A vida de terror de Edgar Allan Poe

Essa é pra quem gosta de uma boa história assustadora, de dar arrepio nos braços. Hoje venho falar de um dos maiores autores do século XIX, considerado o pai dos contos de terror: Edgar Allan Poe.

Ele é reconhecido no mundo todo por seus enredos tenebrosos e enigmáticos. Mas a ideia de terror não veio do nada, surgiu no decorrer de uma vida cheia de decepções e desgraças. Edgar Allan Poe poderia ser um personagem de Edgar Allan Poe.

O pai abandonou a família. A mãe biológica morreu de tuberculose quando ele ainda era criança. Adotado, viu a mãe adotiva morrer pelo mesmo motivo da biológica.

Quando jovem, Edgar era um rapaz muito inteligente e genioso. Seu gênio era tão forte que lhe rendeu uma expulsão na Universidade. Bebia, jogava. Se entregava às mulheres e aos poemas. Quando tentou estudar em outro lugar, foi novamente expulso.

Aos 27 anos, casou com a prima de 13, que faleceu 11 anos após o casamento. Ele entrou na mais profunda depressão. Talvez essa tenha sido a maior decepção da sua vida, tanto que começou a beber descontroladamente. Com isso, os seus contos ficavam cada vez mais frios e arrepiantes.

A tristeza era tamanha, que certa manhã, foi encontrado numa sarjeta. Estava inconsciente e em completo abandono. A chegada no hospital foi tardia. No dia 7 de outubro de 1849, aos 40 anos, morreu um dos principais “escritores malditos” da literatura universal. As teorias sobre as causas da morte incluem suicídio, assassinato, cólera, raiva, sífilis e ter sido capturado por agentes eleitorais que o teriam forçado a beber para fazê-lo votar e abandonaram-no, já em estado de embriaguez, à sua sorte.

O LEGADO DE ALLAN POE

Todos seus contos são muito pessoais. Ele foi consagrado por obras como “O Barril de Amontillado” ,”O corvo” e “A queda do solar de Usher”. Edgar foi o criador da ficção policial, das histórias de detetive. Seus contos mexem com o subconsciente do leitor. Os personagens tem mentes inquietas, são neuróticos.

Há uma imensidão de contos de Edgar disponíveis na internet para download. Deixo aqui para vocês um dos documentários sobre o autor e suas obras. Existem vários, vale a pena assistir a todos.

https://youtube.com/watch?v=JxOw-V_rLKM