Nunca foi só futebol

Depois de uma tragédia imensurável, o mundo reaprendeu o que é futebol.

Num 2016 em que tanto ódio foi espalhado. Num país que tanta gente morre todos os anos por conta de um símbolo na camisa, um pequeno gigante time de Santa Catarina mostrou que o esporte vai além de um gol, de uma bela jogada, ou de um título.

Despertou em todos o verdadeiro espírito esportivo: união, amor e solidariedade! Mostrou um povo Colombiano excepcional, que não hesitou em prestar apoio às vítimas do acidente. Abriu a mão de um título, levou 40 mil pessoas ao seu estádio – e milhares às ruas – sem que a bola rolasse, provando que esse vínculo que temos com o nosso time do coração se estende também aos rivais.

Não, não é só futebol. As quatro torcidas organizadas dos maiores clubes de São Paulo se reuniram em um ato pacífico em nome da Chapecoense, e também se organizarem para ajudar no que for possível, incluindo emprestar jogadores ao time catarinense. As páginas do Corinthians na internet ficaram verdes, cor do seu maior rival, para homenagear a Chape. Estádios do mundo todo ficaram “verde”. Minutos de silêncio foram respeitados rigorosamente!

Os argentinos também mandaram força. O Boca Juniors soltou 71 balões verdes antes de clássico na La Bombonera. Gigantes como Barcelona, Real Madrid e Manchester City não deixaram de prestar suas homenagens. Assim como tantos outros pelo mundo.

Eu me vi naqueles jornalistas que tiveram sua carreira interrompida, e que amavam o esporte, assim como eu. Coincidentemente, na mesma semana da tragédia, cobri meu primeiro jogo oficial como jornalista. Ouvi a Gaviões da Fiel e a torcida do Corinthians em peso cantando “VAMO VAMO CHAPE” e emocionei de um jeito inexplicável. Eu e todos os outros colegas de profissão eram eles ali.

Mas fica mensagem de que o futebol transcende! Se o mundo absorver, e levar consigo, um pouquinho que seja desse exemplo de humanidade e empatia, tenho certeza que o mundo fica melhor!

Que lo escuchen
En todo el continente
Siempre recordaremos
Campéon al Chapecoense #ForçaChape