Aliança do Crime: intenso, filme traz o melhor da atuação de Johnny Depp
O filme baseado no livro “Black Mass” conta a história real da aliança feita entre um agente do FBI, John Connolly (Joel Edgerton) e um dos maiores mafiosos nos EUA, o irlandês James “Whitey” Bulger (Johnny Depp). O intuito da aliança é conseguir capturar o inimigo em comum que o FBI e Bulger tinham: a máfia italiana. Com o auxílio mútuo Bulger conseguiu eliminar a concorrência e seus negócios cresceram ainda mais. Com o tanto de dinheiro ajudou o Exército Revolucionário Irlandês, que lutava pela independência da Irlanda do Norte.
O que não podemos deixar de notar é a relação que existia entre o agente do FBI, Connolly, Bulger e seu irmão Billy (presidente do Senado). Os três cresceram juntos na região mais simples de Boston, em Southie e essa ligação muitas vezes ultrapassava os limites da legalidade. O filme deixa claro que Connolly escondia coisas do FBI e ajudava Bulger em seus negócios, tudo isso por gratidão, já que Bulger uma vez salvou o agente de uma briga quando era criança.
Connolly e Bulger
Depp aparece quase irreconhecível, envelhecido, com olhos azuis e pouco cabelo. O papel que ator faz é muito intenso e junto dele vieram cenas fortes. Bulger era um criminoso, psicopata e nada agradável, matava todos que o atrapalhavam. Mesmo após algumas tragédias na vida pessoal, como o falecimento da mãe e do filho, o mafioso não mudou, continuou ambicioso e aumentando as fronteiras de seus negócios.
O próprio Depp afirma que Bulger “era um homem muito complicado”. Na vizinhança ajudava as senhorinhas e em casa jogava baralho com a mãe, mas nas ruas assassinava e torturava qualquer pessoa que interferisse em seus negócios.
Johnny Depp como Bulger
O longa conta também com uma ótima trilha sonora feita por Tom Holkenborg e também com músicas da época, como Slave dos The Rolling Stones, que envolvem ainda mais os espectadores nas cenas e deixam o filme mais emocionante.
Johnny Depp trouxe o melhor de si para este papel e existem grandes possibilidades de ser indicado ao Oscar pela atuação. Filme tão bom e intenso que você sai pesado da sala de cinema.
Trailer:
Sinopse: Na região sul de Boston nos anos 1970, o agente do FBI John Connolly (Joel Edgerton) convence o Mafioso irlandês James “Whitey” Bulger (Depp) a colaborar com o FBI e eliminar um inimigo comum: a máfia italiana. O drama conta a história verdadeira desta aliança inusitada, que saiu do controle, permitindo que Whitey descumprisse leis impunemente, consolidasse seu poder e se tornasse um dos gângsteres mais cruéis e poderosos da história de Boston.
AVALIAÇÃO DO CRÔNICAS: Ótimo