Criadora da Barbie: Documentário Netflix mostra quem foi Ruth Handler

Ruth Handler, criadora da Barbie em 1959
Fotos: Imagem cortesia da Schlesinger Library, Radcliffe Institute, Harvard University e Canal History/Divulgação

Brinquedos Que Marcam Época, documentário disponível para assistir na Netflix, mostra parte da biografia de Ruth Handler, criadora da Barbie. O segundo episódio da 1ª temporada explica como a Mattel lançou a boneca em 1959 e demonstra todo o trabalho da empresa para manter Barbie relevante ao longo dos anos.

Ruth Marianna Mosko nasceu em 4 de novembro de 1916 em Denver, nos Estados Unidos, filha de imigrantes judeus poloneses. Começou a namorar com Elliot Handler ainda no Ensino Médio. Eles se casaram em 1938 e se mudaram para Los Angeles. Pouco tempo depois, o marido começou a fabricar móveis.

Fundação da Mattel

Durante a Segunda Guerra Mundial, os Handlers abriram uma empresa, a Mattel, combinando o nome de Elliot com o sobrenome de seu sócio, Harold Matson. Nos fins de semana, Elliot fazia móveis de brinquedo para Ruth vender. Em meados da década de 1940, a jovem empresa teria uma receita de US$ 2 milhões.

Pegando dinheiro emprestado do Bank of America de AP Giannini, a Mattel vendeu pianos de brinquedo e lançou uma caixa de música que vendeu 20 milhões de unidades em 1952.

Ruth Handler e a criação da Barbie

No início dos anos 1950, Ruth Handler percebeu que as meninas não tinham brinquedos próprios para elas. Ela era mãe de duas crianças: Bárbara e Kenneth.

Os Handlers levaram seus dois filhos em uma viagem à Europa em 1956. Lá, eles viram uma boneca que parecia uma mulher adulta, muito diferente das bonecas que a maioria das meninas possuía. Ali, nasceu a inspiração de Ruth.

Em 1959, depois de um longo processo de convencimento dos executivos, todos homens, nasceu a primeira Barbie. Jack Ryan, então vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento da Mattel, comandou o projeto de criação da boneca. Além disso, recebeu 1,5% dos royalties do produto.

Brinquedos Que Marcam Época

O segundo episódio da 1ª temporada documentário disponível para assistir na Netflix mostra esse processo de criação. Além disso, explica como Jack Ryan entrou em desgraça e por que Ruth e Elliot Handler saíram da Mattel na década de 1970.

Handler foi indiciada por acusações de fraude e relatórios falsos à Securities and Exchange Commission em 1978, às quais ela não contestou. Como resultado, ela foi condenada a 2.500 horas de serviço comunitário e uma multa de US$ 57 mil. Anos depois, a criadora da Barbie disse que seu diagnóstico de câncer de mama em 1970 a deixou desfocada sobre a reorganização da Mattel na época, levando à sua renúncia, de acordo com o The Guardian.

Ruth Handler morreu em 27 de abril de 2002, aos 85 anos, vítima de complicações de uma cirurgia para câncer de cólon. Elliot morreu nove anos depois, em 21 de julho de 2011, aos 95 anos.

Em outro documentário, Brinquedos Que Mudaram Tudo, o Canal History também falou sobre o processo de criação da Barbie: