Por que Golpista do Amor não está no Globoplay nem na Netflix

Jonathan Zaccaï em Golpista do Amor, série da Globo que está fora do Globoplay
Jonathan Zaccaï interpreta o golpista do amor, série da Globo

Golpista do Amor, a série que passa na Globo de sexta-feira, simplesmente não aparece no catálogo de nenhum streaming no Brasil: nem no Globoplay nem na Netflix. Por quê?

Se você chegou até esse texto, deve ter passado pelo mesmo que eu. Assistiu a um episódio de Golpista do Amor na noite de sexta-feira na Globo ou viu a chamada em algum intervalo comercial e ficou com vontade de assistir à série online, né? Pois bem. Por ser exibida dentro de um programa chamado “Sessão Globoplay”, naturalmente imagina-se que os episódios fiquem disponíveis no streaming da emissora líder de audiência. Mas não é o caso.

Produzida e vendida internacionalmente pela Endemol France, Golpista do Amor (L’Homme de Nos Vies) teve os seus direitos de exibição negociados apenas com a TV Globo. O contrato não inclui episódios disponibilizados no streaming, por isso não dá para assistir à série no Globoplay.

Por não ser uma produção original da emissora brasileira, teoricamente qualquer serviço de streaming pode tentar comprar os direitos de exibição. A Amazon, por exemplo, tem L’Homme de Nos Vies online em alguns países. No entanto, ainda não há informações que plataformas como Prime Video ou Netflix tenham interesse em passar a série, que tem apenas quatro episódios e uma temporada, aqui no Brasil.

O que diz o Globoplay

Ao longo do mês de janeiro, o Globoplay foi cobrado por assinantes nas redes sociais, interessados em assistir a Golpista do Amor online. A empresa respondeu a alguns deles e explicou a situação. Além disso, deixou aberta a possibilidade de adquirir os direitos de exibição no streaming em breve.

“A série Golpista do Amor será transmitida somente no meu canal ao vivo, sem a íntegra no meu aplicativo devido aos direitos de exibição. Mas anotei como sugestão e encaminhei para o meu time responsável”.

“Golpista do Amor é um programa licenciado, sendo assim, por motivos de direitos autorais, não será publicado na plataforma por enquanto”.

Globoplay, em resposta a internautas no Twitter/X
Posicionamento oficial do Globoplay sobre a série Globoplay
Posicionamento do Globoplay no Twitter/X

Mas se a série passa na Globo, não tem que ir para o Globoplay?

O público que assiste à Globo na TV já faz uma associação direta: se o programa passa na Globo, dá para ver no Globoplay online. A grande maioria das produções sim, mas nem todas.

Se é um programa ou série original do Grupo Globo, naturalmente vai aparecer no streaming da empresa. É assim com novelas, documentários, telejornais, atrações de entretenimento, séries brasileiras, programas de entrevistas, enfim…

No entanto, no caso de produções estrangeiras, é o famoso “cada caso é um caso”. The Good Doctor: O Bom Doutor, Magnum P.I. e The Equalizer: A Protetora, por exemplo, passam na TV Globo e tem temporadas disponíveis no Globoplay.

Por outro lado, o drama This is Us até tem transmissão na TV aberta, porém os direitos de exibição no streaming são de Star+ e Prime Video no Brasil. Manifest, que fez muito sucesso na Globo, saiu do Globoplay depois que a Netflix comprou a série.

Imagem com cena série Golpista do Amor
Cena da série Golpista do Amor, atração da Globo

Os direitos de Golpista do Amor

O caso de Golpista do Amor é um tanto quanto curioso. Exibida originalmente na França no final de 2022, a série não era nem conhecida nem aguardada aqui no Brasil. Começou a despertar interesse somente depois de a Globo exibir as chamadas no intervalo comercial, avisando que passaria os episódios nas noites de sexta-feira.

O maior problema é que Golpista do Amor vai ao ar numa faixa de programação conhecida como “Sessão Globoplay”. Ou seja, o público tem certeza (e com razão) que dá para ver a série no Globoplay. Nesse caso, a TV Globo poderia ter feito uma comunicação mais clara, indicando que os episódios da produção francesa, ao menos por enquanto, são EXCLUSIVOS da TV aberta.

O interessante é que nem mesmo a Globo botava muita fé no sucesso de Golpista do Amor.

De acordo com informações do jornalista Gabriel de Oliveira, do site TV Pop, L’Homme de Nos Vies acabou comprada pela TV aberta apenas para agradar a produtora Endemol Shine no processo de renovação do contrato do Big Brother Brasil, que vence no final de 2025 –a Endemol é dona do formato “Big Brother” ao redor do mundo.