Nyad é real? Netflix responde dúvidas sobre filme incrível

Annette Bening nadando em Nyad
Annette Bening se preparou bastante para o trabalho em Nyad (Fotos: Netflix)

Nyad, filme sobre uma incrível história real que estreou na Netflix na semana passada, parece que entrará para a lista daquelas joias que ficam meio escondidas no catálogo. Apesar de ser candidato ao Oscar 2024, o longa não está nem no top 10 do serviço de streaming no Brasil nesta semana. Uma pena!

Se você chegou por um acaso neste texto, uma dica: dê uma chance ao filme, que tem nota 7,1 no IMDB e 85% de aprovação no Rotten Tomatoes.

No entanto, se você já assistiu ao longa Nyad, que tem Annette Bening e Jodie Foster no elenco, mas ficou com algumas dúvidas, a Netflix norte-americana publicou um texto no site Tudum respondendo a algumas questões da história. O site conversou com os diretores Jimmy Chin e Elizabeth Chai Vasarhelyi para explicar partes da trama.

O que significa Nyad?

Na mitologia grega, as náiades, ou ninfas da água, eram espíritos femininos que habitavam corpos de água doce. É uma comparação que Diana Nyad (Annette Bening) faz ao longo do filme. Para ela, nadar é literalmente seu direito de nascença.

Quantas tentativas Nyad fez?

No filme, ficamos sabendo que Nyad fez uma tentativa anterior de completar a natação de 160 quilômetros de Cuba até a Flórida em 1978, quando ela tinha 28 anos. Durante a primeira tentativa, seus companheiros desligaram a tomada quando os ventos começaram a desviá-la do curso.

Décadas depois, Nyad fez mais quatro tentativas, conforme retratado no filme. Cada fracasso e nova tentativa aumentavam os riscos para a equipe de natação. A equipe queria comunicar essa pressão crescente a cada sequência individual do filme. “Cada natação tem sua própria personalidade”, diz Vasarhelyi. “Também está ensinando silenciosamente sobre os desafios que ela enfrentará como nadadora, tanto física quanto psicológica e emocionalmente.”

Annette Bening e Jodie Foster abraçadas em cena de Nyad, da Netflix
Annette Bening e Jodie Foster em Nyad

A atriz Annette Bening realmente nadou nas cenas?

Sim. “Ela treinou durante um ano [natação]. Ela não precisava, mas se ela fosse jogar, ela faria o trabalho”, elogia a diretora Elizabeth Chai Vasarhelyi. Aos 64 anos, Bening tinha a mesma idade de Nyad no momento de sua última tentativa –o que não é uma proposta fácil. Mas a quatro vezes indicada ao Oscar se dedicou ao papel com a coragem e o profissionalismo típicos.

“Isso realmente elevou toda a produção, a maneira como ela se comportou no set. Ela foi convidada a fazer uma performance muito difícil, onde ela ficava na água de quatro a seis horas por dia, e a água estava fria, suja, não era divertida. E se Annette não fosse reclamar, ninguém mais poderia reclamar”.

Elizabeth Chai Vasarhelyi, diretora

Por causa do trabalho em Nyad, Annette Bening desponta como uma das cotadas ao Oscar 2024.

O desafio de passar pelas águas-vivas

Um dos muitos obstáculos que Nyad enfrenta durante sua maratona de natação é a população de águas-vivas do estreito da Flórida. O contato com uma água-viva pode encerrar sua tentativa antes mesmo de começar. Numa sequência particularmente angustiante, Diana nada através de um enxame de águas-vivas luminescentes, exausta demais para perceber o perigo que corre. Um momento depois, o silêncio das ondas é quebrado por um grito agudo.

Annette Bening sorrindo em cena como Nyad: ela realmente nadou

“O contato de uma água-viva com a pele leva à destruição imediata dos tecidos, semelhante a um ferimento imediato por uma queimadura”, explica a doutora Angel Yanagihara, da Universidade do Havaí, que acompanhou a verdadeira Diana Nyad em sua natação em 2013. Jeena Yi interpreta a médica no filme.

Bioquímica e mergulhadora, Yanagihara está profundamente consciente do perigo que essas criaturas representam. “Dentro do corpo, o veneno pode romper as células sanguíneas e levar a uma sobrecarga catastrófica de histamina, de modo que os pulmões se enchem de líquido e hipercalemia, o que para o coração”, argumenta a profissional.

Durante a natação real de 2013, explica a doutora, ela costumava ficar na água por horas seguidas “avaliando constantemente a coluna de água, tanto acima quanto abaixo da termoclina, usando uma tocha de mergulho vermelha para identificar a presença de águas-vivas caixa”. Yanagihara também utilizou sua tecnologia que salva vidas na forma de um creme que foi usado para prevenir e tratar os efeitos de picadas.

Existem banheiros convenientes no trajeto entre Cuba e a Flórida?

Ao longo de Nyad, vemos a equipe de treinamento de Diana pausando-a durante a natação para alimentá-la com macarrão por um funil e água por um canudo. Quanto a se aliviar, outra cena do filme explica essa parte de forma muito clara. Enquanto ela se senta com um grupo de crianças curiosas e ansiosas por aprender sobre sua carreira, uma criança pergunta a Diana: “Você faz cocô na água?” e ela responde afirmativamente.

Que música toca no final do Nyad?

A música que toca nos créditos finais de Nyad é uma melodia original chamada “Find a Way”, de Linda Perry e Jade Bird.

LEIA TAMBÉM:

Vinícius Andrade
Criador do Crônicas do Agora. Jornalista que trabalha com foco em SEO e na criação de conteúdos para diferentes plataformas. Interessado em boas conversas, textos e histórias. Já foi editor do Notícias da TV, além de ter atuado como social media, roteirista e produtor ao longo da carreira de mais de 11 anos. E-mail: viniandrade@cronicasdoagora.com.br