Guia de Lisboa: Preços, pontos turísticos, o que comer e onde se hospedar

Imagem de Lisboa para ilustrar guia turístico da cidade
A bela Lisboa (Imagem de Steffen Zimmermann por Pixabay)

Lisboa é um dos destinos preferidos dos brasileiros na Europa, principalmente pela facilidade com o idioma. Uma visita na cidade mostra que os motivos para conhecer a capital de Portugal vão muito além da língua, dos vinhos e da gastronomia.

O custo da cidade é muito menor se comparado a outros destinos, como Paris e Amsterdam, desde alimentação até transporte e hospedagens. Além disso, Lisboa é cheia de paisagens e construções lindas, com um clima bem parecido com o do Brasil no verão e um frio bem menos rígido no inverno.

***Lembrando que 1 euro equivale a aproximadamente R$ 5,20***

Pontos turísticos de Lisboa

Praça do Comércio e Arcos da Augusta

Um dos principais pontos turísticos de Lisboa é a Praça do Comércio, que fica próxima ao Cais do Sodré, bem em frente ao rio Tejo. Lá ficam também os Arcos da Rua Augusta, que cercam quase toda a praça. Como diz o nome, é possível encontrar lojas de todos os tipos, além de bons lugares para comer.

Belém

Belém é um dos bairros mais charmosos de Lisboa. Por lá é possível conhecer a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jeronimos, o Centro Cultural de Belém e o Maat Lisboa, que tem uma vista linda para a ponte 25 de Abril. Todas as atrações funcionam por ordem de chegada, então é bom ir preparado para enfrentar bastante fila.

Belém ainda é o bairro do Pastel de Belém original, e ele pode ser encontrado na Pastelaria de Belém, que também tem fila para entrar, mas costuma andar bastante rápido. O nome “pastel de nata”, como o doce é vendido em qualquer outro lugar, é proibido por lá. Cada pastel custa 1,30 euros (R$ 6,33).

Museus

O Maat Lisboa, que fica em Belém, é o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, e tem entradas a partir de 8 euros. Ao lado dele fica o Museu da Eletricidade, que tem ingressos com o mesmo preço. Fora de Belém ainda há uma infinidade de museus para visitar: Museu Nacional do Azulejo, Museu Nacional dos Coches, Museu de Arte Antiga, Museu do Fado, entre outros.

O museu mais interessante, no entanto, é o Museu do Tesouro Real, que abriga O NOSSO OURO! E está escrito com todas as letras: “ouro do Brasil”. O ingresso custa 10 euros e pode ser adquirido através do site oficial, sem data e hora marcados.

O ouro brasileiro exibido em museu de Lisboa
O ouro brasileiro exibido em museu (Fotos: Paola Zanon)

Igrejas

De tradição bastante católica, Lisboa tem uma igreja em praticamente cada esquina. A mais famosa é a Igreja da Sé (nome familiar para os paulistanos, né?), de arquitetura gótica e que lembra bastante a Notre Dame em Paris. Perto da Sé, a menos de três minutos de caminhada, tem a Igreja de Santo Antônio, bastante visitada pelos turistas que sonham em se casar. A entrada nas igrejas é gratuita.

Mirantes

Por ser uma cidade cheia de ladeiras, Lisboa tem também ótimas vistas para o rio Tejo, especialmente perto da hora do pôr do sol. Os mirantes mais famosos são o Santa Luzia e o Portas do Sol, que ficam um ao lado do outro. Os dois locais têm acesso gratuito e costumam ficar bastante cheios.

Ascensor da Bica

O Ascensor da Bica é um ponto turístico obrigatório em Lisboa, mas nada mais é do que aquele famoso bondinho amarelo que sobe a rua da Bica, que é bastante íngreme. A passagem de ida e volta custa 3,20 euros, mas também é possível descer a pé —para quem tem fôlego.

A vista de cima da rua da Bica é uma das mais famosas de Lisboa, principalmente com o bondinho amarelo parado ali na frente, disponível para quem quiser tirar fotos, com o rio Tejo ao fundo. Lá em cima também tem alguns bares, que vendem até caipirinha com cachaça mesmo, a partir de 4 euros.

Cais do Sodré e Rua Rosa

A vida noturna de Lisboa acontece, principalmente, na Rua Rosa, que fica no Cais do Sodré. Por ser uma região portuária, os bordéis de antigamente foram adaptados e viraram bares e baladas, como a Pensão Amor, que até manteve o nome original. Todos têm entrada gratuita e bebida na faixa dos 5 euros.

Pontos de turísticos de Lisboa em guia elaborado pelo Crônicas do Agora

A gastronomia de Lisboa

A gastronomia de Lisboa é uma das melhores da Europa —senão a melhor. Os pratos com bacalhau são os mais famosos, mas a culinária tradicional vai muito além dos peixes e frutos do mar, que são bem baratos.

O pica-pau, por exemplo, é um prato feito com carne suína temperada ao vinho branco e acompanhada de legumes. O que eu provei vinha acompanhado também de melancia grelhada, que combinava bastante com a carne de porco.

O prego é feito com carne bovina bem fina, e pode ser servido tanto no pão (como se fosse um hambúrguer) quanto no prato (acompanhado de arroz, salada e batata). Lembra bastante os pratos típicos brasileiros.

Mas o meu preferido foi a francesinha, que é um sanduíche típico do Porto, recheado com fatias finas de presunto, linguiça, salsicha, bife e queijo, coberto por um ovo pochê.

O preço da maioria dos pratos varia entre 10 e 16 euros —não paguei mais do que isso em nenhuma refeição. Para acompanhar, quase sempre optei pela sangria, por causa do calor, ou pela sidra.

Fotos de pratos e comidas de Lisboa
Comida de Lisboa deixa saudade no turista

Transporte em Lisboa

O transporte público de Lisboa é bastante completo e conta com ônibus, trem, metrô e os bondinhos, que passam por toda a cidade, principalmente por ser cheia de ladeiras. É possível ir a qualquer lugar, até mesmo Cascais, usando o transporte público.

O preço das passagens começa em 1,80 euro, mas varia de acordo com a distância percorrida. O passe diário custa 10,50 euros, mas não compensa, porque dá para fazer muita coisa a pé.

Onde se hospedar em Lisboa

Para quem quer aproveitar a cidade agitada, o melhor bairro para se hospedar é o Cais do Sodré, ou então bairros mais centrais, pois é possível ir a pé a restaurantes e bares durante a noite, sem se preocupar com o horário do transporte público.

O centro também tem fácil acesso a estações e pontos de ônibus. Mas para quem quer uma hospedagem mais tranquila, os bairros afastados são a melhor opção.

Fiquei hospedada em um hostel no Cais do Sodré e fiz minha reserva através do Booking, onde é possível encontrar hospedagem a partir de 20 euros por noite.

 

LEIA TAMBÉM:

*****

O Crônicas do Agora lançou uma newsletter, a VIAGENS TODO DIA, com dicas de lugares incríveis para conhecer. Conteúdo gratuito que chega ao seu e-mail uma vez por dia. Inscreva-se abaixo:

Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7, UOL Esporte e Quinto Quarto, interessada em esportes, filmes e séries, mas no geral, boas histórias para contar.