Resumo de Renascer: José Inocêncio matou o coronel Belarmino?

José Inocêncio (Humberto Carrão) foi quem matou o coronel Belarmino (Antonio Calloni)
José Inocêncio (Humberto Carrão) é o culpado pela morte de Belarmino (Antonio Calloni)?

Quem matou o coronel Belarmino (Antonio Calloni) é uma pergunta que vai rondar a novela Renascer (2024), da Globo. Por se tratar de um remake escrito por um autor que pouco mexe nas decisões mais importantes da história original, o culpado deve ser o mesmo da primeira versão de 1993: José Inocêncio. Entenda!

A cena do assassinato do coronel Belarmino (Antonio Calloni) foi o ponto alto da excelente primeira fase de Renascer (2024). Atuação, trilha sonora, ambientação, texto… tudo muito bom. Além disso, criou um mistério digno de novela: quem matou? Se não fosse um remake, até daria para criar algumas hipóteses de assassinos: Venâncio, Inácia, Deocleciano… No entanto, a primeira versão do folhetim, escrita por Benedito Ruy Barbosa em 1993, já mostrou o culpado pela morte do vilão: José Inocêncio.

Depois de voltar do mundo dos mortos mais uma vez e de armar um falso velório, o personagem de Humberto Carrão descobriu que foi alvo de um atentado do coronel Belarmino. O mocinho, então, forçou o vizinho rival a vender suas terras por um preço baixo.

Belarmino ficou revoltado com a afronta. Humilhado, matou Firmino (Enrique Diaz) depois de descobrir que o “pica-pau” havia estragado sua safra de cacau. Porém, enquanto tentava fazer um pacto com o cramulhão para se vingar também de José Inocêncio em Renascer, acabou baleado e morto em sua própria fazenda.

Assim como aconteceu na versão original de 1993, o público não viu quem foi o autor dos disparos. A cena em primeira pessoa mostra apenas a arma, e o coronel dizendo suas últimas palavras antes de morrer.

Cena da morte do coronel Belarmino (Antonio Calloni): quem matou?
Coronel Belarmino (Antonio Calloni) na cena de sua morte, em Renascer

José Inocêncio acusado em Renascer

Após as mortes de Firmino e Belarmino, Nena (Quitéria Kelly) vai receber os corpos em sua casa e também uma proposta de José Inocêncio pela fazenda. Ela até vai tentar resistir a vender a propriedade para o inimigo do marido, mas vai acabar aceitando.

Tanto Nena quanto os próprios funcionários de Inocêncio vão suspeitar que ele foi o responsável por atirar e matar o personagem de Antonio Calloni. O amado de Maria Santa (Duda Santos), porém, vai dizer que não tem nada a ver com o crime. “Nunca matei ninguém”, defende o protagonista.

Mas quem matou o coronel Belarmino na novela de 1993?

Não pense que esse mistério será resolvido logo na novela. Ao menos na história de 1993, não foi assim. Muita água ainda vai rolar debaixo dessa ponte até ser revelada a verdade sobre quem matou o coronel Belarmino.

Nos próximos capítulos do remake, José Inocêncio vai ter quatro filhos, Maria Santa vai morrer, o tempo vai passar e novos personagens vão entrar na trama. A segunda fase de Renascer está prevista para começar de vez no sábado, 3 de fevereiro.

Marianinha (Adriana Esteves) descobre que José Inocêncio foi quem matou o coronel Belarmino na versão de 1993
Marianinha (Adriana Esteves) conta descoberta sobre José Inocêncio ao padre

Na história original, que teve 216 capítulos, o mistério de quem matou o coronel Belarmino acabou somente no episódio 136.

Atenção, pois agora vem grandes spoilers! Naquela altura da trama, Marianinha (Adriana Esteves), neta de Nena e Belarmino, já tinha terminado com João Pedro e se casado com José Inocêncio, então interpretado por Antonio Fagundes. Isso mesmo, José Inocêncio se casa com a neta de Belarmino.

A personagem de Adriana Esteves, porém, revela em conversa com o padre Lívio (Jackson Costa) que descobriu que foi José Inocêncio quem matou o coronel Belarmino. “Ele [Inocêncio] matou meu vô Belarmino, roubou as roças dele, deixou vó Nena na miséria. Tudo o que aconteceu na vida da gente foi por culpa dele. Tudo”, lamentou a jovem.

“Agora eu sei que as histórias que vó Nena contaram eram verdade: ele matou meu avô. Como eu poderia continuar vivendo junto dele se eu não tenho coragem para fazer nada?”, chorou Marianinha. “E o que você pretendia fazer?”, questiona o religioso.

“Matar! Matar ele. Quando eu cheguei aqui, a minha vontade era só essa. Agora eu que tô querendo morrer”.

Marianinha, em conversa com padre Lívio no capítulo 136 de Renascer, em 1993
Padre Lívio (Jackson Costa) e José Inocêncio (Antonio Fagundes) em cena sobre a verdade de quem matou Belarmino em Renascer
Padre Lívio (Jackson Costa) e José Inocêncio (Antonio Fagundes) em cena decisiva de Renascer, 1993

Depois de falar com Marianinha, o padre vai tirar satisfação com José Inocêncio.

“Isso é maluquice dela, padre”, se defende o personagem de Fagundes. “Não é maluquice. De alguma forma, ela [Marianinha] soube a verdade”, solta o religioso. “Que verdade?”, questiona o fazendeiro.

“Que foi você quem matou o avô dela. Ficou com as roças dele, com todas as benfeitorias da fazenda e jogou a avó com os filhos dela na miséria”, acusou o padre.

Na sequência, a novela Renascer de 1993 mostrou uma cena do velório de Belarmino, com Nena fazendo acordo com José Inocêncio ao lado de uma de suas filhas –que, anos depois, daria à luz Marianinha.

“Lembro dessa noite, padre. Naquela noite, eu dei um bom dinheiro pra dona Nena sair daqui com os filhos dela sem passar necessidade”, desabafou. “E ficou com a fazenda do marido dela?”, questionou o religioso.

“Um sujeitinho que tentou me matar por duas vezes, padre. E o padre não venha querer fazer julgamento de mim, não, o amigo não tem ideia de como eram as coisas naquele tempo”.

José Inocêncio, assumindo a culpa da morte de Belarmino
Theresa Fonseca vive Mariana em Renascer, com João Pedro (Juan Paiva) e José Inocêncio (Marcos Palmeira)
O triângulo entre Mariana (Theresa Fonseca), João Pedro (Juan Paiva) e José Inocêncio (Marcos Palmeira)

Como vai acontecer a revelação de quem matou o coronel Belarmino no remake de Renascer

Previsto para ter 197 capítulos, 19 a menos do que a obra original, o remake de Renascer pode antecipar a revelação da culpa de José Inocêncio na morte (ou não).

Além disso, as cenas certamente terão uma construção diferente, pois o padre Lívio agora é o pastor Lívio, interpretado por Breno da Matta. Já Marianinha é interpretada pela atriz Theresa Fonseca.

Apesar das alterações de alguns personagens, o culpado da morte do coronel Belarmino não deve mudar: José Inocêncio.

Vinícius Andrade
Criador do Crônicas do Agora. Jornalista que trabalha com foco em SEO e na criação de conteúdos para diferentes plataformas. Interessado em boas conversas, textos e histórias. Já foi editor do Notícias da TV, além de ter atuado como social media, roteirista e produtor ao longo da carreira de mais de 11 anos. E-mail: viniandrade@cronicasdoagora.com.br