A CABANA | O que este emocionante filme pode ensinar sobre encarar a vida?
A Cabana não é um filme religioso, mas trata da importância que a fé pode ter na vida de um ser humano. É uma trama capaz de emocionar e derrubar rios de lágrimas de quem está disposto a assistir uma lição de vida em forma de longa-metragem.
A produção dirigida por Stuart Hazeldine é baseada no best-seller de mesmo nome, que conta a história de um homem envolto numa tenebrosa confusão e tristeza interna após sua filha mais nova ser assassinada em uma cabana nas montanhas. Detalhe: o corpo da menina nunca foi encontrado.
Mackenzie Phillips, o pai, é brilhantemente interpretado por Sam Worthington, que consegue trazer à tona todos os sentimentos do personagem de uma maneira sensível. Depressão, tristeza profunda e a dor da culpa são problemas que o acompanham depois da morte de Missy. Até então pai e marido amoroso, ele passa a sofrer demais, fica traumatizado, incrédulo em Deus e perde a fé nos relacionamentos.
Anos depois da tragédia, ele é chamado para voltar à Cabana onde tudo aconteceu com sua filha. Esse convite é feito através de uma misteriosa carta, supostamente assinada por Deus.
((( A PARTIR DAQUI, TEM ALGUNS SPOILERS SOBRE O DESENROLAR DA HISTÓRIA )))
Com roteiro de John Fusco, Andrew Lanham e Destin Cretton, o longa mostra a difícil relação que Mack começa a ter com Deus, representado pela vencedora do Oscar, Octavia Spencer, numa surpreendente e emocionante atuação. Além de desmistificar o esteriótipo do Todo Poderoso como um senhor de barbas.
Mack também se encontra com o Filho Jesus e com o Espírito Santo. E a partir desse relacionamento, o homem depressivo passa a perceber como Deus age em sua vida, sem evitar o mal inevitável, mas amando-o em todos os momentos.
A tristeza, a mágoa e a dor podem não ser nunca apagadas, porém podem gerar novos e inesperados frutos no tempo certo. A Cabana mostra o quanto não devemos julgar os outros, ensinamento retratado pela brilhante e forte atuação de Alice Braga como a Sabedoria. Papel importantíssimo para a superação e a cura emocional de Mack.
Cura que possibilita ele abrir os olhos para a relevância do perdão, uma atitude difícil e muito bem trabalhada neste filme. Uma resignação. Um alívio. Uma das maiores lições desta história.
Nas montanhas, cercado por lindos campos de flores e na presença da Santa Trindade, Mack volta a encontrar o que havia perdido pelo caminho. Com o coração transbordando de fé, o pai ferido pela morte da filha entende o valor do perdão, a importância do recomeço de quem ainda tem dois filhos e uma esposa carentes de seu amor. Além de relembrar o real significado dos relacionamentos.
O final desta história é lindo. Surpreendente. Arrepiante. Emocionante. E você enxerga a trajetória de um homem transformado depois de passar um fim de semana com Deus.
Ter fé, ser grato por tudo por tudo o que temos, não julgar o próximo, entender que o amor move qualquer relacionamento e que devemos valorizar pessoas que nos amam são as lições de vida que este maravilhoso filme me trouxe. Além de mostrar que problemas, tristezas e decepções fazem parte da caminhada, mas não podem ser mais importantes que o todo.
A Cabana está em cartaz nos cinemas. Essa obra tocou não só o meu coração, mas minha alma de uma forma única, permitindo a reflexão sobre o que nós queremos e o que somos para o mundo. Dica: assista acompanhado por uma caixa de lenços!