CLÁSSICOS NETFLIX | A Escolha de Sofia

Obra baseada no best-seller de mesmo nome, o filme A Escolha de Sofia (1982), que conta com uma interpretação intensa da rainha do cinema Meryl Streep, é um dos clássicos do cinema disponíveis na Netflix.

A história se passa em 1947, após a Segunda Guerra Mundial, e é contada pelo olhar do jovem escritor Stingo – vivido pelo ator Peter MacNicol (série Veep), que aluga um apartamento em Nova York e fica intrigado com o excêntrico casal do andar de cima. Sofia (Meryl Streep) e Nathan (Kevin Kline). Ela é uma polonesa que sobreviveu ao holocausto e viu os horrores dos campos de concentração; delicada e gentil, vive um conturbado relacionamento.

Para fugir dos seus demônios, o casal Sofia e Nathan vive num mundo paralelo que dobra a realidade e transforma a vida o mais suportável possível, o que encanta Stingo. Mas os segredos que tentam enterrar são bem mais obscuras do que o jovem escritor pode imaginar. São tragédias que marcam e deformam a alma de uma pessoa, tirando qualquer chance de um dia ser reparada.

O filme foi dirigido por Alan J. Pakula, que tem em seu currículo obras como O Dossiê Pelicano (1993) e Inimigo Íntimo (1997). A Escolha de Sofia teve 3 indicações ao Oscar de 1983.

Meryl Streep foi premiada como Melhor Atriz. Com um final chocante, o filme é uma obra-prima do drama. Não tem grandes efeitos e a narrativa foi construída de forma simples, assim como seus cenários, mas todo o desenrolar foi bem elaborado.

Para quem curte longas que tocam o coração e que demandam uma caixa de lenços ao lado da pipoca, essa é uma ótima pedida.