Sully: a história do piloto herói que, por pouco, não foi transformado em vilão
“Sully – O Herói do Rio Hudson” deveria estrear há duas semanas aqui no Brasil, mas a chegada do filme aos cinemas foi acertadamente adiada pela Warner por causa da tragédia envolvendo a queda do avião, que levava o time da Chapecoense e profissionais da imprensa à Colômbia.
Como visto nos últimos dias, depois da notícia do acidente, vem a preocupação com as vítimas, o avanço na recuperação de quem conseguiu se salvar e, por último, as investigações sobre as causas da queda. Sempre que acontece uma grande tragédia envolvendo uma aeronave, esse é o processo.
Não foi diferente quando, em 2009, um piloto experiente, que levava 155 passageiros num voo comercial, fez um pouso pra lá de forçado nas águas geladas do rio Hudson, que corta Nova York. Apesar de salvar a vida de todos os passageiros e da tripulação, o capitão Sully Sullenberger e seu copiloto Jeff Skiles tiveram que enfrentar uma feroz investigação para tentar provar que fizeram a coisa certa, afinal os dois motores do avião pararam depois de uma colisão com pássaros.
Mesmo visto como herói por boa parte da opinião pública, Sully viveu um drama em meio aos questionamentos e ao julgamento dos órgãos aeronáuticos. Será que depois de tantos anos de profissão, prestes a se aposentar, ele cometeu um erro que colocou em risco milhares de pessoas, já que pousou no coração de Nova York? Porque, apesar de ter dado muito certo pelo ponto de vista de todos terem sobrevivido, havia um grande risco de ter dado muito errado.
Provavelmente quando tudo isso aconteceu, muita gente disse: essa história daria um filme. E deu! Com direção precisa e segura do excelente Clint Eastwood, o drama do piloto e o milagre que aconteceu no rio Hudson criaram o roteiro de um longa que deve concorrer em algumas categorias no Oscar; já esteve nas listas do Critics Choice Awards.
Tom Hanks é, mais uma vez, brilhante! O personagem exige muita inteligência e capacidade do ator no transmitir da emoção, porque, ao mesmo tempo que ele demonstra segurança e convicção no que fez, vive os conflitos impostos pela investigação. O elenco ainda conta com Aaron Eckhart (Invasão à Casa Branca, Batman – O Cavaleiro das Trevas) no papel do copiloto de Sully, Jeff Skiles; e a indicada ao Oscar Laura Linney (A Família Savage, Kinsey – Vamos Falar de Sexo) no papel da esposa de Sully, Lorrie Sullenberger.
Sully: O Herói do rio Hudson entra em cartaz nessa quinta-feira (15) aqui no Brasil. Vale o ingresso! Dica: não é filme da Marvel, mas é bom esperar os créditos.
https://youtube.com/watch?v=KI1aq91xZxo