Resenha: O Nome do Vento – A Crônica do Matador do Rei (The Name of the Wind -The Kingkiller Chronicle)
Se você não conhece o primeiro livro da série Crônica do Matador do Rei, do escritor norte-americano Patrick James Rothfuss, venha embarcar neste texto sobre a obra.
Considerado por muitos leitores como o novo J.R.R. Tolkien, guardadas as devidas proporções, Rothfuss tem muito mérito: conseguiu criar um grande universo mitológico, misturando muitos ingredientes de sucesso como magia, uma universidade (fãs de Harry Potter, por favor leiam e façam as suas comparações com Hogwarts. Tenho certeza que irão gostar – mas de uma forma diferente – desta universidade), dragões, elfos, entre outros monstros e seres mágicos, viagens a lugares exóticos, línguas diferentes, lutas, piratas e muito mistério, do começo ao fim… bem, ainda não saiu o terceiro volume da saga… rsrsrs
Filme e série de TV sobre a Crônica do Matador do Rei?
Patrick fechou um acordo de adaptação de sua obra literária com o estúdio Lionsgate e os termos deste acordo vão muito além de uma simples trilogia cinematográfica, e pode ser resumida em uma mensagem da cúpula da Lionsgate para o autor:
“Sobre aquela coisa de série de TV e filme que você mencionou, se a gente vai fazer um acordo por algum tipo de narração interligada e multiplataforma baseada nos seus livros, não faria mais sentido fazer um jogo de videogame junto com a série de TV e os filmes? Sério, por que não deveríamos fazer um videogame também?”
E por isso que eu digo mesmo que você nunca tenha ouvido falar desta série literária, se prepare, porque muito em breve irá ficar tão fã quanto é de Games of Thrones, pois o autor é muito categórico em preservar os rumos da história nas adaptações e este acordo o deixará tão no controle quanto a J.K. Rowling esteve na adaptação de sua saga (assim espero!).
Pode parecer até forçar a barra ter filmes, uma série de TV e um game sobre a saga, mas se bem feito este caminho multiplataforma irá agradar – e muito – aos fãs, que esperam uma longa adaptação e esmero dignos para a história que é tão rica em detalhes quanto O Senhor dos Anéis, que fez muito sucesso no cinema, mas desagradou a muitos fãs por cortar muitos detalhes e até mesmo personagens. Essa aposta da Lionsgate a princípio muito me agrada como fã da saga.
Mas admito que estou muito curioso com a possível escalação de elenco ou mesmo para as soluções para o roteiro, e as músicas. Uau! Quem irá interpretar o Kvothe tocando seu alaúde? Muito se especula pela internet, muitos gostariam que o travesso Loki – ou melhor – o Tom Hiddleston interpretasse o papel principal e que a nossa Khaleesi, Emilia Clarke, ficasse no papel da personagem Denna.
Opa… preciso contar uma sinopse básica do livro.
Kvothe passou sua infância com a família de artistas itinerantes do povo dos Edena Ruh, ali aprendeu a tocar, cantar, interpretar e muitos outros costumes tradicionais de seu povo. Em um terrível incidente, ele presenciou sua família e amigos serem cruelmente mortos por um misterioso grupo que pareciam demônios, depois descobriu que este grupo era o lendário Chandriano e seus sete assassinos liderados por Haliax.
A partir deste momento, Kvothe passa a dividir sua vida em duas metas: aprender o mistério por trás da arte de nomear as coisas e a necessidade de reunir informações sobre o Chandriano, levando nosso também muito misterioso personagem em uma jornada incrível de conhecimento e aventuras de tirar o sono dos leitores para devorar as páginas dos livros.
O Nome do Vento – A Crônica do Matador do Rei: Primeiro Dia – Vol. 1
- Patrick Rothfuss
- Editora Sextante
O Temor do Sábio – A Crônica do Matador do Rei: Segundo Dia – Vol. 2
- Patrick Rothfuss
- Editora Sextante