La La Land, o acumulador de prêmios e indicações

Na semana em que estreia nos cinemas brasileiros, La La Land ganhou destaque nos principais jornais do país. Pra citar apenas alguns:

A Folha de S.Paulo fez uma matéria que ocupava a primeira página inteira do seu caderno Ilustrada. O texto assinado por Rodrigo Salem conta a trajetória e entrevista Damien Chazelle, diretor e roteirista do longa, que conta as dificuldades que teve pra conseguir vender um musical à moda antiga. “Ninguém queria chegar nem perto do projeto”. Na mesma página, a crítica de Inácio Araújo classifica La La Land como muito bom: “filme foge dos clichês e promove o encontro do velho com o novo”.

Já a matéria de Eduardo Braga, para O Globo, explica “Por que La La Land se tornou o grande vitorioso do Globo de Ouro e uma das principais apostas ao Oscar”. Logo na abertura do texto, ele cita as principais críticas de quem não gostou do filme: “Você pode dizer que Ryan Gosling não sabe cantar. Que Emma Stone, dançando, é uma boa atriz. Que não há um único personagem gay em um musical passado na Los Angeles atual. E apontar a aparente contradição de um filme assumidamente saudoso da era do jazz rechear a trilha sonora com um punhado de baladas-chiclete. Você tem carradas de razão, mas também pode, é claro, ser um chato de galochas.”. Na sequência, ele explica os motivos do filme ser bem quisto pela maioria das pessoas.

O trabalho de Damien Chazelle (foto) não é assunto da mídia tradicional e de críticos independentes por um acaso. Os prêmios e indicações já conquistados explicam a necessidade de falar sobre La La Land.

– 7 Globos de Ouro
– 8 prêmios no Critics Choice Awards
– Melhor atriz para Emma Stone no Festival de Veneza
– Melhor filme pelo público no Festival de Toronto, pelos Círculo de Críticos de Cinema de NY e pela Sociedade de Críticos de Boston
– 11 indicações ao BAFTA, principal prêmio de cinema da Inglaterra
– Indicado a melhor filme pelo Sindicato dos Produtores dos EUA
– Indicado a melhor ator e atriz pelo Sindicato dos Atores dos EUA (SAG Awards)
– Indicado a melhor roteiro pelo Sindicato dos Roteiristas dos EUA

A lista final de indicados ao Oscar 2017 será anunciada apenas em 24 de janeiro

Veja Ryan Gosling e Emma Stone cantando City Of Stars, música que levou o Golden Globes de melhor canção original. A composição é de Justin Hurwitz.

La La Land estreia nesta quinta-feira (19) nos cinemas brasileiros.