Netflix: Baseada em fatos reais, Irmãos de Guerra bomba no IMDB

Cena da série Irmãos de Guerra, baseada em fatos reais; tem o ator David Schwimmer no elenco
David Schwimmer, estrela do seriado Friends, interpreta o comandante Herbert M. Sobel na série

Irmãos de Guerra (título original: Band of Brothers) é uma série original HBO lançada em 2001 e ganhadora de seis Emmys. Após a Netflix firmar acordo com a Warner Bros., a produção entrou no serviço de streaming mais popular do Brasil. E a novidade agradou bastante aos assinantes, chegando a integrar o top 10 de séries mais vistas da semana na plataforma.

Exibida originalmente na televisão, Irmãos de Guerra tem um notão no IMDB: 9,4/10. No início dos anos 2000, o programa liderou a audiência na TV dos Estados Unidos e também ganhou o Globo de Ouro e o Emmy de melhor minissérie.

Sinopse

Irmãos de Guerra se passa durante a Segunda Guerra Mundial. Em meio ao cenário de violência e conflito, um batalhão da Easy Company, o 506º Regimento de Infantaria Paraquedista da 101ª Divisão Aerotransportada do exército norte-americano, enfrenta momentos difíceis, pois encara uma dura e traiçoeira jornada pela Europa.

Irmãos de Guerra é baseada em uma história real?

Sim. A Easy Company de fato existiu, assim como alguns dos personagens que fazem parte da história, composta por 10 episódios e uma temporada única. Criada de uma parceria entre Steven Spielberg e Tom Hanks, a minissérie tem como base o livro homônimo lançado em 1992, pelo autor Stephen E. Ambrose.

A sinopse original da obra é a seguinte:

“Em Irmãos de Guerra, Stephen E. Ambrose presta homenagem aos homens da Easy Company, uma excelente empresa de rifles do Exército dos EUA. Desde o seu rigoroso treinamento na Geórgia em 1942 até os perigosos pousos de paraquedas no Dia D e a captura triunfante do Ninho da Águia de Hitler em Berchtesgaden, Ambrose conta a história desta notável empresa. Enviados repetidamente nas missões mais difíceis, estes homens corajosos lutaram, passaram fome, congelaram e morreram ao serviço do seu país.”

Antes de Irmãos de Guerra, Spielberg e Hanks já tinham experiência com obras baseadas em fatos reais e históricos, pois trabalharam juntos em O Resgate do Soldado Ryan, lançado em 1998.

O fator histórico, combinado com as habilidosas mentes de duas grandes figuras do cinema e um time de atores de peso podem justificar a recepção positiva. No elenco, estão o astro da série Friends, David Schwimmer, além de nomes como Ron Livingston (The Flash) e Scott Grimes (Oppenheimer).

Além da Netflix, onde assistir online?

Irmãos de Guerra também está disponível para assistir na HBO Max.

Rami Malek em O Pacífico, série que está disponível na Netflix
Rami Malek em O Pacífico, também disponível na Netflix

Irmãos de Guerra e O Pacífico

Irmãos de Guerra foi lançada como minissérie, ou seja, não daria para a HBO fazer uma segunda temporada da história. No entanto, duas outras produções ambientadas na guerra integram uma trilogia produzida por Tom Hanks e Steven Spielberg.

Depois de Irmãos de Guerra, a dupla lançou O Pacífico (The Pacific) em 2010, que também está disponível para assistir na Neflix e na HBO Max. A trama, que tem nota 8,3 no IMDB, mostra a rotina de fuzileiros navais americanos durante as batalhas contra os japoneses na Segunda Guerra Mundial.

Masters of the Air

Para completar uma trilogia, os criadores de Irmãos de Guerra e O Pacífico vão lançar em breve Masters Of The Air. Confirmada desde 2019, a trama seguirá um grupo de aviadores militares durante a Segunda Guerra Mundial como parte do 100º Grupo de Bombardeios. Tem como base o livro de mesmo nome, de Donald L. Miller.

A exibidora, no entanto, não será a HBO nem a Netflix. A série vai passar no Apple TV+, mas ainda não tem uma data de estreia confirmada.

Mallú Ferreira
Redatora do Crônicas do Agora. Jornalista e mestre em Letras que trabalha com redação publicitária e revisão ortográfica. Buscando sempre se desenvolver na carreira, que tem foco e textos para o ambiente digital. Por fim, e mais importante, aspirante a escritora que vê significados e conexões nos fatos mais simples da vida. E-mail: jornalista.marialuiza@gmail.com