Quem matou? A ligação de O Canto da Sereia com MC Daleste

Cena de O Canto da Sereia e MC Daleste cantando em seu último show: quem matou?
Cena de O Canto da Sereia e MC Daleste cantando em seu último show (Fotos: Globoplay/Reprodução)

O primeiro episódio de MC Daleste – Mataram o Pobre Loco, documentário disponível para assistir no Globoplay, revelou uma ligação sinistra entre a morte do funkeiro e uma cena da série O Canto da Sereia (2013). Logo no início da produção, a irmã do cantor, Carolina Pellegrini, contou que ele teve uma premonição enquanto assistia à trama protagonizada por Isis Valverde. Tanto na ficção quanto na vida real os artistas morreram no palco, enquanto faziam um show. No caso de Daleste, porém, a investigação ainda não descobriu quem matou o jovem que tinha 20 anos de idade.

Exibida em janeiro de 2013 pela Globo, O Canto da Sereia é uma minissérie de quatro episódios. Baseada no romance de Nelson Motta, mostra os bastidores da vida de Sereia (Isis Valverde), uma grande estrela da música pop e do axé, assassinada no alto de um trio elétrico, durante sua apresentação em uma terça-feira de Carnaval.

Dinheiro, fama, inveja, idolatria, suspense, mistério, amor e ódio se enredam na teia de segredos que constituem essa trama ambientada na cidade de Salvador, na Bahia.

Em O Canto da Sereia, o tiro que acerta a protagonista parte de uma pessoa posicionada do alto de um prédio, o que gera um mistério de “quem matou a Sereia?”. Há uma série de suspeitos, mas o culpado termina revelado no último capítulo.

‘Quem matou’ em O Canto da Sereia?

Não custa nada avisar: esse trecho do texto contém spoilers da série. Quem matou Sereia (Isis Valverde) na série foi Só Love, personagem interpretado pelo ator João Miguel.

Imagem de quem matou Sereia na série O Canto da Sereia, da Globo
Só Love (João Miguel) na cena em mata Sereia (Foto: Reprodução/TV Globo)

Poucos dias antes do Carnaval, a cantora havia contado a ele sobre sua doença e pedido que, como prova de amor, ele a matasse. Sereia não queria sofrer em cima de uma cama de hospital. Só Love sabia atirar bem por causa de dois anos que passou no Exército. Os dois, então, selaram um pacto. Até por saber que vai ser morta, Sereia fica olhando para cima, esperando a bala que vem do alto do prédio.

Só Love revela que matou Sereia ao investigador Augustão (Marcos Palmeira), depois que o detetive descobre pistas da compra da arma e chega ao personagem de João Miguel. A porta do quarto de Só Love tem os mesmos desenhos, pintados a mão, encontrados na arma do crime. O culpado até tenta se atirar do alto do sobrado antes de confessar, mas é contido pelo investigador, e obrigado a dizer toda a verdade. Informações completas no site Memória Globo.

Os quatro episódios de O Canto da Sereia estão disponíveis para assistir no Globoplay.

MC Daleste – Mataram o Pobre Loco

MC Daleste morreu em 6 de julho de 2013. O crime aconteceu durante um show em Campinas, interior de São Paulo, foi filmado e viralizou. Enquanto cantava, o artista foi acertado com um tiro e caiu no palco, exatamente como aconteceu na série O Canto da Sereia. No entanto, mais de 10 anos depois, o assassino continua impune, pois ainda não se sabe quem matou Daniel Pellegrini, o Daleste.

Falando sobre datas: a série passou na Globo em janeiro de 2013, enquanto o crime real aconteceu em julho de 2013. De acordo com a irmã de Daleste, enquanto assistia ao programa, ele comentou que morreria do mesmo jeito que a personagem de Isis Valverde.

“Nós estávamos na sala da minha casa, assistindo ao seriado da Sereia. Nós pedimos esfiha e tudo. No final do seriado, eu lembro que a moça morria em cima do palco. Ele vira pra família toda e fala ‘Eu vou morrer exatamente desse jeito. Eu vou abrir os meus braços no palco e vou levar um tiro'”.

Carolina Pellegrini, irmã de MC Daleste

Em quatro episódios, todos já disponíveis no Globoplay, MC Daleste – Mataram o Pobre Loco conta a história do MC, se aprofunda na investigação do crime, além de percorrer a trajetória do funk ostentação em São Paulo. Além disso, a produção investiga e questiona: quem matou Daleste? Por que o crime ainda não teve solução?

A série documental tem direção de Guilherme Belarmino e Eliane Scardovelli, que também assina o roteiro junto com Caio Cavechini. “É um crime que chama muita atenção, até mesmo de pessoas que não gostam de funk, que não conheciam o Daleste. Foi chocante ver um jovem de 20 anos no auge da carreira ser baleado em pleno show. Ao longo dos quatro episódios da série, esmiuçamos a investigação e trazemos uma série de elementos que podem ter relação com o assassinato dele”, explica Eliane Scardovelli.

LEIA TAMBÉM -> Conheça o elenco de Mea Culpa, filme +16 da Netflix

Vinícius Andrade
Criador do Crônicas do Agora. Jornalista que trabalha com foco em SEO e na criação de conteúdos para diferentes plataformas. Interessado em boas conversas, textos e histórias. Já foi editor do Notícias da TV, além de ter atuado como social media, roteirista e produtor ao longo da carreira de mais de 11 anos. E-mail: viniandrade@cronicasdoagora.com.br