Madame Teia no Rotten Tomatoes, Metacritic e IMDB

Dakota Johnson protagoniza Madame Teia, filme em cartaz nos cinemas
Dakota Johnson protagoniza Madame Teia, em cartaz nos cinemas (Foto: Sony Pictures)

Assistir a um filme no cinema não tem sido um passeio dos mais baratos, principalmente se você for no fim de semana e quiser comprar um combo com pipoquinha e refrigerante para acompanhar. Por isso, muita gente pesquisa bastante antes de decidir se vale a pena comprar um ingresso para ver um longa em tela grande. Se você for esse tipo de pessoa pesquisadora, dificilmente vai sair de casa para assistir a Madame Teia.

Protagonizado por Dakota Johnson, o filme da Sony Pictures teve péssimas primeiras impressões. Além disso, logo depois da estreia, passou a ser detonado tanto pela crítica quanto pelo público.

O Crônicas do Agora mostra agora o desempenho de Madame Teia no Rotten Tomatoes, Metacritic e IMDB. Veja abaixo:

Rotten Tomatoes

  • Tomatômetro: 15% de aprovação dos críticos (nota 3,5/10) – Mais de 130 avaliações
  • Audience Score: 59% de aprovação do público (3,3/5 de Audience Score) – Mais de 100 avaliações

Como funciona o Rotten?

Tomatômetro: funciona como um sistema de avaliação que consolida as análises de centenas de críticas de diferentes veículos de imprensa e plataformas. O índice representa o percentual de críticas profissionais que são positivas em relação a um filme nos Estados Unidos. Para mostrar o cálculo da nota, o Rotten Tomatoes precisa agregar, no mínimo, cinco críticas a respeito da produção.

Audience Score: Simbolizado pelo balde de pipoca, o Audience Score é o percentual de usuários do site que classificaram o filme positivamente. Se o balde está cheio, significa que a aprovação bateu 60%; se está virado, indica que a maioria dos votantes deu menos de 3.5 estrelas (de 5 possíveis) no site, ou seja, Madame Teia está no limite.

Metacritic

Entenda o Metascore: nota única classificada em uma escala de 0 a 100, de acordo com pontuação da crítica especializada. Críticos de veículos como BBC, The Independent, IGN, Rolling Stone, Variety, The Washington Post, The New York Times, CNN, The Hollywood Reporter, Time, The Wall Street Journal e New York Post estão entre os avaliadores.

Além do metascore, usuários cadastrados no site também podem avaliar produções. A escala vai de 0 a 10, sendo exibida como uma média simples das notas de todos os usuários que avaliaram o título.

IMDB

  • Nota de Madame Teia no IMDB: 3,9/10 – Mais de 3 mil avaliações

Ao contrário do Rotten Tomatoes e do Metacritic, o IMDB prioriza a percepção do público em geral, não da crítica especializada. Usuários de todo o mundo podem dar de 1 a 10 estrelas para produções como filmes e séries. O sistema, então, calcula a média e o ranking para exibir. A plataforma, que faz parte da Amazon Company, afirma ter pesos diferentes para cada produção.

Isabela Merced, Dakota Johnson, Sydney Sweeney e Celeste O'Connor estão no elenco de Madame Teia
Isabela Merced, Dakota Johnson, Sydney Sweeney e Celeste O’Connor em Madame Teia

O que diz a crítica sobre Madame Teia?

Confira abaixo a opinião de críticos de cinco grandes veículos de imprensa sobre o filme Madame Teia:

“É um empreendimento abafado e afetado por um roteiro mecânico (escrito por Matt Sazama & Burk Sharpless e Claire Parker & Clarkson). Sua falta de imaginação seria surpreendente se não fosse tão esperada.”

Lovia Gyarkye, The Hollywood Reporter

“O filme é tão idiota e desajeitado quanto o pior do gênero, com péssimos efeitos de TV em rede, ação pouco envolvente e diálogos sem graça e deselegantes, seus personagens se afogando em uma exposição mal escrita (mesmo que a famosa linha viral do trailer, infelizmente, não seja no próprio filme).”

Benjamin Lee, The Guardian

“O filme é bom nos primeiros 30 minutos e você quase se pergunta se não será tão ruim quanto todos imaginam. Mas então, de alguma forma, fica cada vez pior, até que você se sente envergonhado pelo elenco, que provavelmente não poderia lhe dizer do que se trata Madame Teia, se questionado.”

Emily Zemler, Observer

“Madame Teia parece um cruzamento entre um comercial estendido de refrigerante e um teaser trailer de ainda mais spin-offs.”

Peter Debruge, Variety

“Madame Teia tem os ingredientes de um interessante thriller psicológico de super-heróis, mas com um roteiro superlotado de personagens estranhos, arquétipos básicos e diálogos genéricos, falha no talento e no futuro de suas Mulheres-Aranha na tela.”

Francesca Rivera, IGN

Vinícius Andrade
Criador do Crônicas do Agora. Jornalista que trabalha com foco em SEO e na criação de conteúdos para diferentes plataformas. Interessado em boas conversas, textos e histórias. Já foi editor do Notícias da TV, além de ter atuado como social media, roteirista e produtor ao longo da carreira de mais de 11 anos. E-mail: viniandrade@cronicasdoagora.com.br