CINEMA EM CASA | Boneco do Mal, um filme fora do comum
Surpreendente. Creio que esta seja a palavra para definir o filme Boneco do Mal, de William Bren Bell (diretor de “Filha do Mal” e Stay Alive – Jogo Mortal). É uma produção que aqui no Brasil pode ter espantado o público, já que a tradução que fizeram do título ficou meio clichê. No entanto, pra quem procura se aventurar, vai ter uma agradável – ou horrível – experiência.
O longa conta a história de uma jovem americana chamada Greta (Laura Cohan) que se muda para a Inglaterra. Ela arruma um emprego como babá em uma casa no interior de uma pequena cidade. Os residentes da propriedade são o Sr. e Sra. Heelshire (Jim Norton e Diana Hardcastle), com seu pequeno filho Brains, que é um tanto peculiar. Na verdade, é a sua representação em um boneco de porcelana. Pode parecer loucura ou uma brincadeira, é o que a protagonista também acha num primeiro momento, mas depois ela percebe que a situação é levada a sério. E que chegou acontecer após um acidente que resultou num incêndio levando a criança à morte. A babá recebe uma lista de cuidados com Brahms, que é ignorada e acaba trazendo consequências desastrosas.
Boneco do Mal tem um enredo bem estruturado, é construído de uma forma inteligente. Conforme a história é contada várias pistas são dadas ao público sobre uma importante revelação que vai acontecer posteriormente. É um filme que você deve assistir uma primeira vez para absorver e viver tudo que a produção tem a oferecer sem muitas informações já armazenadas anteriormente. E depois de um tempo ver de novo, agora já com uma bagagem e prestando atenção como o roteirista, Stacey Menear, foi trabalhando vários elementos para compor seu texto.
A atuação de Laura Cohan é um dos pontos que merece destaque. Ela consegue mergulhar na proposta que seu personagem pede. Para os fãs de “The Walking Dead”, não é possível ver a imagem do seu papel interpretado na série como Maggie Greene. Ela praticamente fica mais tempo sozinha atuando com um boneco. Dividindo a cena em alguns momentos com Malcolm (Rupert Evans), o entregador de compras do mercado local, que também é seu par romântico.
A trilha sonora, que não é ruim, mas também não é extraordinária, ficou por conta de Bear McCreary, de “ Floresta Maldita” e “Rua CloverField 10”.
Resumindo: Boneco do Mal é um longa que não é para sentir medo, mas para gerar suspense. O ritmo é lento, mas não chega a ser maçante. Em certo ponto, há até uma inserção de adrenalina no coração, com uma revelação que dá um impacto eminente. Vale a pena para quem curte terror ou suspense dar uma chance ao filme, a típica história que depois continua na sua cabeça por um tempo.
*o filme está disponível na Netflix.
BONECO DO MAL
TRAILER
SINOPSE
Greta (Lauren Cohan) é uma jovem americana que aceita um trabalho como babá em uma pequena vila inglesa. Porém, o garoto de 8 anos de quem ela tem que cuidar é, na verdade, um boneco de quem o casal cuida como se fosse um menino de verdade, como uma forma de lidarem com a morte do filho, ocorrida 20 anos antes. Após violar uma lista de regras do garoto, uma série de eventos inexplicáveis transformam a vida dela em um pesadelo.