Como está Rosa Peral hoje: Entenda história REAL de Corpo em Chamas

Úrsula Corberó interpreta Rosa em Corpo em Chamas, da Netflix. Conheça história real
Úrsula Corberó como Rosa em Corpo em Chamas

Corpo em Chamas (El Cuerpo en Llamas), nova série de suspense da Netflix, tem dois ingredientes muito poderosos para despertar a atenção do público. Uma protagonista forte, com Úrsula Corberó (de La Casa de Papel) na pele da intrigante Rosa Peral, e um crime que envolve traição, sexo e aconteceu na vida real com julgamento que durou 26 dias. Mas como estão os policiais Rosa Peral e Albert López hoje? Cumprem a pena pelo assassinato de Pedro Rodríguez?

E aqui começam as curiosidades da série: apenas estes três personagens mantêm seus nomes verdadeiros na tela. Em entrevista ao El País, a roteirista Laura Sarmiento e o diretor e produtor Jorge Torregrossa explicam que Corpo em Chamas teve como base a verdade judicial, mas não havia a ideia de responder às questões do crime que ficaram sem resposta. Eles preferiram alterar os outros nomes por entenderem que o casal condenado arruinou a vida deles e de muitas pessoas ao seu redor.

“Me senti livre, mas ao mesmo tempo tive aquele sentimento. Há pessoas que sofreram e continuam a sofrer. Se fosse um caso completamente inventado, acho que teria me deixado levar por certas questões, mas aqui não me senti moralmente capaz”, argumenta Sarmiento.

Condenação

O crime aconteceu em maio de 2017, quando Rosa tinha 36 anos. Depois de muito trabalho, a polícia conseguiu identificar o corpo e colocou o casal de amantes na mira da investigação. Peral acusou López de ter matado Rodríguez por ciúmes. Depois de cometer o crime, ele teria pedido ajuda a ela para se livrar do corpo. O amante, por sua vez, disse que o assassinato foi cometido pela mulher após uma agressão de Pedro.

Em março de 2020, no início da pandemia de Covid-19, o Tribunal de Barcelona condenou Rosa Peral a 25 anos de prisão pelo assassinato de Pedro Rodríguez juntamente com o homem que era então seu amante e que também foi condenado, Albert López –o rapaz recebeu uma pena de 20 anos. Ela teve um tempo maior pelo agravante de parentesco.

De acordo com a investigação, depois do assassinato, os amantes esconderam o corpo do morto no porta-malas de um carro e atearam fogo perto do reservatório de Foix.

A sentença apontou que determinar as circunstâncias exatas de como a morte de Pedro Rodríguez aconteceu é uma questão rodeada de especial dificuldade, “devido às versões contraditórias” dos dois condenados, “que atribuem mutuamente a execução material e adiam as respectivas intervenções a os atos destinados à eliminação do cadáver”.

“E pelo estado em que foi encontrado, praticamente queimado, o que impossibilitou determinar as causas da morte ou obter resultados analíticos do corpo que pudessem esclarecer, embora existam alguns extremos inquestionáveis, como o de que a morte ocorreu no interior domicílio do arguido e não em consequência do incêndio”.

Após os condenados entrarem com recurso, o Supremo Tribunal Federal da Espanha, em 2021, rejeitou a petição e confirmou as penas impostas ao casal.

A verdadeira Rosa Peral no julgamento real que aconteceu em 2020
A verdadeira Rosa Peral no julgamento que aconteceu em 2020 (Foto: Reprodução)

Verdadeira Rosa Peral tentou impedir série da Netflix

Corpo em Chamas acompanha o percurso dos personagens ao crime e a investigação após a descoberta do cadáver. Na série, Rosa Peral atua como uma força da qual irradia toda a ação.

A ex-guarda e o amante Albert López cumprem pena e estão presos atualmente.

Em agosto deste ano, às vésperas da estreia da série Netflix, a verdadeira Rosa Peral protocolou um pedido de medidas cautelares para tentar impedir a estreia de Corpo em Chamas. Ela alegou que a produção causaria possíveis danos à sua honra e privacidade. A Justiça, no entanto, rejeitou a solicitação.

Documentário Rosa Peral

A ação de Rosa Peral contra a Netflix chamou a atenção, pois a condenada concedeu uma entrevista para o serviço de streaming de dentro da prisão. Durante uma ligação de oito minutos, ela deu sua versão sobre o que aconteceu para o filme documental O CASO ROSA PERAL (Las Cintas de Rosa Peral), que está disponível também para ver na Netflix.

Assistir ao documentário é uma boa forma de entender como está Rosa Peral hoje e saber o que ela pensa sobre o crime.

Onde assistir à Corpo em Chamas online?

Exclusivo na Netflix:

-> Aproveite 7 dias de graça de HBO MAX no Prime Video

Vinícius Andrade
Criador do Crônicas do Agora. Jornalista que trabalha com foco em SEO e na criação de conteúdos para diferentes plataformas. Interessado em boas conversas, textos e histórias. Já foi editor do Notícias da TV, além de ter atuado como social media, roteirista e produtor ao longo da carreira de mais de 11 anos. E-mail: viniandrade@cronicasdoagora.com.br