Ibiza além das festas: Preços, o que fazer e onde se hospedar

Foto para ilustrar guia de Ibiza
A linda Ibiza (Imagem de Jose Manuel Alabarce Paez por Pixabay)

Ao contrário do que a fama espalha, Ibiza não é apenas um paraíso das festas eletrônicas. É também um paraíso de praias belíssimas, daquelas com águas cristalinas que dão vontade de mergulhar e pores do sol que hipnotizam, de tão perfeitos e brilhantes.

A ilha espanhola também abriga uma cultura hippie e tem seu próprio idioma: o ibizenco, mais difícil ainda de entender do que o catalão. No entanto, os residentes locais vêm de várias partes do mundo, misturando línguas e fazendo com que o idioma oficial de Ibiza beire à extinção.

A melhor época para curtir tudo o que o destino oferece é o verão europeu, ou seja, entre junho e agosto, que foi o período em que passei por lá. A temperatura costuma ficar acima dos 27 graus. Por ser uma ilha, não existe aquela sensação abafada. Em qualquer época do ano, porém, a viagem exige bastante planejamento, porque é bastante cara.

O que fazer em Ibiza

***Lembrando que a cotação do euro está em aproximadamente R$ 5,40.

Centro histórico

O centro histórico de Ibiza lembra bastante o de Paraty, no Rio de Janeiro, mas com muitas motos ao estilo vespa espalhadas pelas ruas. Diferentemente de outros centros, lá não são encontradas lojas de marca, apenas confecções locais —seja de roupas, sapatos, decoração ou acessórios.

Praias

As praias mais bonitas de Ibiza ficam perto de bairros como San Antoni. As águas são cristalinas, principalmente pela manhã, quando o sol está bem forte e reflete os corais. As mais famosas são Cala Comte, Cala Salada e Cala D’ort, onde fica a pedra Es Vedrà, tida como mística na cultura da ilha. A vista para a pedra também é a melhor e mais limpa vista para o pôr do sol.

Todas as praias de Ibiza são de nudismo, então é comum ver muitos corpos como vieram ao mundo em qualquer uma delas. Para os europeus, isso é algo absolutamente natural, livre de qualquer estranheza ou insegurança, mas os trajes de banho são sempre permitidos.

É importante levar protetor solar e uma canga para se sentar ou deitar, já que as espreguiçadeiras e guarda-sóis custam, em média, 15 euros para o day use.

As praias de Ibiza
As praias e o pôr do sol de Ibiza (Fotos: Paola Zanon)

Formentera

Formentera é uma das Ilhas Baleares da Espanha, que pode ser acessada através de ferry boats saindo do Porto de Ibiza. Se as praias da ilha principal já são de tirar o fôlego, as de Formentera são o próprio paraíso, com águas ainda mais cristalinas e de boas temperaturas para um mergulho.

A passagem de ida e volta do ferry boat custa 40 euros. Na pequena ilha não existe transporte público, então é necessário escolher uma das praias e pegar um táxi até lá. Na volta, os quiosques ajudam a chamar o táxi para buscar. As viagens não saem por mais de 15 euros.

Feiras hippies

Quem pensa em festas eletrônicas nem imagina que a cultura de Ibiza foi formada em cima de um forte movimento hippie nos anos 1960. Ainda existem muitas comunidades hippies espalhadas pela ilha, assim como grandes feiras de artesanatos de produção local, conhecidas como Hippy Market.

Festas eletrônicas

Não dá para falar de Ibiza sem mencionar as festas eletrônicas que acontecem por lá. Durante o verão, DJs renomados do mundo inteiro se apresentam em clubes como Space, Pacha, Privilege Ibiza, Ushuaïa, Amnesia, DC10, El Divino, Café del Mar e Es Paradis, que ficam próximos ao aeroporto.

Não é raro ver turistas indo direto do aeroporto para as festas. Depois das festas, voltam para o aeroporto, fazendo um bate e volta, já que voos partindo de cidades espanholas duram em média 40 minutos e, sem bagagem, custam entre 15 e 20 euros.

As festas costumam começar entre 16h e 18h e vão até a meia-noite, no máximo. Os ingressos custam a partir de 60 euros, sem bebida inclusa, e podem ser comprados no site oficial de cada clube.

Booking.com

Baladas gratuitas

Quem não curte música eletrônica ou não está muito a fim de pagar 60 euros em uma festa, existem opções! No bairro de San Antoni, tem uma rua só de baladas gratuitas, uma do lado da outra, que funcionam até às 3h da manhã.

É comum encontrar promoters oferecendo descontos em um combo de bebidas para que você entre em determinada balada. Eu, por exemplo, paguei 12 euros por dois drinks à minha escolha (pedi Sex on the Beach) e dois shots. Por mais seis euros, também vinha um “balde” do drink do dia incluso.

Os DJs dessas baladas costumam ser latinos, o que significa que toca até funk carioca por lá. Em uma das noites cheguei a ouvir MC Zaac, Anitta e Raça Negra.

Fotos que mostram ruas de Ibiza
Badalação contrasta com ruas tranquilas (Fotos: Paola Zanon)

O que comer em Ibiza?

Ibiza tem a mesma culinária tradicional espanhola. A diferença é que tem muito mais lanchonetes de fast food e os quiosques nas praias —esses são os mais caros de todos. Só um hambúrguer simples, por exemplo, chega a custar mais de 30 euros.

No centro histórico e no Porto de Ibiza, os pratos são bem mais em conta, variando entre 16 e 20 euros, sem bebida inclusa. A melhor opção para quem quiser economizar é comprar comida ou salada prontas nos mercados, principalmente o Mercadona, que é o mais barato. É possível fazer uma refeição completa com apenas cinco euros. Os mercados também são as melhores opções para comprar bebida alcoólica.

Transporte em Ibiza

O transporte público em Ibiza é bem limitado. São menos de 10 linhas de ônibus que circulam por toda a ilha e passam de hora em hora, entre 6h da manhã e meia-noite. As passagens custam cerca de dois euros.

A viagem é bastante demorada, porque o trajeto realmente cruza toda a ilha, e a maioria dos pontos de ônibus não ficam tão perto das praias. Uma boa opção é alugar um carro, principalmente se estiver viajando em grupo, ou então usar o serviço de táxi —não existe carro por aplicativo, como Uber, por exemplo. O problema é que cada viagem de táxi custa entre 30 e 40 euros, independentemente da distância percorrida.

LEIA TAMBÉM -> Vai viajar sozinho? Conheça as vantagens de se hospedar em um hostel

Onde se hospedar em Ibiza

O melhor lugar para se hospedar em Ibiza é San Antoni. Apesar de ficar longe do aeroporto e das festas eletrônica, o bairro conta com uma rodoviária, onde passam todas as linhas de ônibus da ilha, além de estar mais perto das melhores praias. De noite, dá para ir a pé para as baladas gratuitas; a ilha é bastante segura.

Como viajei sozinha, me hospedei em um hostel. No Booking, onde fiz minha reserva, é possível encontrar diárias a partir de 35 euros.

 

*****

O Crônicas do Agora lançou uma newsletter, a VIAGENS TODO DIA, com dicas de lugares incríveis para conhecer. Conteúdo gratuito que chega ao seu e-mail uma vez por dia. Inscreva-se abaixo:

Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7, UOL Esporte e Quinto Quarto, interessada em esportes, filmes e séries, mas no geral, boas histórias para contar.