Stranger Things, a nova série da Netflix que te convida a viajar no tempo

As produções originais da Netflix costumam ser primorosas ou lastimáveis.

Sim, 8 ou 80. Não existe meio termo para ela.

Quando ouvi falar de Stranger Things, apostei na segunda. Uma série com pegada oitentista que mistura ficção científica, suspense e terror? Cheirava mal. Todo pôster que aparecia, fazia com que eu voltasse no tempo (quem dera tivesse um DeLorean, e se você entendeu o porquê, pode continuar o texto tranquilamente e aproveitar as referências).

Resolvi dar uma chance. Morrendo de medo, admito. O receio diminuiu logo na primeira cena. Ela já te pega de jeito (desculpe o trocadilho, se você assistir ao seriado, vai entender o que eu disse) e promete uma ótima experiência.

E o experimento vai ficando cada vez melhor. As trilhas, o modo de direção, as roupas. A saudade já estava sentada ao meu lado, dividindo a pipoca, com os olhos fixos na tv.

A história se passa numa cidade fictícia do estado de Indiana (Sacou mais essa alusão?).Winona Ryder, de “Os Fantasmas se Divertem”, “Lucas” e “Heathers”, está no elenco e rouba a cena sempre que aparece, dando um show de atuação no papel de uma mãe desesperada à procura do filho. Mas são os três amigos do menino desaparecido quem ditam o ritmo da série, com destaque para Gaten Matarazzo e Caleb McLaughlin (Dustin e Lucas, respectivamente, funcionando como alívio cômico). Não posso deixar de lado também a revelação Millie Bobby Brown, como a misteriosa Onze.

O catálogo de filmes da antiga locadora do bairro estava em cada cena. As aventuras dos garotos, com o se estivessem em “Goonies”, a amizade deles de dar inveja ao quarteto de “Conta Comigo”, o casal menina nerd/menino popular de “Gatinhas e Gatões”, os bullys de “A Vingança dos Nerds”.

Clichês? Sim, muitos. Mas com muita nostalgia e respeito. Veja o que eu falo sobre a série no vídeo do canal Iniciativa Solo.

https://youtube.com/watch?v=MybeW7GEf7U

E para quem gosta da cultura pop, Stranger Things é um deleite. Star Wars, Senhor dos Anéis, Marvel, DC, Poltergeist, Evil Dead, até He-man.

O final é emocionante. Respondeu a maioria das perguntas e deixou algumas abertas para a próxima temporada, já confirmada pela Netflix.

Sim, eu me enganei. A série entra pra lista de primorosas da Netflix.

Por isso, procure seu walkman e a fita k7, tire do armário a legging e a polaina, prepare o cabelão, carregue na maquiagem, ou arrume aquele mullet, os anos 80 voltaram a moda.

Breno Piero
Jornalista, roteirista, escritor e viajante do tempo. Sente constantemente a perturbação da força. É contra remakes, mas pode ser convencido do contrário lá no Insta @brenopiero.