Crítica | Moonlight: Sob a Luz do Luar

Não é por acaso que Moonlight: Sob a Luz do Luar aparece com 8 indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor. O longa escrito e comandado por Barry Jenkins é um retrato profundo da solidão humana e da busca por autoconhecimento. A trama se divide em três fases, que retratam a infância, a adolescência e a vida adulta de Chiron, personagem que mantém o olhar triste e introspectivo ao longo das quase duas horas de filme.

A história começa quando Chiron tem 10 anos de idade. Ele mora numa comunidade pobre de Miami, onde o tráfico de drogas dá as cartas. Vítima de bullying na escola, é conhecido como “Little” (Pequeno). Em casa, sofre com a mãe viciada em crack, interpretada pela excelente Naomi Harris, que concorre ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.


O menino, então, conhece Juan (Mahershala Ali – indicado como Melhor Ator Coadjuvante), que o acolhe e passa a lhe ensinar algumas coisas sobre a vida, tentando dar a força necessária pra que Chiron enfrente seus problemas.


Além de Juan e de sua namorada Teresa (Janelle Monáe), o único amigo com quem Little pode contar é Kevin, um cara engraçado, que se dá bem com todo mundo. Nesse contexto, a trama percorre o bullying na infância, as crises de identidade e sexualidade da adolescência, até chegar à tentação do universo do crime e das drogas quando “Little Chiron” se transforma em “Black”.

O diretor Barry Jenkins consegue trazer pra tela um verdadeiro estudo do ser humano, com seus medos, inseguranças e contradições. Tudo isso através de uma fotografia que se encaixa com os diálogos inteligentes. A trama é linear, sem grandes exageros ou ‘gran finales’. O longa tem a proposta de ser tão introspectivo quanto o seu personagem central – e talvez isso pode fazer com que a produção não caia nas graças de algumas pessoas. A variada trilha sonora conta com Caetano Veloso cantando Cucurrucucu Paloma.

Pra fechar a conta: Moonlight é sensível, instigante e necessário. O filme estreia dia 23 de fevereiro nos cinemas brasileiros. Veja o trailer.

>

 

Vinícius Andrade
Criador do Crônicas do Agora. Jornalista que trabalha com foco em SEO e na criação de conteúdos para diferentes plataformas. Interessado em boas conversas, textos e histórias. Já foi editor do Notícias da TV, além de ter atuado como social media, roteirista e produtor ao longo da carreira de mais de 11 anos. E-mail: viniandrade@cronicasdoagora.com.br