande variedade de acessórios, cadernos, bolsas, armações de óculos, camisetas customizadas e outras peças de vestuário. São muito frequentadas por jovens e apresentam preços variados, que agradam a todos.


Não deixe de visitar essa tradicional rua de São Paulo, tão cheia de história e de atualidade!