True Crime: Dicas de séries e filmes para assistir online
O true crime é um gênero de não ficção que vem ganhando mais o interesse dos brasileiros. Crimes da vida real sempre são o tema central. Os casos são explorados em documentários, dramatizações, podcasts ou utilizados como base para tramas policiais e investigativas.
O gênero sempre teve espectadores fieis, mas voltou a ser muito buscado nos últimos anos, com um boom durante a pandemia de Covid-19.
O Crônicas do Agora separou algumas dicas de séries e filmes de true crime que você pode encontrar nos streamings. Veja abaixo:
1 – Caso Richthofen (Prime Video)
Em 31 de outubro de 2002, aconteceu o crime que faria o sobrenome Richthofen ficar conhecido em todo Brasil. O assassinato brutal de Manfred e Marísia Von Richthofen aconteceu na casa da família, inicialmente sem motivo aparente. Porém, a investigação policial apontou que a filha do casal de milionários, Suzane, foi responsável por encabeçar os assassinato dos pais.
Em termos de true crime, esse é um caso de mão cheia. Tem todos os elementos para segurar a atenção de quem gosta do gênero. Lançados em 2020, os filmes O Menino que Matou Meus Pais e A Menina que Matou os Pais chamaram a atenção do público. Ambos contam a mesma história, do assassinato dos pais de Suzane, mas um na versão de Daniel Cravinhos, namorado de Suzane; o segundo, na versão que Suzane deu à polícia.
Carla Diaz é a responsável por interpretar Suzane no filme da Amazon. Recentemente, a atriz voltou a interpretar a condenada no terceiro filme da série, que estreia em 27 de outubro no Prime Video, com o título A Menina que Matou os Pais – a Confissão. A trama conta a história da investigação e do julgamento desse que foi um dos crimes de maior repercussão no país. O filme tem como base o livro Casos de Família – Arquivos Richthofen, de Ilana Casoy.
2 – Dahmer: Um Canibal Americano (Netflix)
Em 2022, Netflix estrou uma série de true crime que foi um sucesso! Inspirada na história real de Jeffrey Dahmer, um dos serial killers mais brutais dos Estados Unidos, a obra conta como o homem violentou e matou 17 pessoas entre 1978 e 1991. São 10 episódios de mais ou menos 1h cada.
O ator Evan Peters foi o responsável por transportar Dahmer para as telas. Peters é conhecido por interpretar personagens, no mínimo, problemáticos – os psicopatas Tate Langdon, James March, Kai Anderson e Charles Mason, na série American Horror Story, foram alguns deles.
A próxima temporada da produção Netflix não será sobre Dahmer. Vai chamar Monsters: The Lyle and Erik Menendez Story – contando a história dos irmãos Lyle e Erik Menendez, que assassinaram os pais após anos de abusos.
3 – Pacto Brutal (HBO Max)
Voltando para o Brasil, a HBO Max estreou em 2022 outra série sobre um caso que parou o país na década de 1990: o assassinato de Daniella Perez. Em dezembro de 1992, a atriz e bailarina Daniella Perez tinha 22 anos e era uma das protagonistas da novela De Corpo e Alma, da Globo, escrita pela mãe dela, Gloria Perez.
Na trama, a atriz vivia uma personagem que tinha um romance com o personagem interpretado por Guilherme de Pádua. De acordo com as investigações e a decisão judicial, um dia após as gravações da novela, em uma atitude premeditada, o ator raptou e matou Daniella a punhaladas em uma emboscada auxiliada pela mulher, Paula Thomaz.
Trinta anos depois do ocorrido, a série true crime Pacto Brutal trouxe depoimentos da mãe e do ex-marido da atriz, a escritora Gloria Perez e o ator Raul Gazolla, além de outros membros da família de Daniella e pessoas envolvidas no caso. Os assassinos não foram ouvidos. Além disso, pouco mais de três meses após o lançamento, Guilherme de Pádua morreu em decorrência de um infarto.
4 – Caso Evandro (Globoplay)
Idealizado por Ivan Mizanzuk, o Caso Evandro é um podcast de 36 episódios com episódios liberados entre 2018 e 2020, ano em que a Globoplay anunciou que transformaria o programa de áudio em uma série audiovisual. Evandro Caetano desapareceu em Guaratuba, no litoral do Paraná, em 1990. Lenhadores encontraram o corpo do menino, de apenas seis anos, em um matagal, após cinco dias de buscas.
Celina e Beatriz Abagge, esposa e filha do prefeito da cidade, e outras cinco pessoas foram presas na época pelo envolvimento no assassinato. Todos chegaram a confessar o crime, mas algum tempo uma reviravolta no caso aconteceu. Descobriu-se que os sete foram torturados e obrigados a dizer que eram culpados.
Anos após passarem diferentes períodos encarcerados, os até então culpados foram considerados inocentes. O documentário do Globoplay detalha o caso, conversa com familiares das vítimas, autoridades da época e alguns dos acusados, incluindo Celina e Beatriz. Vale muito a pena assistir para entender toda a história!
5 – Candy: Uma História de Paixão e Crime (Star +)
A série true crime se passa no Texas/EUA e conta a história do assassinato de Betty Gore, em 1980, cometido por sua própria amiga, Candy Montgomery. Moradoras do subúrbio e vizinhas há anos, Betty e Candy sempre tiveram uma relação amistosa e agradável. Porém, tudo isso mudou quando Candy começou a ter um caso extraconjugal com o marido de Betty, Allan Gore. Os dois passaram meses em um intenso relacionamento até que Allan tem uma crise de consciência e decidiu encerrar o caso extraconjugal.
Candy não se opõe e aceita o fim dessa relação. Contudo, ela não imaginava que Betty havia descoberto o caso dos dois. Ao visitar a vizinha, Candy percebe que ela está transtornada e as duas entram em um confronto, que acaba com o assassinato de Betty de forma violenta: com 44 machadadas.
Os atores Jessica Biel, Melanie Lynskey e Pablo Schreibe vivem Candy, Betty e Alan, respectivamente. E assim contam essa história cheia de reviravoltas e um desfecho impressionante para o público. A série tem cinco episódios que vão prender sua atenção do início ao fim.
O mesmo caso também é tema de uma outra produção true crime: Amor e Morte, disponível na HBO Max.