Guia de Lisboa: Preços, pontos turísticos, o que comer e onde se hospedar

Imagem de Lisboa para ilustrar guia turístico da cidade
A bela Lisboa (Imagem de Steffen Zimmermann por Pixabay)

Lisboa é um dos destinos preferidos dos brasileiros na Europa, principalmente pela facilidade com o idioma. Uma visita na cidade mostra que os motivos para conhecer a capital de Portugal vão muito além da língua, dos vinhos e da gastronomia.

O custo da cidade é muito menor se comparado a outros destinos, como Paris e Amsterdam, desde alimentação até transporte e hospedagens. Além disso, Lisboa é cheia de paisagens e construções lindas, com um clima bem parecido com o do Brasil no verão e um frio bem menos rígido no inverno.

***Lembrando que 1 euro equivale a aproximadamente R$ 5,20***

Pontos turísticos de Lisboa

Praça do Comércio e Arcos da Augusta

Um dos principais pontos turísticos de Lisboa é a Praça do Comércio, que fica próxima ao Cais do Sodré, bem em frente ao rio Tejo. Lá ficam também os Arcos da Rua Augusta, que cercam quase toda a praça. Como diz o nome, é possível encontrar lojas de todos os tipos, além de bons lugares para comer.

Belém

Belém é um dos bairros mais charmosos de Lisboa. Por lá é possível conhecer a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jeronimos, o Centro Cultural de Belém e o Maat Lisboa, que tem uma vista linda para a ponte 25 de Abril. Todas as atrações funcionam por ordem de chegada, então é bom ir preparado para enfrentar bastante fila.

Belém ainda é o bairro do Pastel de Belém original, e ele pode ser encontrado na Pastelaria de Belém, que também tem fila para entrar, mas costuma andar bastante rápido. O nome “pastel de nata”, como o doce é vendido em qualquer outro lugar, é proibido por lá. Cada pastel custa 1,30 euros (R$ 6,33).

Museus

O Maat Lisboa, que fica em Belém, é o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, e tem entradas a partir de 8 euros. Ao lado dele fica o Museu da Eletricidade, que tem ingressos com o mesmo preço. Fora de Belém ainda há uma infinidade de museus para visitar: Museu Nacional do Azulejo, Museu Nacional dos Coches, Museu de Arte Antiga, Museu do Fado, entre outros.

O museu mais interessante, no entanto, é o Museu do Tesouro Real, que abriga O NOSSO OURO! E está escrito com todas as letras: “ouro do Brasil”. O ingresso custa 10 euros e pode ser adquirido através do site oficial, sem data e hora marcados.

O ouro brasileiro exibido em museu (Fotos: Paola Zanon)

Igrejas

De tradição bastante católica, Lisboa tem uma igreja em praticamente cada esquina. A mais famosa é a Igreja da Sé (nome familiar para os paulistanos, né?), de arquitetura gótica e que lembra bastante a Notre Dame em Paris. Perto da Sé, a menos de três minutos de caminhada, tem a Igreja de Santo Antônio, bastante visitada pelos turistas que sonham em se casar. A entrada nas igrejas é gratuita.

Mirantes

Por ser uma cidade cheia de ladeiras, Lisboa tem também ótimas vistas para o rio Tejo, especialmente perto da hora do pôr do sol. Os mirantes mais famosos são o Santa Luzia e o Portas do Sol, que ficam um ao lado do outro. Os dois locais têm acesso gratuito e costumam ficar bastante cheios.

Ascensor da Bica

O Ascensor da Bica é um ponto turístico obrigatório em Lisboa, mas nada mais é do que aquele famoso bondinho amarelo que sobe a rua da Bica, que é bastante íngreme. A passagem de ida e volta custa 3,20 euros, mas também é possível descer a pé —para quem tem fôlego.

A vista de cima da rua da Bica é uma das mais famosas de Lisboa, principalmente com o bondinho amarelo parado ali na frente, disponível para quem quiser tirar fotos, com o rio Tejo ao fundo. Lá em cima também tem alguns bares, que vendem até caipirinha com cachaça mesmo, a partir de 4 euros.

Cais do Sodré e Rua Rosa

A vida noturna de Lisboa acontece, principalmente, na Rua Rosa, que fica no Cais do Sodré. Por ser uma região portuária, os bordéis de antigamente foram adaptados e viraram bares e baladas, como a Pensão Amor, que até manteve o nome original. Todos têm entrada gratuita e bebida na faixa dos 5 euros.

A gastronomia de Lisboa

A gastronomia de Lisboa é uma das melhores da Europa —senão a melhor. Os pratos com bacalhau são os mais famosos, mas a culinária tradicional vai muito além dos peixes e frutos do mar, que são bem baratos.

O pica-pau, por exemplo, é um prato feito com carne suína temperada ao vinho branco e acompanhada de legumes. O que eu provei vinha acompanhado também de melancia grelhada, que combinava bastante com a carne de porco.

O prego é feito com carne bovina bem fina, e pode ser servido tanto no pão (como se fosse um hambúrguer) quanto no prato (acompanhado de arroz, salada e batata). Lembra bastante os pratos típicos brasileiros.

Mas o meu preferido foi a francesinha, que é um sanduíche típico do Porto, recheado com fatias finas de presunto, linguiça, salsicha, bife e queijo, coberto por um ovo pochê.

O preço da maioria dos pratos varia entre 10 e 16 euros —não paguei mais do que isso em nenhuma refeição. Para acompanhar, quase sempre optei pela sangria, por causa do calor, ou pela sidra.

Comida de Lisboa deixa saudade no turista

Transporte em Lisboa

O transporte público de Lisboa é bastante completo e conta com ônibus, trem, metrô e os bondinhos, que passam por toda a cidade, principalmente por ser cheia de ladeiras. É possível ir a qualquer lugar, até mesmo Cascais, usando o transporte público.

O preço das passagens começa em 1,80 euro, mas varia de acordo com a distância percorrida. O passe diário custa 10,50 euros, mas não compensa, porque dá para fazer muita coisa a pé.

Onde se hospedar em Lisboa

Para quem quer aproveitar a cidade agitada, o melhor bairro para se hospedar é o Cais do Sodré, ou então bairros mais centrais, pois é possível ir a pé a restaurantes e bares durante a noite, sem se preocupar com o horário do transporte público.

O centro também tem fácil acesso a estações e pontos de ônibus. Mas para quem quer uma hospedagem mais tranquila, os bairros afastados são a melhor opção.

Fiquei hospedada em um hostel no Cais do Sodré e fiz minha reserva através do Booking, onde é possível encontrar hospedagem a partir de 20 euros por noite.

 

LEIA TAMBÉM:

*****

O Crônicas do Agora lançou uma newsletter, a VIAGENS TODO DIA, com dicas de lugares incríveis para conhecer. Conteúdo gratuito que chega ao seu e-mail uma vez por dia. Inscreva-se abaixo:

Paola Zanon é jornalista, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7, UOL Esporte e Quinto Quarto, interessada em esportes, filmes e séries, mas no geral, boas histórias para contar.
Sair da versão mobile