Estranherismo, a poesia de Zack Magiezi

Es-tra-nhe-ris-mo:

1. Causa estranhamento.

2. O que é de dentro e não conhecemos.

3. Aventurar-se nas emoções desconhecidas.

4. Surpreender a si mesmo.

5. Estranhar com o objetivo de ampliar os limites.

É assim que Zack Magiezi define o significado do nome do seu livro.

Zack é uma nova voz da poesia brasileira que se popularizou por meio da internet com poemas datilografados e hoje já tem mais de 600 mil seguidores no Instagram e mais de 400 mil curtidas em sua página do Facebook.

Após esse sucesso nas redes sociais, suas poesias ganharam espaço no mercado editorial. O lançamento do seu primeiro livro aconteceu nesse mês, em São Paulo: “Estranherismo” reúne alguns poemas do escritor. O Crônicas esteve presente conferindo tudo.

A ideia do livro não foi de Zack, mas sim de um convite da Editora Bertrand. “Eu comecei a seguir o trabalho do Zack no Instagram e pra mim foi muito claro que o passo seguinte era sair do virtual para o real, para o objeto físico, que as pessoas podem levar para o parque, podem marcar as páginas das suas poesias preferidas”, afirmou Ana Paula Maia, editora executiva da Bertrand.O lançamento de Estranherismo fez tanto sucesso que formou filas gigantescas na Livraria Cultura. Muita gente garantiu sua foto e seu autógrafo. Aliás, o autor tem o cuidado de escrever coisas diferentes  ao assinar o livro de cada pessoa.

Magiezi nos contou que começou a escrever e postar suas poesias sem nenhuma pretensão. “Em 2014 eu criei uma página, pra ter tudo num lugar só, porque eu sou bem desorganizado. E eu coloquei tudo ali pra ter a disposição e o pessoal começou a curtir, compartilhar e tomou toda essa proporção”, completou.

Também não podíamos deixar de perguntar o que é poesia para ele. “A melhor definição disso eu ouvi do Victor Hugo, que ele fala que poesia é um espírito que reside sobre todas as coisas, e eu acredito muito nisso”, contou Zack.

O autor também deixou escapar que adora quando falam que se identificaram com seus poemas, mas cá entre nós, quem nunca se identificou com “notas sobre ela”?

Você pode encontrar Zack Magiezi em suas poesias, pelo Instagram @zackmagiezi ou pela sua página no Facebook Estranherismo. Vale a pena ler e se inspirar!