Jogo Justo: Final explicado do filme Netflix

Luke (Alden Ehrenreich) e Emily (Phoebe Dynevor): saiba final explicado do filme Netflix
Luke (Alden Ehrenreich) e Emily (Phoebe Dynevor) em Jogo Justo

Jogo Justo (2023), novo filme de suspense da Netflix, é classificado pelo próprio serviço de streaming como um “thriller de relacionamento”. Trata sobre o namoro entre Emily (Phoebe Dynevor) e Luke (Alden Ehrenreich). Eles trabalham juntos em uma empresa do mercado financeiro, mas precisam manter a união em sigilo por questões corporativas. No entanto, tudo muda quando ela passa a ter mais poder do que ele dentro da empresa. Leia neste texto o final explicado do longa.

Chloe Domont, que escreve e dirige Jogo Justo, explicou ao site Tudum como construiu a história. Depois de Emily ganhar a promoção na empresa, Luke passa a não saber lidar com o sucesso de sua parceira. Chega a invadir bêbado uma reunião importante da personagem interpretada por Phoebe Dynevor, acusando-a de traição com outro funcionário da empresa.

Horas depois, ele diz durante uma discussão que Emily só conquistou o cargo por ter dormido com vários executivos da empresa. Depois da briga, os dois tentam um acerto com sexo. Mas ela fica incomodada e tenta interromper o ato. Sem sucesso. Luke a estupra e a deixa machucada.

Violência contra Emily

No dia seguinte ao abuso, Emily se encontra com Campbell (Eddie Marsan), seu chefe, e tenta justificar do que Luke a acusou com uma mentira própria. Em vez de admitir que os dois estavam apaixonados e planejando uma vida juntos, Emily contou ao chefe que Luke a persegue há meses e que ela temia que se manifestar o provocasse. Campbell acredita nela? A diretora de Jogo Justo não pensa assim.

“Campbell sabe que ela está mentindo, mas não se importa porque é uma perda de tempo. Ele basicamente diz: ‘Eu não me importo com quem você mata, eu não me importo com quem você fode, mas faça isso no seu tempo e, o mais importante, deixe sua roupa suja em casa’. Em sua visão de mundo, o que importa é dinheiro e proteção de sua imagem para seus clientes e, no final das contas, culpa e responsabilidade em qualquer aspecto não importam. Mas enquanto Emily pensa nisso, quando se depara com Luke pela última vez, ela percebe que a responsabilidade é importante e ela fará algo a respeito.”, explica a diretora.

Phoebe Dynevor comanda elenco do filme Jogo Justo, na Netflix
Phoebe Dynevor como Emily em Jogo Justo, na Netflix

Final explicado de Jogo Justo

Em meio ao caos e ao crime cometido, Luke decide se mudar para São Francisco, onde conseguiu uma entrevista de emprego. No entanto, ele ainda tem um último encontro com Emily, que espera ao menos um pedido de desculpa do ex.

Quando ela o confronta, Luke fica chocado e nega ter cometido qualquer tipo de violência, mesmo depois de Emily mostrar a ele o hematoma em seu rosto. Irritada, ela pega uma faca na cozinha e o obriga a se ajoelhar e implorar por seu perdão. Embora inicialmente relutante, Luke rapidamente percebe que Emily está falando sério quando ela corta seu braço.

Enquanto o sangue escorre no chão, Luke pede desculpas aos prantos e pergunta o que ele pode fazer para consertar as coisas. “Eu farei qualquer coisa para que tudo fique bem para você”, ele soluça. Ao se ajoelhar ao lado dele, Emily só tem uma coisa a dizer: ‘Agora limpe o sangue do meu chão e saia. Eu terminei com você agora’.

A diretora explicou o final do filme Jogo Justo ao site Tudum:

“Embora existam elementos de raiva feminina, a última cena não é sobre vingança feminina, é sobre responsabilizar um homem e fazê-lo enfrentar sua própria inferioridade. A incapacidade de Luke de admitir isso causa muita dor e destruição a ambos. Para mim, todo o filme realmente se desenvolve até o momento em que Emily finalmente consegue que Luke reconheça seu próprio fracasso e sua própria fraqueza, quando ele finalmente murmura as palavras ‘eu não sou nada’ – porque mais do que ser um filme sobre empoderamento feminino, este é realmente um filme sobre a fragilidade masculina.”

Chloe Domont, diretora e roteirista de Jogo Justo

O que aconteceu com Emily e Luke?

Jogo Justo termina sem mostrar o que aconteceu com os dois depois do acerto de contas. Mas a diretora e roteirista do filme se propôs a imaginar o futuro deles.

Final de Emily em Jogo Justo

“Acho que é a última vez que Emily se envolve com um homem assim. A queda da faca para mim é uma verdadeira queda do microfone – ela acabou, superou isso. Ela continuará a se concentrar em sua carreira sem pisar em ovos e verá os sinais de alerta antes de mergulhar de cabeça com outra pessoa novamente.”

Final de Luke em Jogo Justo

“Acho que se Emily o tivesse deixado sair por aquela porta sem esse tipo de confronto, ele teria continuado a fracassar, acreditando em sua própria narrativa sobre como foi injustiçado e privado do que ‘merecia’. Ao forçá-lo a reconhecer a brutalidade que infligiu a ela, bem como a enfrentar seus próprios fracassos em um nível emocional profundo, minha esperança é que ele realmente aprenda com isso e que, pelo menos, se saia melhor da próxima vez.”

_________________________________________________________________________

Acesse o novo canal de ofertas do Crônicas do Agora no WhatsApp. A partir de 10 de outubro, vamos publicar diariamente os melhores descontos da Amazon! Aproveite oportunidades para datas como Black Friday e Natal.