Crítica: Filme sobre Ângela Diniz prende a atenção apesar do desfecho conhecido

Isis Valverde como Ângela Diniz em filme
Isis Valverde como Ângela Diniz em filme (Foto: Divulgação/Downtown Filmes)
por LÚCIA MONTEIRO

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Quando a história é muito boa, ninguém consegue desgrudar os olhos antes do final, mesmo se não há mistério sobre o desfecho. É assim com a história de Ângela Diniz, a “pantera” de Belo Horizonte assassinada em 1976 por seu companheiro em sua casa de Búzios, no litoral do Rio de Janeiro.

A socialite havia inspirado o podcast jornalístico Praia dos Ossos, sucesso lançado pela Rádio Novelo em 2020, com mais de 3 milhões de downloads. Em oito episódios, toda a vida de Ângela Diniz era apresentada, da infância e adolescência em Minas Gerais à trágica morte, passando pelos escândalos da separação e os períodos de alta badalação no Rio de Janeiro.

Com direção de Hugo Prata (de Elis, de 2016) e Isis Valverde no papel principal, o filme que chega agora aos cinemas se concentra nos últimos meses de Ângela Maria Fernandes Diniz, do encontro com Raul Street, mais conhecido como Doca, à morte na Praia dos Ossos, em dezembro de 1976, aos 32 anos.

Ângela começa com a protagonista já separada, impedida pelo ex-marido de ver os filhos. A cena inicial a apresenta numa festa oferecida pela milionária Adelita Scarpa, em São Paulo, à época casada com Doca Street, interpretado por Gabriel Braga Nunes.

A chegada de Ângela à mansão se assemelha à entrada de Cinderela no baile. Só há olhos para ela, que esbanja charme, glamour e sensualidade. No caso da personagem de Isis Valverde, há também uma melancolia de fundo, presente, em maior ou menor grau, em todo o filme.

É, aliás, notável o diapasão de emoções que a atriz encarna, sem para isso adotar uma postura caricata de Ângela Diniz.

Na festa da cena inicial, a protagonista namorava com Ibrahim Sued, lendário colunista social carioca, de quem se separa para unir-se a Doca. Ela então compra uma casa em Búzios e ali se instala com o novo companheiro.
A maior parte do longa se passa nesse cenário praiano, com o casal longe dos holofotes e da badalação dos anos anteriores.

Os fatos da história são conhecidos: o ciúme de Doca, que era sustentado por Ângela; o crescendo de violência; os três tiros no rosto e um quarto, na nuca. Até por isso, as escolhas da realização poderiam ter maior sofisticação.

Ângela Diniz e Doca Street real
Ângela Diniz e Doca Street na década de 1970 (Fotos: Reprodução/TV Globo)

Os atos de violência são exibidos de maneira bastante frontal, quando talvez pudessem, ao menos em parte, ficar subentendidos em elipses ou ao menos fora de quadro.

O quanto de violência precisa ou deve ser mostrada quando o objetivo é criticá-la? A reprodução de cenas violentas é uma maneira de reiterá-las, repeti-las?

Não há resposta fechada para tais perguntas, mas elas se tornam mais problemáticas em casos da agressão à mulher praticada por homem -e filmada por homem.

Ao mesmo tempo, é importante que fique visível o caminho do beijo roubado ao crime final. É um caminho tristemente corriqueiro e que precisa ser identificado, reconhecido.

Não estamos, de fato, diante do filme mais inventivo ou esteticamente complexo. Seu ponto alto é a interpretação e a beleza dos planos e cenários, sobretudo na casa à beira-mar.

Além disso, os comportamentos de Ângela, uma mulher ousada, em sintonia com os próprios desejos e inconformada com as expectativas de passividade que oprimiam -e oprimem- as mulheres, fazem eco com discussões absolutamente presentes no contexto atual.

No ano em que a tese da “legítima defesa da honra” foi considerada inconstitucional em casos de feminicídio, Ângela é um filme que merece ser visto e sua história, discutida.

ÂNGELA

  • Avaliação: Bom
  • Quando e onde assistir: Estreia nesta quinta (7), nos cinemas
  • Classificação: 18 anos
  • Elenco: Ísis Valverde, Gabriel Braga Nunes e Alice Carvalho
  • Produção: Brasil, 2023
  • Direção: Hugo Prata

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