Guia de Londres: Preços, pontos turísticos, o que comer e onde se hospedar
Uma das cinco maiores capitais da Europa, Londres é conhecida, principalmente, por ser o lar da família real britânica. Só esse fato já atrai milhares de turistas durante todo o ano, mas há muito mais para explorar na cidade inglesa. Estive em Londres em agosto de 2023 e, a seguir, compartilho as principais dicas.
A capital do Reino Unido é uma das mais caras de toda a Europa, principalmente porque a moeda é a libra (1 libra = R$ 6,27, na cotação atual). A melhor opção para economizar com a taxa de câmbio é ter um cartão de crédito ou débito internacional e levar a quantidade mínima em espécie —são poucos os lugares que ainda aceitam notas e moedas. No entanto, para emergências, é sempre bom ter um pouco.
Londres é bastante extensa. Para conhecer alguns pontos turísticos, andei 16,5 quilômetros só no primeiro dia, mesmo usando ônibus e metrô. Apesar do tamanho, é possível caminhar pelas ruas com tranquilidade, mas sempre atento aos famosos “pickpockets”, principalmente em lugares com aglomerações de turistas.
O que comer em Londres?
Diferentemente de outras capitais europeias, a gastronomia passa longe de ser o forte de Londres. Fast food e hambúrgueres são a comida mais comuns na cidade, mas há pratos típicos como o “fish and chips”, que é peixe empanado com batatas fritas, por exemplo. É possível encontrar a combinação em diversos lugares, com preços a partir de 2 libras.
Transporte
Todos os pontos turísticos de Londres podem ser acessados através do transporte público da cidade, que consiste em ônibus, trem e metrô. O preço das passagens começa em 1,75 libras, mas varia de acordo com a distância percorrida.
Não é necessário comprar bilhetes, basta usar um cartão de crédito ou débito por aproximação tanto na entrada quanto na saída das estações. A cobrança é feita no final do dia com a soma dos transportes utilizados. Caso a pessoa esqueça de passar o cartão em alguma saída, será cobrada uma multa de 60 libras.
Todos os aeroportos de Londres ficam muito longe da cidade, mas contam com linhas de ônibus específicas, de acordo com o destino pretendido. O preço desse transporte varia entre 12 e 15 libras.
Caso já esteja fazendo uma viagem pela Europa, vale a pena conferir se o destino anterior a Londres conta com a linha de trem Eurostar, que é muito mais prática, rápida e barata que avião. A estação de chegada é a Kings Corss St. Pancras —sim, a de Harry Potter—, que já dá acesso ao metrô e ao trem, o que facilita muito a viagem. A dica também vale para a saída da cidade.
Booking.comPontos turísticos de Londres
- Palácio de Buckingham
O palácio de Buckingham é o maior dos palácios de Londres e é onde Rei Charles 3º mora com Camila, a rainha consorte. Os portões estão sempre fechados, ou seja, não é possível entrar na residência. Mas é possível avistar os guardas com o traje típico, igualzinho aos filmes.
Também é possível acompanhar a troca da guarda real, às segundas, quartas, sextas e domingos, a partir das 10h45 (horário local). No entanto, é preciso chegar com antecedência, pois a frente do palácio costuma ficar cheia de turistas nesse momento.
- Abadia de Westminster
A Abadia de Westminster é a maior igreja em Londres e abrigou casamentos reais como o do príncipe William e Kate Middleton, por exemplo. Também foi o local onde a rainha Elizabeth 2º (1926-2022) foi velada, em 19 de setembro do ano passado.
Diferentemente do palácio de Buckingham, é possível entrar na abadia para conhecer suas instalações. O preço dos ingressos varia entre 12 e 27 libras. As entradas devem ser compradas através do site oficial de Westminster, com data e hora marcadas.
- Tower Bridge
A Tower Bridge é um dos principais pontos turísticos e até cartões postais de Londres. A ponte, que atravessa o rio Tâmisa, recebeu esse nome porque, no meio dela, existem duas torres —é possível acessá-las por dentro. Os ingressos custam 12 libras.
O ponto turístico, inclusive, é tão popular que já apareceu em filmes como O Diário de Bridget Jones (2001), 007: O Mundo Não É O Bastante (1999), O Retorno da Múmia (2001) e Sherlock Holmes (2009).
Outras pontes famosas são a London Bridge, que é uma ponte comum e bem parecida com os viadutos em São Paulo, e a Millenium Bridge —aquela que os Comensais da Morte destroem no começo de Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1 (2010).
- London Eye
A roda gigante de Londres é um dos principais pontos turísticos da cidade. É possível tirar fotos com a London Eye de fundo de vários lugares, assim como também é permitido andar nela. Os ingressos custam 33 libras. Mas se forem adquiridos com antecedência no site oficial, o preço cai para 25,50 libras.
- Big Ben
O Big Ben também é um dos cartões postais mais populares de Londres, com pontos de fotos variados e sempre muito cheios de turistas. O acesso ao palácio é permitido, e as entradas custam entre 10 e 25 libras, variando o preço entre adultos e crianças.
- Parques
Em uma cidade tão cara, os passeios gratuitos são sempre valorizados. Londres tem uma infinidade de áreas verdes, jardins e parques para passear, praticar exercícios e até mesmo fazer piqueniques, todos com acesso liberado.
O mais famoso é o Hyde Park, que fica ao lado dos jardins de Kensington. Já o parque que fica em frente ao palácio de Buckingham é St. James Park, que fica bem mais lotado.
- Palácio de Kensington
Londres é cheia de palácios, mas nem todos permitem visitas. O palácio de Kensington é uma das poucas exceções e pode ser visitado diariamente entre às 8h e 17h do horário local. Não é necessário reservar ingressos antes de ir, é só chegar e entrar.
- Museus
A maioria dos museus culturais de Londres tem acesso gratuito, como é o caso do British Museum —aquele que só tem artefatos históricos de outros países— e o Museu de História Natural. Para ambos os lugares, é necessário acessar o site oficial para reservar os ingressos para o dia da visita.
Outro museu bem famoso da cidade é o Madame Tussauds, de cera. O acervo conta com estátuas de personalidades importantes do Reino Unido, como a família real, os Beatles e atores como Daniel Craig, da franquia de filmes 007. Mas também há famosos do mundo todo, como Beyoncé e Ariana Grande. Os ingressos custam 37 libras na porta, mas, se comprados com antecedência no site oficial, o valor cai para 33 libras.
- Abbey Road
A Abbey Road é apenas uma rua, mas ficou famosa por aparecer na capa do álbum que os Beatles lançaram em 1969, com o mesmo nome da rua. Na imagem, o quarteto aparece atravessando a faixa de pedestres. O acesso é totalmente gratuito.
- Estúdios Harry Potter
Uma das atrações mais caras e visitadas de Londres são os estúdios Harry Potter, que ficam em Watford. Lá, é possível conferir cenários e figurinos originais que foram usados nos oito filmes da franquia. Os ingressos custam a partir de 50 libras no site oficial, e você pode conferir todas as dicas da visita aqui:
Onde se hospedar em Londres
Como Londres é uma cidade muito grande, os pontos turísticos ficam distantes uns dos outros. A melhor opção de hospedagem é perto de alguma estação de metrô ou trem. Euston e Camdem são bons bairros para a estadia, devido à localização e acessibilidade.
No Booking, onde fiz minha reserva, é possível encontrar hotéis e hostels a partir de 19 libras por noite. Pesquise opções abaixo:
Booking.com Booking.com