Aprenda receitas do MasterChef pra fazer em casa

Quando a gente assiste MasterChef dá água na boca e uma impressão de que é impossível fazer aquilo naquele tempo. Realmente não dá pra reproduzir a pressão do programa de televisão em casa, mas as receitas que os chefs fazem é possível tentar, pelo menos, na sua cozinha. Perfeito pra impressionar alguém num jantar ou simplesmente desafiar as suas habilidades culinárias.

Selecionamos 3 receitas que foram feitas da terceira edição do MasterChef. Anote aí!

SOBRECOXA DE FRANGO THAI COM MOYASHI E SHITAKE

Curry
Sal

Modo de preparo

Desosse a sobrecoxa, corte em tiras e faça uma marinada com bastante especiarias: páprica doce, páprica picante, gengibre, pimenta dedo de moça, azeite, sal, pimenta, curry, laranja-Bahia e limão siciliano. Feche tudo na seladora a vácuo para impregnar essa sobrecoxa com os sabores da marinada. Deixe lá por 15 minutos.

Corte o shitake e o refogue na manteiga com um pouco de água para deixar bem macio e saboroso. Acerte o sal e a pimenta. Salteie o moyashi bem rapidamente, para deixar ele crocante.

Tire a marinada do frango e sele bem as tiras, no fogo alto, com um pouco de manteiga para caramelizar. Reserve. Coloque cebola, alho e o caldo da marinada em uma panela com um pouco mais de pimenta dedo de moça e gengibre. Refogue. Volte o frango para esse molho e finalize com um pouco de leite de coco.

Na montagem, coloque o moyashi por baixo junto com o shitake. Coloque por cima esse frango com curry e adicione um pouco de molho para deixar o prato mais suculento. Finalize com folhas de coentro, nirá (cebolinha japonesa) e ciboulette.

Tempo de preparo: 1 hora

CORDEIRO COM PURÊ DE ABÓBORA, CENOURA E GENGIBRE
– feita em equipe (vermelha)

Ingredientes para o filé mignon

2 peças de filé mignon de cordeiro

Açúcar a gosto
Sal a gosto

Modo de preparo

Faça um purê com a abóbora moranga, a cenoura, o cravo, a canela, o gengibre e o creme de leite. Limpe as peças de filé mignon de cordeiro, tirando a gordura e as aparas. Reserve-as. Faça o filé mignon em uma frigideira, com manteiga e hortelã para dar um aroma. Com a couve-flor, faça um crispy crocante. Para fazer a salsa verde, misture o manjericão verde, o manjericão roxo, a hortelã, o estragão, a cebola, o alho, o azeite e o sal.

Para fazer o demi-glace, faça uma base de vegetais e com as asparas do filé mignon de cordeiro, além da gordura. Refogue tudo e reduza com o vinho. Termine na manteiga, acertando o sal e um pouco do açúcar, se precisar.

Depois, passe na chinoa para ficar somente o líquido. Coloque novamente na panela para dar consistência. Pegue o caldo que sobrou da frigideira onde o filé mignon foi feito, misture no molho. Coe novamente.

Para montar o prato, faça uma cama com o purê de abóbora. Coloque o filé mignon de cordeiro por cima. Coloque um pouco da salsa verde em volta, junto com o crispy de couve-flor. Finalize com o demi-glace por cima da carne.

Tempo de preparo: 1h30

TORTA DE PITAYA COM CREME DE CONFEITEIRO
– feita por Lee, Fábio e Raquel

Ingredientes para a massa

200 g de farinha
100 g de manteiga
50 ml de água gelada
1 colher (sopa) de açúcar
1 pitada de sal

Modo de preparo da massa

Misture a farinha com a manteiga. Esfarele até ficar em ponto de areia. Adicione o sal e o açúcar. Acrescente a água gelada aos poucos até chegar ao ponto em que a massa solta das suas mãos. Refrigere por 10 minutos. Monte na forma com uma espessura de 0,5 centímetros. Fure toda a massa com um garfo e asse por 25 minutos. Deixe esfriar.

Ingredientes para o creme de confeiteiro

500 ml de leite
120 g de gema
62 g de açúcar de confeiteiro
40 g de amido
1 fava de baunilha

Modo de preparo do creme de confeiteiro

Ferva o leite com as sementes da fava de baunilha e 62 g de açúcar de confeiteiro. Em outro bowl, misture 62 g de açúcar com as gemas e o amido. Bata levemente com um fouet. Acrescente aos poucos o leite quente com cuidado para não cozinhar as gemas. Termine de acrescentar o leite. Peneire. Volte para o fogo e cozinhe mexendo sempre com o fouet até engrossar. Vire num tabuleiro e cubra com papel filme. Deixe resfriar.

Ingredientes para a montagem

Groselhas a gosto
Pitaya a gosto
Coco a gosto

Montagem

Corte a pitaya em dadinhos, fatie o coco e separe as groselhas. Quando o creme de confeiteiro esfriar, coloque em um bowl. Bata com um fouet até ficar lisinho. Coloque o creme na massa e salpique com frutas frescas.

Tempo de preparo: 1 hora

Mais receitas no site oficial do MasterChef Brasil.