CLÁSSICOS NETFLIX | Bonequinha de Luxo
Fútil, ambiciosa e sonhadora. Esta é Audrey Hepburn no clássico da década de 60, Bonequinha de Luxo. Além da magnifica atuação da diva, o filme conta com uma apaixonante trilha sonora que aquecerá o coração dos românticos de plantão.
Holly Golightly (Audrey Hepburn), uma garota de programa de Nova York, planeja conquistar e se casar com um homem rico. Desta forma, poderá desfrutar das mordomias que o dinheiro proporciona. Numa rotina de infindáveis festas, recebendo importantes personalidades e inúmeros admiradores, a nova-iorquina se esconde da sua complicada realidade em um mundo superficial, buscando conforto na vitrine da joalheira Tiffany’s, onde toma café da manhã quase todos os dias, com um croissant na mão e um copo de café na outra. A loja é seu ideal de felicidade, tendo a ilusão de que somente quando tiver uma das joias daquele mágico lugar, sua vida estará completa e perfeita. Mas, como toda narrativa romântica tem sua reviravolta, a da película acontece no momento em que o jovem escritor Paul Varjak (George Peppard) passa a morar no mesmo prédio da garota de programa e acaba despertando nela o sentimento que até então evitava, o amor. Apesar de praticar o desapego, tentando a todo custo não se conectar a ninguém, nem mesmo ao gato que fica em seu apartamento – se recusando a dar nome ao felino, ela perde a batalha quando se apaixona pelo vizinho.
A obra é baseada no livro de mesmo nome de Trumam Capote. Na versão cinematográfica, a direção ficou a cargo de Blake Edwards, mesmo diretor e roteirista de ‘A pantera cor-de-rosa’. A trama que conhecemos poderia ter sido totalmente diferente se o plano inicial da produção tivesse vingado: ter Marilyn Monroe como protagonista. As atrizes de perfis e biotipos totalmente diferentes sempre determinaram o tom dos filmes em que atuaram. Enquanto Hepburn trazia a suavidade da mocinha romântica e delicada, Monroe era a sensualidade e o desejo personificados.
No Oscar de 1962, o clássico foi premiado nas categorias melhor trilha sonora e canção original, com a música Moon River – escrita especialmente para Audrey Hepburn, que também foi indicada como melhor atriz, entretanto quem levou o prêmio naquele foi Sophia Loren pela atuação em Duas Mulheres.
Com uma das mais marcantes aberturas do cinema – Hepburn em frente a Tiffany’s admirando a vitrine com seu café na mão – Bonequinha de Luxo é uma pérola da sétima arte do século passado, tratando com simplicidade as nuances do amor. O desfecho sutil e comovente mostra a típica moral da história: o amor sempre vence, proporcionando o final perfeito para este belíssimo filme e para quem gosta do gênero.
A melhor parte é que está disponível no catálogo da Netfix.