Guia de Barcelona: Preços, pontos turísticos e mais

Pontos turísticos de Barcelona: guia da cidade
Pontos turísticos de Barcelona (Fotos: Paola Zanon)

Cores, arquitetura única, praia e uma cultura que não tem nada a ver com a espanhola: essa é Barcelona —que da Espanha não tem nem o idioma. Para quem conhece Madri, Sevilha, Toledo e outras cidades tradicionais do país ibérico, a capital da Catalunha parece até outro país.

Das placas de direção aos menus de restaurantes, tudo está escrito em catalão, e não é raro encontrar o inglês como a segunda língua em vez do espanhol. Mas isso não quer dizer que ninguém vai te entender se você disser “hola”. Muito pelo contrário. Conheci a cidade em 2022 e me surpreendi com a diferença cultural entre Barcelona e outros lugares da Espanha, o que torna o destino ainda mais imperdível.

Barcelona tem pontos turísticos realmente únicos, principalmente quando o nome de Antoni Gaudí está envolvido.

Pontos turísticos de Barcelona

*Lembrando que 1 euro equivale a aproximadamente R$ 5,30

Booking.com

Basílica Sagrada Família

O cartão postal mais famoso da cidade é a Basílica Sagrada Família, uma das maiores obras de Gaudí, que ainda está em construção (e vai continuar durante muitos anos). A igreja é cheia de cores, vitrais e diferente de qualquer outra que se possa encontrar pela Europa. O ingresso para conhecê-la por dentro custa 40 euros, mas é possível entrar de forma gratuita nas missas das manhãs de domingo. Só precisa chegar bem cedo, porque tem muita fila e limite de lugares.

Casa Batlló

Outra famosa construção do arquiteto é a Casa Batlló, um prédio bastante colorido, com janelas irregulares que ilustram muito bem o modernismo catalão. O local já serviu como moradia no século passado, mas hoje funciona como museu. Os ingressos custam a partir de 29 euros.

Casa Milà – La Pedrera

Assim como a Casa Batlló, a Casa Milà também foi desenhada por Gaudí, já foi usada como moradia e hoje é um museu. Lá dentro é possível encontrar desenhos originais e maquetes de todas as obras do arquiteto, além da decoração original da casa e um terraço com uma ótima vista para a cidade. O preço dos ingressos começa em 25 euros.

Park Guell

Um dos lugares mais coloridos e diferentes de Barcelona, o Park Guell também foi inteirinho projetado por Gaudí. Lá existem casas de arquitetura característica da cidade, além de algumas ruínas e outras construções que não se vê em nenhum outro lugar. A entrada custa 10 euros e deve ser comprada com antecedência, pois é um dos pontos turísticos mais visitados.

Montjuic – fontes mágicas e Castelo

Montjuic é uma colina e fica em uma das zonas mais antigas de Barcelona, bem diferente de todas as construções de Gaudí. No verão, é possível desfrutar do show das fontes mágicas pela noite (a partir das 21h, que é quando o sol se põe) e conhecer o Castelo de Montjuic, um antigo forte militar espanhol, construído por volta do ano 1600. Para acessá-lo, é necessário usar o teleférico. Os ingressos custam a partir de 12 euros.

Camp Nou, em Barcelona, tem capacidade para mais de 90 mil pessoas
Camp Nou tem capacidade para mais de 90 mil pessoas (Foto: Pixabay)

Camp Nou

Um dos motivos pelo qual Barcelona é conhecida é justamente o time de futebol que carrega o nome da cidade, responsável por lançar ao mundo simplesmente Lionel Messi. O Camp Nou, estádio do clube, é aberto para visitação em dias sem jogos e abriga um museu de futebol. Existem vários tipos de ingressos, incluindo ou não o acesso ao campo. Os valores partem de 28 euros.

Barceloneta

Nem só de arquitetura e futebol vive Barcelona; a cidade também abriga uma praia. A água está longe de ser cristalina e a orla lembra bastante o Rio de Janeiro, principalmente pelos bares e restaurantes. Ainda assim, tem um ambiente jovial e agradável, principalmente no verão.

Perto da praia é possível encontrar outros lugares turísticos, como o Arco do Triunfo de Barcelona e o Parc de la Ciutadella, com acesso gratuito. Além disso, passear pelo próprio bairro Barceloneta também é uma boa experiência.

LEIA TAMBÉM -> Guia de Lisboa: Preços, pontos turísticos, o que comer e onde se hospedar

O que comer em Barcelona

Apesar de todas as diferenças culturais entre a Catalunha e o resto da Espanha, a culinária ainda é uma forte semelhança. É fácil encontrar pratos típicos espanhóis, como a paella, que costuma vir muito bem servida —um prato custa cerca de 60 euros, mas dá tranquilamente para três e até quatro pessoas.

Massas ficam na faixa dos 15 euros, enquanto tapas, como tortilla, custam menos de 10 euros. A sangria é sempre uma boa opção para acompanhar qualquer pedido.

Transporte em Barcelona

Barcelona não é uma cidade tão desenvolvida quando o assunto é transporte público. O metrô é bastante antigo e várias estações não têm acessibilidade, mas se estendem pelos principais pontos turísticos e ainda é uma opção melhor que os ônibus. O passe fica na faixa dos dois euros, enquanto o bilhete diário custa 11 euros. Aos finais de semana de verão, os trilhos funcionam durante 24 horas.

Onde se hospedar em Barcelona

Qualquer bairro que tenha fácil acesso ao metrô é uma boa opção de hospedagem em Barcelona. Os mais famosos e movimentados são Gracia, Barceloneta e Les Corts. No Booking, onde fiz minha reserva, é possível encontrar hostels com diárias a partir de 22 euros. Reserve por aqui.

 

*****

O Crônicas do Agora lançou uma newsletter, a VIAGENS TODO DIA, com dicas de lugares incríveis para conhecer. Conteúdo gratuito que chega ao seu e-mail uma vez por dia. Inscreva-se abaixo:

Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7, UOL Esporte e Quinto Quarto, interessada em esportes, filmes e séries, mas no geral, boas histórias para contar.