Vale o ingresso? Oppenheimer no Rotten Tomatoes, IMDB e Metacritic
Se Barbie desponta como um dos maiores sucessos de bilheteria do ano, Oppenheimer certamente estará na lista de filmes indicados ao Oscar 2024. Dirigido pelo renomado Christopher Nolan (de Interestelar, Batman: O Cavaleiro das Trevas e A Origem), o longa com mais de 3 horas de duração e elenco estelar caiu no gosto do público e da crítica. É o que indicam as avaliações no Rotten Tomatoes, IMDB e Metacritic.
Veja os índices abaixo:
Rotten Tomatoes
- 93% de aprovação / nota 8,8 dos críticos – Mais de 190 avaliações
IMDB
- Nota de Oppenheimer no IMDB: 9,0/10 – Mais de 12 mil avaliações
Metacritic
- Metascore: 90/10 com base em 57 críticas de veículos The New York Times, BBC, The Washington Post e The Hollywood Reporter
O que dizem os críticos internacionais sobre Oppenheimer?
Oppenheimer é uma grande conquista em termos formais e conceituais, e totalmente envolvente, mas o cinema de Nolan está, crucialmente, a serviço da história que relata.
The New York Times – deu 100 no Metascore
A cinebiografia histórica de três horas de Christopher Nolan, Oppenheimer, é um épico maravilhosamente fotografado, brilhantemente atuado, magistralmente editado e completamente cativante que instantaneamente ocupa seu lugar entre os melhores filmes desta década. Um trabalho antiquado, mas de ponta, que deve ressoar com estudiosos do cinema. E os amantes do cinema convencional que carregam pipoca por anos e décadas.
Chicago Sun Times – deu 100 no Metascore
Como um cineasta no auge de seus poderes, Nolan usou essas habilidades prodigiosas, não apenas para surpreender ou espetacularizar, mas para mergulhar o público em um capítulo da história que pode parecer antigo, como ele nos lembra, mas aconteceu ontem. Ao tornar essa história tão bonita, tão elegantemente trabalhada e compulsivamente assistível, ele trouxe à vida não apenas J. Robert Oppenheimer, mas os argumentos ainda cruciais que ele iniciou e tentou encerrar.
The Washington Post – deu 100 no Metascore
Não pela primeira vez, a inteligência demonstrativa da narrativa de [Nolan] pode parecer muito precisa, muito hermeticamente selada e projetada, para que uma sensação de devastação coletiva crua se apodere totalmente. Isso pode ser uma falha rara deste filme extraordinariamente emocionante e ressonante, ou pode ser uma pequena misericórdia.
Los Angeles Times – deu 90 no Metascore
O que posso dizer com certeza é que Oppenheimer muitas vezes parece uma leitura de três horas na Wikipedia do que um filme atraente.
The Boston Globe – deu 63 no Metascore
Elenco de Oppenheimer
- Cillian Murphy (J. Robert Oppenheimer)
- Emily Blunt (Kitty Oppenheimer)
- Matt Damon (Leslie Groves)
- Robert Downey Jr. (Lewis Strauss)
- Rami Malek (David Hill)
- Benny Safdie (Edward Teller)
- Florence Pugh (Jean Tatlock)
- Alden Ehrenreich (Aide)
- Scott Grimes (Counsel)
- Jason Clarke (Roger Robb)
- Kurt Koehler (Thomas Morgan)
- Tony Goldwyn (Gordon Gray)
- John Gowans (Ward Evans)
- Macon Blair (Lloyd Garrison)
- James D’Arcy (Patrick Blackett)
- Kenneth Branagh (Niels Bohr)
- Harry Groener (McGee)
- Gregory Jbara (Magnuson)
- Ted King (Bartlett)
- Tim DeKay (Pastore)
- Steven Houska (Scott)
- Gary Oldman (Harry Truman)
LEIA TAMBÉM: