Padre Gabriele Amorth: A história real por trás de O Exorcista do Papa na HBO Max

Fotos do padre Gabriele Amorth (1925-2016) da vida real; ele foi o verdadeiro exorcista do papa
O padre Gabriele Amorth (1925-2016) da vida real (Fotos: Divulgação)

O Exorcista do Papa, filme de terror disponível na HBO Max, tem parte de sua história baseada em fatos reais. O longa tem como personagem principal o padre Gabriele Amorth (Russell Crowe), que realmente existiu! Conheça mais sobre a vida do religioso, que também publicou livros sobre exorcismo.

O padre Gabriele Amorth nasceu em maio de 1925 em Modena, na Itália. Lutou na Segunda Guerra Mundial, filiou-se ao Partido da Democracia Cristã e formou-se em Direito e Jornalismo. Em 1954, tornou-se oficialmente um sacerdote católico. Mais de 30 anos depois, começou sua carreira como exorcista. Em 1986, Amorth foi nomeado para fazer exorcismos pelo bispo vigário de Roma, o cardeal Ugo Poletti (1914-1997).

No ano seguinte à nomeação, o religioso realizou o seu primeiro ritual de expulsão de demônio. No entanto, o trabalho exigiu muito dele. Chegou ao fim cinco meses após iniciado, ou seja, no dia 21 de junho de 1987, às 15h.

Foram necessárias 20 sessões, uma por semana. “Libertar um possuído em tão poucas sessões é um milagre”, admite ele, em um de seus livros. O exorcismo mais curto de seu ministério durou 10 minutos, enquanto mais longo levou quase 30 anos. “Já fico satisfeito quando um caso se resolve em quatro ou cinco anos”, dizia.

Quantos exorcismos Amorth realizou?

Livros e reportagens indicam que Amorth realizou entre 50 mil e 70 mil exorcismos ao longo de sua trajetória. Chegou a fazer 15 expulsões de demônio por dia.

Ao lado do padre francês Rene Chenessau, também fundou, na década de 1990, a Associação Internacional de Exorcistas, reconhecida pelo Vaticano em 2014. Ele permaneceu como presidente da organização até 2000.

De acordo com reportagem da BBC Brasil, atualmente fazem parte da associação cerca de 500 exorcistas. O Monsenhor Rubens Miraglia Zani, da Paróquia Nossa Senhora do Líbano, em Bauru (SP), é um dos 20 brasileiros.

Russell Crowe como o padre Gabriele Amorth, que existiu na vida real (Foto: Sony Pictures)
Russell Crowe como o padre Gabriele Amorth em O Exorcista do Papa

Exorcismo filmado: documentário O Diabo e o Padre Amorth

William Friedkin, diretor de O Exorcista (1973), pediu uma autorização para filmar Amorth realizando um exorcismo. Depois de pensar durante um tempo, aceitou a solicitação, pois demonstrava-se grato ao fato de o longa ter divulgado a figura do exorcista. No entanto, o religioso impôs condições ao cineasta: ele estar sozinho, com uma única câmera de vídeo e não interferir no ritual.

O resultado pode ser visto no documentário O Diabo e o Padre Amorth (The Devil and Father Amorth), disponível para assistir online no Brasil apenas em plataformas de aluguel, como Microsoft (R$ 9,90) e Apple TV (R$ 14,90).

Na produção, que tem pouco mais de uma hora de duração, William Friedkin assiste a um exorcismo com o padre Gabriele Amorth, enquanto trata uma italiana chamada Cristina pela nona vez. Antes das filmagens, Cristina supostamente estava passando por mudanças de comportamento e “ataques” estranhos à psiquiatria e que pioravam durante os feriados cristãos.

Onde assistir ao documentário

O Exorcista do Papa é baseado em casos reais de exorcismo?

Para quem já viu ou ainda vai assistir ao filme na HBO Max, importante deixar claro que o padre Gabriele Amorth é uma figura real e muito do contexto da história de terror também. No entanto, não dá para dizer que O Exorcista é exatamente um filme baseado em fatos reais.

A própria caracterização de Russell Crowe, que nada tem a ver com o Amorth real, indica que os realizadores não se preocuparam tanto em fazer algo totalmente real. Os cineastas pegaram fragmentos das anotações e memórias do padre Amorth e os usaram para inspirar o enredo totalmente fictício em torno do qual o filme se desenrola.

Por outro lado, há situações e relatos verdadeiros do realigioso. Algo que o padre Amorth real dizia e passa também no filme é que a maioria dos casos de possessão que ele encontrou eram, na verdade, casos de doença mental na forma de psicose ou transtornos de personalidade.

Padre Amorth morreu de quê?

Gabriele Amorth morreu em 16 de setembro de 2016, aos 91 anos, no hospital da Fundação Santa Luzia de Roma, na Itália. Dias antes, o sacerdote deu entrada no local por causa de problemas pulmonares.

O Exorcista do Papa (2023)

  • Nota no IMDB: 6,1/10
  • Onde assistir: HBO Max e plataformas digitais (com aluguel)

LEIA TAMBÉM

-> Prime Video libera HBO Max com 7 dias grátis

-> 7 filmes de terror para assistir hoje na HBO Max

Vinícius Andrade
Criador do Crônicas do Agora. Jornalista que trabalha com foco em SEO e na criação de conteúdos para diferentes plataformas. Interessado em boas conversas, textos e histórias. Já foi editor do Notícias da TV, além de ter atuado como social media, roteirista e produtor ao longo da carreira de mais de 11 anos. E-mail: viniandrade@cronicasdoagora.com.br