Quando estreia o documentário da Xuxa no Globoplay?

Sorridente, apresentadora sorri nos bastidores de Xuxa, o Documentário
Xuxa no cenário de gravação para documentário do Globoplay (Foto: Divulgação)

O documentário sobre Xuxa Meneghel estreia no Globoplay em 13 de julho, quinta-feira. Com direção geral de Pedro Bial, a produção tem 5 episódios, que serão liberados semanalmente para assistir no streaming da Globo. A série tem como objetivo mostrar o que realmente acontecia quando as portas da nave espacial se fechavam. O que envolvia os bastidores da vida pessoal e carreira da eterna Rainha dos Baixinhos?

“Claro que as pessoas não vão poder ver tudo que eu vivi, tudo que eu vi. Mas vai ser muito importante até para as pessoas me verem diferente, sabe? Porque eu me vi diferente. Depois que eu vi o documentário todo, eu olhei e falei: ‘Caramba! Vivi tudo isso’, sabe? Conquistei tudo isso. Eu sou tudo isso! É forte, é muito forte”, explicou Xuxa, que está com 60 anos de idade, em entrevista ao Fantástico.

Por meio de reencontros exclusivos e entrevistas conduzidas por Pedro Bial, a obra relembra a rotina intensa de um ícone pop internacional e as relações com a equipe por trás das câmeras e também com a família.

Onde Xuxa nasceu?

Xuxa, O Documentário mergulha, ainda, nas memórias da apresentadora e resgata a sua trajetória completa. Desde o início como modelo, ainda em Santa Rosa, no Rio Grande do Sul – onde nasceu e foi criada -, passando por sua carreira como atriz. A fama como apresentadora e cantora infantil conquistou a América Latina, Europa e Estados Unidos. Vídeos mostram os encontros dela com personalidades como Michael Jackson e John F. Kennedy Jr, por exemplo.

Marlene Mattos e Xuxa

O documentário do Globoplay também explora a conflituosa relação entre Xuxa e sua ex-empresária, Marlene Mattos. Marlene era diretora dos programas da rainha dos baixinhos na Globo, mas tinha uma postura bastante severa no tratamento com as pessoas. Foi acusada de abuso psicológico.

“Não foi um processo fácil para mim. Não é muito agradável mexer em certas caixinhas, já fechadas há um tempo, embora eu acredite que tenha sido necessário, senão seria um documentário em que as pessoas só veriam e ouviriam coisas que já sabem. A série é um raio-x da minha vida, uma oportunidade para o público conhecer a minha história”.

Xuxa

Xuxa e Marlene romperam de vez a parceria e a amizade em 2002. Após a apresentadora dizer que sentia um “fantoche” da empresária, a diretora chegou a processá-la. O primeiro reencontro entre as duas após 19 anos aconteceu em uma gravação para o documentário. Marlene admitiu que nunca foi uma pessoa fácil.

Eu acertei muito mais do que errei, sabe? O mundo não é isso que você quer que seja. A gente tem que agir às vezes de forma realística, sabe? Você diz… você era uma marionete na minha mão e eu usava você pra fazer outras pessoas de marionete. E é assim. Eu não sei ser condescendente com gente burra, sabe? Eu sou exigente? Sou. Chego a ser cruel? Sou, sou. Mas olha: eu sei fazer as coisas. Quando eu me proponho, eu sei fazer as coisas.

Marlene Mattos, em depoimento a Xuxa, O Documentário.

Quem está no documentário?

A narrativa da série documental é conduzida a partir de relatos da própria Xuxa e de testemunhas-chave que acompanharam de perto a sua explosão, sendo algumas delas:

  • Marlene Mattos
  • Sergio Mallandro
  • Renato Aragão
  • As ex-paquitas Andrea Veiga, Letícia Spiller e Tatiana Maranhão
  • Sandra Lorencini, uma amiga de infância
  • Luiza Brunet
  • Michael Sullivan e Paulo Massadas, responsáveis por algumas canções de sucesso da Xuxa, como “Lua de Cristal”
  • Luciano Szafir
  • Sasha Meneghel
  • Junno
  • Marcia Freitas, uma fã
  • Marcelo Ribeiro, ex-ator mirim que contracenou com Xuxa em Amor, Estranho Amor

Para Pedro Bial, a coragem de Xuxa para falar abertamente sobre a sua vida veio com o tempo:

“Acredito que coincidiu de ela ter se tornado mais consciente, já que estava presa numa gaiola de ouro durante um tempo e, agora, ela se libertou. Posso dizer que observei o processo de envelhecimento de Xuxa também como o de sua libertação; de ter se tornado uma mulher com todos os atributos que ela sempre teve, mas sem regulação, sem ninguém dizendo o que ela pode ou não fazer, e hoje ela pode tudo”.

Pedro Bial, diretor do documentário

Xuxa, O Documentário

  • Quantos episódios são? 5 episódios
  • Quando sai o próximo? Toda quinta-feira
  • Data de estreia: 13 de julho

Vinícius Andrade
Criador do Crônicas do Agora. Jornalista que trabalha com foco em SEO e na criação de conteúdos para diferentes plataformas. Interessado em boas conversas, textos e histórias. Já foi editor do Notícias da TV, além de ter atuado como social media, roteirista e produtor ao longo da carreira de mais de 11 anos. E-mail: viniandrade@cronicasdoagora.com.br