Vai viajar sozinho? Conheça as vantagens de se hospedar em um hostel

Quarto compartilhado de um hostel
Quarto compartilhado de um hostel (Foto: gery moser por Pixabay/Divulgação)

Viajar sozinho é sempre uma experiência libertadora, mas a primeira vez costuma dar aquele friozinho na barriga diante da realidade de ir para um lugar completamente diferente sem ter ninguém conhecido por perto. Os custos também podem ser um pouco mais elevados, já que não vai dar para dividir com outra pessoa valores como hotel, por exemplo, ou então um transporte. É aí que começam a entrar outras possibilidades para baratear um pouco os custos das férias, como se hospedar em um hostel.

Hostels costumam ser uma das melhores opções para quem viaja sozinho, principalmente pelo custo geralmente menor do que um quarto de hotel, mas é necessário ter algo em mente: os quartos e banheiros serão compartilhados com outras pessoas.

Caso isso não seja um problema, confira abaixo mais vantagens de se hospedar em um hostel –escrevo na condição de alguém que já teve essa experiência algumas vezes em diferentes lugares do mundo:

Ao se hospedar em um hostel, você provavelmente vai conhecer outros viajantes solitários abertos a conhecer pessoas novas.

O fato de dividir um quarto acaba aproximando pessoas que podem nem falar o mesmo idioma, e o mais interessante é que isso não importa, porque a comunicação flui, e a troca cultural já é uma grande experiência.

Ao se integrar um pouco mais com outros viajantes, você pode acabar notando interesses e roteiros em comum, o que já te dá uma companhia para compartilhar os passeios, pontos turísticos, festas e até transporte, caso o público não seja a melhor opção.

Quando fui para Ibiza, por exemplo, uma das meninas que conheci no quarto do hostel já havia alugado um carro, então combinamos de dividir os custos e fizemos passeios que eu não teria conseguido fazer sem um automóvel.

LEIA TAMBÉM -> 10 dicas de uma turista brasileira para aproveitar Amsterdam

Dá para conhecer muita gente em um hostel!

Como os estabelecimentos compartilhados costumam receber hóspedes de todas as partes do mundo e, na maioria das vezes sozinhos, os funcionários acabam montando um cronograma diário de atividades e passeios para promover a integração.

Os funcionários geralmente são bastante jovens, principalmente no verão, o que acaba dando um clima mais descontraído para o ambiente.

A questão da segurança com os pertences também não é um problema.

Os quartos costumam ter a mesma quantidade de lockers e camas, para que cada um tenha o seu e possa alojar as malas. É importante sempre levar um cadeado, mas algumas recepções também vendem esse item. As camas também costumam ter cortinas, prateleiras e lamparinas, para que a hora de descanso seja mais confortável e privada.

Além de economizar com o valor da hospedagem em si, também é possível economizar com a alimentação em um hostel.

Os hostels oferecem cozinha com fogão e geladeira para os hóspedes que preferirem fazer compras no mercado e preparar as próprias refeições —o que já diminui bastante os gastos.

Por último, e não menos importante, os quartos e banheiros costumam ser limpos diariamente. Já me hospedei em quatro hostels, em quatro cidades diferentes, e nunca tive problemas com a higiene.

Todas as reservas que fiz foram através do Booking, onde é possível escolher quartos de acordo com suas preferências: desde o número de camas com quem você vai dividir o local até a vista da janela, com ou sem banheiro dentro, ou então, misto, apenas feminino ou apenas masculino. Os valores da hospedagem variam de acordo com as seleções. Aproveite as ofertas da Black Friday no site ou aplicativo!

*****

O Crônicas do Agora lançou uma newsletter, a VIAGENS TODO DIA, com dicas de lugares incríveis para conhecer. Conteúdo gratuito que chega ao seu e-mail uma vez por dia. Inscreva-se abaixo:

Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7, UOL Esporte e Quinto Quarto, interessada em esportes, filmes e séries, mas no geral, boas histórias para contar.