Oscar 2017 | Saiba mais sobre cada um dos 9 filmes indicados

O fim de semana da tão esperada cerimônia de premiação do Oscar chegou!  A aguardada cerimônia da entrega das cobiçadas estatuetas douradas será exibida com exclusividade pela TNT no domingo, 26 de fevereiro, a partir das 21h, ao vivo, e direto do Dolby Theatre, em Hollywood. A festa terá apresentação do comediante Jimmy Kimmel.

São 24 categorias ao todo, mas a mais cobiçada e esperada sempre é a de Melhor Filme. Qual o longa que será eleito pela Academia? Este ano, nove produções estão no páreo pela estatueta. Com 14 indicações em 13 categorias, La La Land: Cantando Estações é o forte concorrente da noite. O filme de Damien Chazelle entrou para a lista dos mais indicados da história da premiação ao lado de Titanic e A Malvada. Os atores Ryan Gosling e Emma Stone, protagonistas do musical, estão concorrendo ao prêmio de Melhor Ator e Melhor Atriz, respectivamente.

Mas os concorrentes são de peso. O sensível e violento Moonlight: Sob a Luz do Luar, a ficção científica A Chegada e os dramáticos Manchester à Beira-mar e Até o Último Homem, disputam com La La Land o prêmio de melhor filme, juntamente com A Qualquer Custo, Estrelas Além do Tempo, Lion: Uma Jornada para Casa e Um Limite entre Nós, filme protagonizado por Viola Daves e Denzel Washington.

+ PARTICIPE DO BOLÃO DO OSCAR 2017

O Crônicas fez uma síntese sobre cada um dos filmes na disputa. Tem o seu favorito?

 

LA LA LAND

O musical que traz Ryan Gosling e Emma Stone como Sebastian e Mia chega ao Oscar como filme de maior repercussão no último ano. Além de concorrer a 14 estatuetas, o trabalho do diretor Damien Chazelle já faturou, por exemplo, 7 Globos de Ouro e 8 prêmios no Critics Choice Awards. Isso só pra citar alguns. Sob os holofotes do mundo, “La La Land” foi considerado fantástico e apaixonante por muitos; porém, superestimado por outros. O longa estreou no dia 19 de janeiro aqui no Brasil e ainda está em cartaz em algumas salas de cinema.

https://www.youtube.com/watch?v=X1Y6HHdlYKM

 

A QUALQUER CUSTO

Típico faroeste moderno, o filme tem Jeff Bridges interpretando um bom e velho xerife do interior do Texas. A trama mostra a perseguição do oficial, que está prestes a se aposentar, a dois irmãos (Chris Pine e Ben Foster) que decidem assaltar bancos pra pagar a hipoteca da fazenda da família. Mostrando as contradições de cada um dos lados, o diretor David Mackenzie garante condução adequada do roteiro e um bom divertimento durante o longa – que está longe de ser um dos favoritos no Oscar. A Qualquer Custo estreou dia 2 de fevereiro no Brasil e está em cartaz em algumas salas de cinema.

https://www.youtube.com/watch?v=Az8ibr67OpM&t=92s

 

ESTRELAS ALÉM DO TEMPO
+ Leia nossa crítica aqui

Presente em três categorias do Oscar, a produção dirigida por Theodore Melfi concorre como Melhor Filme, Melhor Atriz Coadjuvante (Octavia Spencer) e Melhor Roteiro Adaptado (Theodore Melfi e Allison Schroeder). Depois de mais de duas horas de filme, a pergunta que você se faz é a seguinte: Como não contaram isso antes no cinema? É impressionante saber o quanto três mulheres negras nos anos 60, quando o mundo era muito mais dividido e desigual, conseguiram quebrar as barreiras do preconceito através de inteligência, capacidade e muita coragem. Merece levar alguma das estatuetas pra casa!

 

UM LIMITE ENTRE NÓS 

Com a excelente Viola Davis e o ótimo Denzel Washington, o longa é baseado na peça teatral escrita pelo autor americano ganhador do Prêmio Pulitzer em 1987, August Wilson. A adaptação para o cinema é dirigida também por Denzel. Emocionante e com excelentes atuações, a trama retrata a vida de Troy Maxson e os conflitos que permeiam suas relações sociais e familiares. Casado com Rose, ele leva uma vida difícil, em uma América hostil aos negros. Quando seu filho Cory (Jovan Adepo) decide seguir carreira no beisebol – antigo sonho do pai – a convivência entre os eles começa a ficar cada vez mais complicada. “Um Limite Entre Nós” concorre às categorias de Melhor Filme, Melhor Ator (Denzel Wahington), Melhor Atriz Coadjuvante (Viola Davis) e Melhor Roteiro Adaptado.

 

A CHEGADA 

Pra quem curte filmes que falam sobre a relação do ser humano terráqueo com seres interplanetários, o trabalho do diretor Denis Villeneuve agrada. E muito! A Chegada é daquelas produções de encher os olhos, com excelente fotografia e uma trama intrigante. Excelente também é a atuação de Amy Adams, que merecia uma indicação como Melhor Atriz. Ela interpreta a Dra. Louise Banks (Amy Adams), uma linguista procurada por militares para traduzir os sinais e desvendar se os alienígenas representam uma ameaça ou não. No entanto, a resposta para todas as perguntas e mistérios pode ameaçar a vida de Louise e a existência de toda a humanidade. O filme estreou em novembro passado aqui no Brasil.

 

LION: UMA JORNADA PARA CASA

Com a chancela de 6 indicações ao Oscar – incluindo Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante pra Dev Patel e Melhor Atriz Coadjuvante pra Nicole Kidman, o longa, que é dividido em dois momentos, não dá espaço para a diversão. Você precisa se emocionar! É uma verdadeira obra de arte baseada na história real do indiano Saroo, que se perdeu do irmão numa estação de trem de Calcutá e enfrentou grandes desafios para sobreviver sozinho até ser adotado por uma família australiana. Incapaz de superar o que aconteceu, aos 25 anos, ele decide buscar uma forma de reencontrar sua família biológica. A estreia aqui no Brasil foi no dia 16 de fevereiro.

https://www.youtube.com/watch?v=gU4T0vWXwxk&t=7s

 

ATÉ O ÚLTIMO HOMEM

Superação, emoção, coragem e uma história real envolvendo a Segunda Guerra Mundial. Com esses ingredientes, Mel Gibson retornou ao cinema como diretor depois de 10 anos. E foi um retorno e tanto! Com 6 indicações ao Oscar (melhor filme, melhor diretor, melhor ator, melhor edição, melhor edição de som e melhor mixagem de som) e ovacionado pelos críticos no Festival de Veneza, o longa é baseado na história real de Desmond T. Doss (Andrew Garfield), um médico do Exército dos EUA que serviu na Segunda Guerra Mundial, durante a Batalha de Okinawa e se recusou a matar. Mesmo sem usar armas, Doss ficou marcado na história. Até o Último Homem estreou dia 26 de janeiro aqui no Brasil.

https://www.youtube.com/watch?v=wNXLnPNvJCs&t=4s

 

MANCHESTER À BEIRA-MAR

Um retrato da angústia e da tristeza que pode afligir um ser humano, o filme consegue retratar o drama sem ser melodramático e forçado. Tá aí o grande mérito no trabalho do diretor Kenneth Lonergan, que conta com excelentes atuações de Casey Affleck e Lucas Hedges, ambos indicados ao Oscar, pra mostrar a trajetória de Lee Chandler, um homem que é forçado a retornar para sua cidade natal com o objetivo de tomar conta de seu sobrinho adolescente após o pai do rapaz, seu irmão, falecer precocemente. Este retorno ficará ainda mais complicado quando Lee precisar enfrentar as razões que o fizeram ir embora e deixar sua família para trás, anos antes. Filmão! Estreou dia 19 de janeiro no Brasil.

 

MOONLIGHT: SOB A LUZ DO LUAR
+ Leia nossa crítica aqui

Não é por acaso que Moonlight: Sob a Luz do Luar aparece com 8 indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor. O longa escrito e comandado por Barry Jenkins é um retrato profundo da solidão humana e da busca por autoconhecimento. A trama se divide em três fases, que retratam a infância, a adolescência e a vida adulta de Chiron, personagem que mantém o olhar triste e introspectivo ao longo das quase duas horas de filme. Tudo é mostrado através de uma fotografia que se encaixa com os diálogos inteligentes. A trama é linear, sem grandes exageros ou ‘gran finales’. Moonlight estreou dia 23 de fevereiro no Brasil.

Redação
Crônicas do Agora é um site de variedades e entretenimento. Envie um e-mail pra redacao@cronicasdoagora.com.br e fale com a gente!