A Milhões de Quilômetros e a história real de José Hernández
Novo filme do Prime Video, A Milhões de Quilômetros (A Million Miles Away) é baseado na história real de José Hernández, astronauta e engenheiro de vôo da NASA. O descendente de mexicanos foi recusado 11 vezes pelo programa de treinamento de astronautas da agência espacial norte-americana. A vaga veio apenas em 2004, quando ele já tinha 41 anos. O longa do streaming da Amazon conta os bastidores da saga. O Crônicas do Agora te explica neste texto como José Hernández está hoje e por que ele saiu da NASA.
A Milhões de Quilômetros acompanha José e sua devotada família de orgulhosos trabalhadores agrícolas migrantes em uma jornada de décadas. De uma vila rural em Michoacán, no México, até os campos do Vale de San Joaquin, a mais de 320 quilômetros acima da Terra, na Estação Espacial Internacional. Com o apoio inabalável da família, a motivação e a determinação incansáveis de José culminam na oportunidade de alcançar o seu objetivo aparentemente impossível.
Baseado no livro “Alcançando as estrelas: a história inspiradora de um trabalhador rural migrante que se tornou astronauta”, de José Hernández, o filme é o primeiro longa-metragem em inglês da diretora mexicana Alejandra Márquez Abella.
- Nota no IMDB: 7,5/10 – Mais de 1 mil avaliações
- Rotten Tomatoes: 89% de aprovação da crítica / 96% do público
História real de A Milhões de Quilômetros
O filme do Prime Video segue as memórias de Hernández, mas a diretora Alejandra Márquez Abella obteve algumas “licenças poéticas”. A cineasta explicou em entrevista ao USA Today:
“Se alguém lhe contar a história de José, vai pensar: ‘Sério? Um trabalhador rural migrante que virou astronauta? Isso realmente aconteceu?’ (Isso) pode parecer tão inacreditável, então você tem que ter uma trajetória clara dentro do filme e que seja emocional para não deixar o espectador ir”.
Veja abaixo alguns detalhes da história que são reais no filme:
- Hernández foi rejeitado 11 vezes para o treinamento de astronauta pela NASA. Em sua 12ª tentativa, foi selecionado. “No fundo, eu pensei: ‘Já era hora’. Senti que tinha feito o trabalho e a preparação para finalmente passar, mas entendi que mais de 12 mil pessoas se candidatam a 10 a 15 vagas. Então, a competição é muito acirrada, mas ainda pensei: ‘Já era hora'”, comentou ele, ao USA Today.
- No espaço, ele ouviu “El Hijo del Pueblo”, do cantor e compositor mexicano José Alfredo Jiménez e comeu tacos, conforme os créditos finais de A Milhões de Quilômetros.
- Hernández realmente foi confundido com um zelador em seu primeiro dia.
- A senhora Young (interpretada por Michelle Krusiec), que ensinou Hernández e seu primo na escola, encorajou a família a mudar de vida. “É a Sra. Young quem vem e muda a trajetória de uma família inteira ao passar 30 minutos com meus pais e perguntar se eles já consideraram ficar em um lugar. Tudo isso desempenhou um papel importante”, confirmou ele.
- Hernández reforçou que era verdade que ele e a esposa, Adela, não podiam sair sozinhos no início do relacionamento. “Se você quiser fazer uma visita, será sempre bem-vindo, mas eu tenho que estar presente”, diz-lhe o tradicional pai mexicano de Adela (interpretado por Gerardo Trejoluna).
- Ele e Adela têm cinco filhos: Julio, Karina, Vanessa, Marisol e Antonio.
José Hernández hoje
Atualmente, José Hernández tem 61 anos e não trabalha mais na NASA. Ele pediu demissão da agência porque precisaria ficar ao menos três anos na Rússia treinando para uma viagem à Estação Espacial Internacional, além do tempo no espaço. Ele não aceitou a necessidade de ficar um período tão longo distante da família.
“Pena que não tivemos mais tempo para a história [do filme no Prime Video] porque eu adoraria cobrir a parte quando decidi deixar a NASA”, disse ele em entrevista à coluna De Los, do Los Angeles Times.
“Seriam cerca de 4 anos e meio em que estaria fora, sem dormir na cama por cerca de 90% do tempo. E vi meus colegas fazerem isso. Vi suas taxas de divórcio, infidelidade, esse tipo de coisa”, argumentou José, que complementou:
“Olhei para meus filhos. E eu disse: ‘Quando eu terminar, meu filho de 15 anos terá 20 anos’. Eu teria perdido tudo. Minhas meninas, seus bailes de formatura, seus jogos de softball, jogos de futebol. Eu disse que essa é uma linha que não posso cruzar. Mesmo que eu tenha lutado tanto para ser selecionado para a NASA e fazer parte da NASA. Como latinos, você sabe, escolhemos a família primeiro, não é? Foi quando decidi deixar a NASA.”
LEIA TAMBÉM -> Como solicitar e usar o cartão de crédito Amazon Prime
O que José faz atualmente?
Depois de sair da NASA, Hernández passou a ter como principal objetivo coloborar para que os filhos terminassem a faculdade. Em relação ao trabalho, ele investiu em um vinhedo, onde hoje trabalha com o pai.
“Dizem que você pode tirar uma criança da fazenda, mas não tirar a fazenda da criança. Tenho a minha própria vinha e trabalho nela com o meu pai. Foram os melhores seis anos que passei com meu pai em termos de tempo de qualidade. Ele me ensinou como administrar um vinhedo. Tenho minha própria linha de vinhos, Caves Tierra Luna. Você tem que continuar se movendo, tem que continuar colocando metas na sua frente. Se não, você estagna e isso não é bom. Você sempre tem que aspirar a fazer alguma coisa”, explicou.
LEIA TAMBÉM: