Cuidado com os títulos: Besouro Azul NÃO é sucesso de bilheteria

Besouro Azul: sucesso ou fracasso de bilheteria?
Besouro Azul: sucesso ou fracasso de bilheteria? (Foto: Divulgação/Warner)

Na última semana, após a estreia de Besouro Azul nos cinemas, a imprensa e as redes sociais começaram a repercutir os números de bilheteria do filme. Normal. No entanto, boa parte dos títulos destaca o fato de o longa com Bruna Marquezine e Xolo Maridueña ter desbancado Barbie do topo da venda de ingressos. As chamadas que destacam o fato não estão incorretas, mas elas passam uma impressão errada sobre o desempenho do novo herói da DC nas telonas.

A realidade, infelizmente, é que a primeira semana de Besouro Azul foi mal nas bilheterias. E digo infelizmente porque não sou do tipo que comemora o resultado ruim de um filme. Ainda mais quando uma atriz brasileira está em cena em Hollywood. Quando uma produção faz sucesso, dá certo para todo mundo, inclusive para quem produz conteúdo. A duplinha Barbie e Oppenheimer não me deixa mentir.

Porém…

Besouro Azul teve uma primeira semana aquém do esperado nas bilheterias. Com um orçamento de US$ 100 milhões e mais o custo de marketing, o filme precisa ao menos se aproximar de US$ 250 milhões em venda de ingressos para não ser considerado um prejuízo para a Warner.

No entanto, após cinco dias em cartaz, a trama da DC ainda não bateu nem US$ 50 milhões em faturamento. De acordo com o Portal Box Office Mojo, o valor é de US$ 45,8 milhões. Salvo exceções, a primeira semana costuma ser a de maior bilheteria dos filmes. A revista Variety definiu os números de Besouro Azul como “um dos começos mais modestos da história do Universo Cinematográfico DC.”

Bilheteria de Besouro Azul superou Barbie?

Barbie entrou em cartaz em 20 de julho e, durante quatro fins de semana, se manteve como o filme de maior bilheteria semanal nos cinemas. Quando dizem que a história da boneca da Mattel foi superada por Besouro Azul é porque o seu quinto fim de semana perdeu para o PRIMEIRO do herói da DC. Ainda assim, o placar de faturamento ficou bem apertado. Nos Estados Unidos, deu US$ 25,4 milhões para Besouro Azul e US$ 21,5 milhões para Barbie.

O longa com Margot Robbie já vendeu mais de US$ 1,28 bilhão em ingressos ao redor do mundo. Besouro Azul, se conseguir conquistar 25% desse montante, já terá motivos para comemorar.

Um filme não deve ser definido pelos seus números de bilheteria e ainda existe tempo para o herói de Xolo Maridueña evitar terminar sua passagem pelas telonas como FRACASSO. Besouro Azul, aliás, tem boa avaliação da crítica e do público que já o viu. Vale a pena pagar o ingresso para assistir em tela grande!

LEIA TAMBÉM:

Vinícius Andrade
Criador do Crônicas do Agora. Jornalista que trabalha com foco em SEO e na criação de conteúdos para diferentes plataformas. Interessado em boas conversas, textos e histórias. Já foi editor do Notícias da TV, além de ter atuado como social media, roteirista e produtor ao longo da carreira de mais de 11 anos. E-mail: viniandrade@cronicasdoagora.com.br