Imposto de Renda 2021: Saiba como declarar no site da Receita Federal

Saiba como declarar o Imposto de Renda, o Leão 2021
O Leão é o símbolo do Imposto de Renda

A declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2021 começa às 8h desta segunda-feira (1º) e termina às 23h59 (horário de Brasília) de 30 de abril. A expectativa da Receita Federal é que 32 milhões de declarações sejam enviadas até o final deste prazo. A partir de maio, o contribuinte estará sujeito à multa pelo atraso. Veja abaixo dicas sobre o IR 2021:

Como declarar o Imposto de Renda 2021

O Programa Gerador da DIRPF2021 (Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física) está disponível para download no site da Receita, assim como o aplicativo “Meu Imposto de Renda”, que é o oficial do Governo Federal. Para fazer a declaração, acesse www.gov.br/receitafederal e clique em “Meu Imposto de Renda”. Ou acesse neste link.

Existem duas opções de declaração: uma completa, indicada para pessoas que despesas como educação e saúde para deduzir, e a simplificada, recomendada para quem tem poucos gastos para serem apresentados ao Fisco. Confira aqui um Guia Completo do Imposto de Renda 2021.

Quem precisa declarar?

A obrigação o IR é para pessoas que tiveram rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2020. Quem recebeu rendimentos não tributáveis ou tributados na fonte (como saque do FGTS ou poupança) acima dos R$ 40 mil também precisa enviar. Pessoas que negociaram ações na bolsa de valores, eram proprietárias de bens acima de R$ 300 mil ou tiveram receita de mais de R$ 142.798,50 em atividade rural no ano passado também precisam fazer o envio da declaração.

Quem recebeu auxílio emergencial precisa declarar IR?

De acordo com a Receita Federal, “os contribuintes que receberam o auxílio emergencial por conta da pandemia da Covid-19 são obrigados a declarar o Imposto de Renda, caso tenham recebido, junto com o auxílio, outros rendimentos tributáveis em valor anual superior a R$ 22.847,76 (equivalente a R$ 1,9 mil por mês)”.

Ainda segundo o órgão, “o contribuinte que tiver rendimento maior que esse valor deve devolver o auxílio emergencial. Estima-se que cerca de 3 milhões de declarações em nível nacional tenham algum tipo de devolução a ser feita. Informações sobre como realizar a declaração e a devolução podem ser encontradas no site do Ministério da Cidadania.

Quando é paga a restituição do IR?

A Receita Federal manterá o cronograma de pagamento das restituições em cinco lotes, com o início da devolução já para maio, ao término do prazo de entrega. As restituições serão priorizadas pela data de entrega da DIRPF –ou seja, quem entregar antes também recebe antes.

Algumas categorias de contribuintes têm prioridade legal no recebimento da restituição: aqueles com 60 anos ou mais, sendo assegurada prioridade especial aos maiores de 80 anos; os portadores de deficiência física ou moléstia grave, além de contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Veja abaixo o calendário:

1º lote: 31 de maio de 2021
2º lote: 30 de junho de 2021
3º lote: 30 de julho de 2021
4º lote: 31 de agosto de 2021
5º lote: 30 de setembro de 2021

Redação
Crônicas do Agora é um site de variedades e entretenimento. Envie um e-mail pra redacao@cronicasdoagora.com.br e fale com a gente!