Quem foi a Rainha Charlotte? Conheça história real com George III
Nova série Netflix do universo de Bridgerton, Rainha Charlotte usa parte da história real da Inglaterra para apresentar a trama protagonizada por India Amarteifio (na fase jovem) e Golda Rosheuvel (adulta). A famosa Shonda Rhimes (de Grey’s Anatomy e Scandal) é a showrunner, produtora executiva e roteirista do sucesso mais recente do streaming.
Uma dúvida que paira entre os espectadores é se a verdadeira Charlotte era realmente negra. Alguns historiadores entendem que sim. De acordo com o pesquisador Mario De Valdes y Cocom, ela era descendente direta de um ramo negro da família real portuguesa e tinha sangue africano.
Segundo reportagem do jornal The Washington Post, em 2018, o historiador descobriu que “o médico real, o barão Christian Friedrich Stockmar, havia descrito Charlotte como ‘pequena e torta, com um verdadeiro rosto de mulata’. Ele também encontrou outras descrições, incluindo Sir Walter Scott escrevendo que ela era ‘mal-colorida’. E um primeiro-ministro que certa vez escreveu sobre a rainha Charlotte: ‘Seu nariz é muito largo e seus lábios muito grossos’.”
O jornal London Sunday Times já havia publicado um material em 1999 tratando sobre “os ancestrais negros da rainha”.
A família real tem credenciais ocultas que tornam seus membros líderes apropriados da sociedade multicultural da Grã-Bretanha. Tem ancestrais reais negros e mestiços que nunca foram reconhecidos publicamente. Um genealogista americano estabeleceu que a rainha Charlotte, esposa de George III, era descendente direta do filho ilegítimo de uma amante africana da casa real portuguesa.
Quando se passa a série Rainha Charlotte?
Spin-off de Bridgerton, a nova série se passa alguns anos antes da história original. Charlotte nasceu em 19 de maio de 1744. Princesa alemã, ela era a filha mais nova do duque Carl Ludwig Friedrich de Mecklenburg-Strelitz e da princesa Elisabeth Albertine de Saxe-Hildburghausen.
A jovem viajou para a Inglaterra aos 17 anos para se casar com o rei George III, que havia assumido o trono um ano antes. Segundo registros do Palácio de Buckingham, o contrato de casamento foi assinado em agosto de 1761. Uma multidão se reuniu para a cerimônia. A nova rainha foi descrita assim:
“Estatura mediana e bastante pequena, mas sua forma é fina e seu porte gracioso; suas mãos e pescoço extremamente bem torneados; seu cabelo ruivo; seu rosto redondo e belo; os olhos de um azul claro e radiantes de doçura; o nariz um pouco achatado e arrebitado na ponta; a boca bastante grande, com lábios rosados e dentes muito finos.”
Charlotte não sabia inglês quando chegou. Ela se comunicava em alemão e francês com o rei. Menos de um ano após o casamento, a rainha deu à luz seu primeiro herdeiro, que se tornaria mais tarde o rei George IV. Ele foi o único a nascer no Palácio de St. James. Ainda em 1762, o casal, que teve 15 FILHOS, mudou-se para o Palácio de Buckingham.
Na década de 1810, o rei George III passou a sofrer com um transtorno e ficou conhecido como o “rei louco” –ele morreu em 1820. Rainha Charlotte morreu em 1818 e está enterrada na Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor.