Dica de teatro: Mágico de Oz em SP – você não pode perder!

Mágico de Oz está em cartaz em São Paulo
Elenco da peça Mágico de Oz (Foto: Divulgação)

Em cartaz em São Paulo até setembro, peça é inspirada na obra literária infanto-juvenil de L. Frank Braum, com diversas histórias sobre o mundo mágico de Oz. 

“Seja bem-vinda, nobre feiticeira, à terra dos Munchkins. Estamos muito agradecidos a você por ter matado a Bruxa Malvada do Leste e por ter libertado este povo do seu jugo”. Quem não se lembra desse momento icônico da história do Mágico de Oz, onde Dorothy Gale chega na terra dos Munchkins após um ciclone levar sua casa do Kansas para lá? E depois disso, a aventura dela de volta para casa começa em uma grande história com muitos personagens e músicas conhecidíssimas até hoje.

O Crônicas do Agora traz uma boa dica para quem gosta da história: até o dia 10 de setembro, você pode assistir no teatro Procópio Ferreira, em São Paulo, a peça que conta a trama da busca de Dorothy pelo Mágico de Oz e o retorno ao Kansas.

Peça Mágico de Oz
Dorothy e seus amigos (Foto: Caio Galucci/Divulgação)

O Mágico de Oz no livro, no teatro e no cinema

O Mágico de Oz é o primeiro e mais famoso dos 14 livros escritos por L. Frank Braum que se passam na terra de Oz. Trinta e nove anos após o seu lançamento, foi adaptado ao cinema, com a atriz Judy Garland no papel de Dorothy Gale.

Na história, que se inicia no Kansas/Estados Unidos, a menina Dorothy vive em uma fazenda com seus tios, quando um tornado chega a região e ela se abriga dentro de casa. A menina e seu cachorro, Totó, são carregados pelo ciclone e chegam na terra de Oz, caindo em cima da Bruxa Má do Leste e a matando. Apesar de tudo isso, a menina quer apenas voltar para casa. 

Para isso, precisará da ajuda do Poderoso Mágico de Oz, que mora na Cidade das Esmeraldas. No caminho, ela terá que superar a Bruxa Má do Oeste, que culpa Dorothy pela morte de sua irmã e quer dar o troco. Durante essa jornada, a menina vai encontrar três companheiros: um Espantalho, um Homem de Lata e um Leão.

Agora, dá para para assistir à peça para saber como o diretor Sandro Chaim nos conta essa linda e divertida história.

Mágico de Oz
Dorothy (Duda Pimenta) e Glinda (Sienna Belle) – (Foto por Caio Galucci/Divulgação)

O que esperar da peça?

Adaptada aos dias de hoje, a peça O Mágico de Oz em São Paulo aborda alguns assuntos recentes como a diversidade e preconceito de uma forma lúdica e bem humorada.

No elenco, Duda Pimenta interpreta Dorothy Gale. Danielle Winits é Elphaba, a Bruxa Má do Oeste; Sienna Belle é Glinda, a bruxa boa do Norte, e Frederico Reuter, o grande Mágico de Oz.

Os parceiros de aventura de Dorothy: o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão são vividos por Ivan Parente, Vinicius Loyola e Maurício Xavier, respectivamente. Eles prometem levar o público a momentos de muita diversão e emoção.

Mais de 30 atores estão envolvidos no espetáculo, comandado por Sandro Chaim, com co-direção e coreografias de Fernanda Chamma, direção musical de Daniel Rocha e o roteiro assinado por Adalberto Neto.

A montagem de O Mágico de Oz em São Paulo conta com mais de 15 cenários que vão desde o Kansas até a cidade das Esmeraldas. A famosa cena do Ciclone, encenada com projeção em outras releituras, acontece ao vivo no palco com efeitos especiais, incluindo o tradicional voo da casa de Dorothy e de seus tios.

A cidade de Oz conta com cenários físicos e painel de LED, que são trocados a cada cena que a Dorothy e seus companheiros vivenciam, chegando a um total de 40 trocas.

O público acompanha a menina no castelo de Oz, no milharal, jardim das Papoulas e na floresta. O palco tem iluminação com fibra óptica, além de efeitos especiais como a pirotecnia, voos sobre a plateia e ilusionismo, contabilizando mais de 50 efeitos especiais durante todo o espetáculo. 

Peça Mágico de Oz
Danielle Winits como Bruxa Má – (Foto Caio Galucci/Divulgação)

Serviço O Mágico de Oz

Data: até o dia 10/09

Ingressos: Sympla (link)

Preço: Entre R$50,00 e R$200,00

Crianças: até 2 anos não pagam e ficam no colo

Entre 2 e 12 anos: pagam meia entrada

Onde: Teatro Procópio Ferreira – Rua Augusta, 2823, São Paulo

Classificação: Livre

Horários:

  • Quinta-feira – 20h
  • Sexta-feira – 20h
  • Sábado -15h30; 19h30
  • Domingos – 15h30

LEIA TAMBÉM:

Gabriel Gameiro
Jornalista, analista de dados, redator e ritmista no Carnaval de São Paulo. Trabalha criando conteúdo SEO desde 2015, apaixonado por escrever sobre entretenimento e viagens. Para saber mais é só me dar um oi no Instagram @gabrielgameirog.