DICA: O documentário para quem sofre de esgotamento profissional
From Business To Being (ou Liberando o Stress) é um documentário sobre esgotamento profissional que já esteve disponível para assistir na Netflix, mas atualmente faz parte do catálogo do Prime Video. Para ver na plataforma da Amazon, pesquise “Liberando o Stress“.
*Texto publicado originalmente em 2017 e atualizado em maio de 2023*
Numa sociedade cada vez mais insana, imediatista e com líderes questionáveis comandando empresas e órgãos públicos, estar satisfeito com o trabalho é algo muito sonhado, mas nem sempre alcançado pelas pessoas. E as razões são as mais diversas.
Fato é que o ambiente profissional influencia diretamente no modo de vida do indivíduo. Não estou falando sobre o dinheiro que se ganha trabalhando, mas sobre suas relações, seu tempo, sua saúde e sua mente. Em muitos casos, a grana que se ganha no emprego é gasta pra pagar os remédios que o corpo precisa por já não aguentar mais tanta pressão.
De acordo com o 5º Estuda Saúde Ativa, da SulAmérica, pessoas com idades de 24 a 37 anos são as mais estressadas do Brasil. A pesquisa avaliou a saúde de uma população distribuída em 262 empresas em 13 capitais do país entre 2010 e 2013. Ainda segundo o levantamento, as pessoas dessa faixa etária se tornam mais estressadas por causa da pressão para alcançar o sucesso e manter a estabilidade em casa e nos relacionamentos.
O esgotamento mental gerado pelo excesso de cobrança profissional não é um privilégio dos brasileiros. O problema é global! Isso é o que mostra o documentário alemão FROM BUSINESS TO BEING, disponível na Prime Video.
Você não vai encontrar esse título em destaque ou na lista de indicações do serviço de streaming, mas essa é uma verdadeira joia escondida no catálogo.
FROM BUSINESS TO BEING
DOCUMENTÁRIO SOBRE ESGOTAMENTO PROFISSIONAL
A produção dirigida por Julian Wildgruber e Hanna Henigin conversou com médicos e profissionais de diferentes países, como Alemanha, Estados Unidos, Áustria e Suíça para apresentar novas formas de combater a depressão e o esgotamento no mundo atual de pressões extremas.
Enquanto os especialistas falam sobre os estudos realizados com as pessoas ao redor do mundo, os profissionais –em sua maioria diretores e gerentes de grandes empresas– confessam as dificuldades de viver em meio a tanta pressão.
From Business to Being é um retrato bem específico de países ricos e de profissionais que, mesmo endinheirados, não conseguem se sentir bem. Mas isso não quer dizer o documentário não seja útil para nós, brasileiros. Afinal, de uma forma ou de outra, estamos sempre tentando nos provar e dificilmente ficamos satisfeitos com a nossa condição.
Um dos entrevistados pela produção confessou que mudou completamente sua vida quando foi diagnosticado com Burnout, síndrome causada pelo esgotamento profissional de acúmulo de tarefas, cobranças excessivas, perfeccionismo e foco exclusivo no trabalho.
“Não compartilho minhas experiências para criar um mundo de desistências, mas um mundo onde as pessoas possam encarar o que fazem todos os dias.”, disse Rudolf Wötzel, que ocupava um alto cargo no conceituado banco de investimentos Lehman Brothers.
From Business to Being tem uma hora e meia de duração. E, por mais que seja excelente, com boas histórias e pesquisas, em determinado momento pode parecer cansativo. No entanto, parece que até isso é proposital.
Em vários momentos aparecem imagens da natureza, pássaros cantando e belíssimas paisagens para provocar um sentido de PAUSA em quem está assistindo.
O documentário é recomendado para chefes, funcionários, empreendedores e especialistas.
Na última cena, o homem que decidiu mudar sua vida por problemas de esgotamento profissional é questionado: O QUE É SUCESSO? Ele responde:
“Sucesso é rir regularmente e várias vezes, ganhando o respeito das pessoas inteligentes e a admiração das crianças. Ganhando o reconhecimento de críticos honestos e suportando a traição dos falsos amigos. Admirar a beleza, encontrar o melhor nos outros. Deixar o mundo um pouco melhor, seja através de uma criança saudável, um pequeno jardim ou uma pequena contribuição para tornar a sociedade melhor.
Saber que a vida de pelo menos outra pessoa foi mais fácil porque você viveu. Isso significa que você não viveu em vão.”