Resumo de Renascer: Quem matou Belarmino na novela?
Entenda quem matou o coronel Belarmino na novela Renascer (2024) e saiba como foi a cena da primeira versão, de 1993.
Um dos principais personagens da primeira fase da novela Renascer, coronel Belarmino morreu no capítulo desta segunda-feira (29). O folhetim, no entanto, deixa um mistério no ar: quem matou Belarmino, o vilão interpretado por Antonio Calloni? O crime aconteceu depois de um falso velório e da morte do coronel Firmino (Enrique Diaz). Se o autor Bruno Luperi mantiver o que aconteceu na primeira versão do folhetim exibida em 1993, o culpado pela morte será José Inocêncio (Humberto Carrão).
Primeiramente, vamos contextualizar o caso. Belarmino atirou em José Inocêncio e ficou crente que assassinou o mocinho da novela das nove da Globo.
Porém, com a ajuda de Inácia (Edvana Carvalho), Deocleciano (Adanilo) e Jupará (Evaldo Macarrão), José Inocêncio continuou vivo e armou um falso velório.
Na cerimônia fúnebre, Belarmino mentiu dizendo que o amado de Maria Santa (Duda Santos) havia vendido as terras para ele antes de morrer. Em um embate com Firmino, o coronel mais antigo da cidade assumiu que matou José Inocêncio. O coronelzinho, deitado no caixão, ouviu a confissão.
No dia seguinte, após um falso enterro, o protagonista interpretado por Humberto Carrão reapareceu vivo e fez Belarmino assinar a venda de sua fazenda de cacau. O coronel ficou furioso!
Firmino é assassinado em Renascer
Depois da humilhação no falso velório de José Inocêncio, Belarmino foi com o “amigo” Firmino para sua fazenda. Depois de armar uma arapuca para o rival, mostrando uma safra de cacau que não vingou, ele matou o personagem de Enrique Diaz afundado no cacau.
Um detalhe importante. Na primeira versão da novela, a cena do falso velório aconteceu, mas a da morte de Firmino não, pois o agiota não fazia parte da história original de 1993.
Quem matou Belarmino na novela Renascer?
A resposta é José Inocêncio, mas vamos à explicação.
Depois de despachar Firmino, o coronel Belarmino caiu numa emboscada e morreu baleado. O vilão tentava fazer um pacto com o cramulhão, mas acabou levando um tiro na perna. Enquanto tentava fugir de seu algoz no meio da fazenda de cacau, ele acabou encontrado e baleado. O público viu apenas a arma, porém não soube quem atirou. A verdade vai demorar a ser revelada!
Na primeira versão do folhetim, escrita por Benedito Ruy Barbosa em 1993, Belarmino é baleado, mas o autor dos tiros também não aparece. O público vê apenas a arma disparando, com o vilão então interpretado por José Wilker (1944-2014) sendo baleado. Antes disso, no entanto, tem uma cena de José Inocêncio pedindo para Deocleciano e Jupará prepararem o cavalo dele, assim como aconteceu no capítulo de segunda (29).
A novela de 2024 vai deixar no ar as possibilidades de “quem matou Belarmino”.
Porém, seguindo o caminho da versão original, José Inocêncio confessará ao padre, depois da metada da novela, que foi ele o responsável por dar cabo do coronel. De acordo com o resumo de Renascer disponibilizado pela Globo, José Inocêncio vai jurar aos seus funcionários que ele não tem nada a ver com a morte do rival. Sem o vizinho inimigo, Inocêncio vai comprar as terras de Nena (Quitéria Kelly), que não saberá que está vendendo a propriedade para o algoz de seu marido.
LEIA TAMBÉM -> Saiba como foi a cena de José Inocêncio confessando que matou Belarmino na novela Renascer, em 1993