4 livros para se apaixonar por Jorge Amado

6 de Agosto de 2016: 15 anos que o Brasil perdeu Jorge, um dos escritores mais Amados do mundo. Com mais de 40 livros publicados, traduzidos para mais de 40 idiomas, ele é o autor com maior número de adaptações para TV, teatro e até cinema.

Jorge Amado levou os problemas e as classes mais desfavorecidas da Bahia para o mundo! Ele escrevia de forma simples, relatando a miséria de maneira envolvente e romântica.

Pensando nisso, fizemos uma lista com 4 livros do autor que você precisa conhecer!

 

1. Capitães da Areia

Esse é um dos livros mais conhecidos do escritor, que retrata a Bahia dos anos 30. O romance mostra a vida de crianças abandonadas, conhecidas como “Capitães da Areia”, que faziam de trapiches sua casa e da rua sua escola. Eles crescem sem saber o que é ser criança, roubando para sobreviver, aprendendo e convivendo desde cedo os prazeres e desprazeres da vida.

 

2. Mar Morto

O livro conta as histórias dos cais da Bahia e o destino já traçado dos mestres de saveiros a morrer no mar e morar com Iemanjá. Para eles “é doce morrer no mar”. A história gira em torno de Guma, um mestre de saveiro, e sua esposa Lívia, que teme que seu homem tenha o mesmo destino de todos os outros. É impossível não se apaixonar pela simplicidade e poesia desse romance!

 

3. Dona Flor e Seu Dois Maridos

Essa história muita gente conhece, virou novela, peça e até filme. A obra passa em torno de Dona Flor, uma professora de culinária baiana que perde seu marido, Vadinho, de morte súbita em pleno carnaval. Com o passar do tempo ela acaba se casando novamente, mas o fantasma do falecido marido acaba criando uma grande inquietação e confusão em sua vida.

 

4. Gabriella, Cravo e Canela

Assim como Dona Flor e Seus Dois Maridos, esse livro representa uma segunda fase de escrita do autor, que não só tratava mais de temas sociais. A obra conta a história de Gabriela, uma moça inocente e de beleza incomparável, que seduz o sírio Nacib e todos os homens da cidade. Tudo isso no momento histórico em que a cidade Ilhéus tentava se modernizar com a ajuda das exportações de cacau. Essa história foi para a TV e se tornou uma das mais conhecidas novelas brasileiras do mundo.